Instituto Português de Fotografia promove exposição de fotografias de moda

Até ao próximo dia 30 de maio, o Instituto Português de Fotografia promove uma interessante exposição de fotografias de moda. Os trabalhos de 33 formandos estão expostos na Galeria da instituição, localizada na Rua da Ilha Terceira 31A, em Lisboa. A entrada é livre.

Para além da teoria, o curso profissional do Instituto Português de Fotografia cada vez mais promove a vertente prática. Afinal, só fotografando se aprende a arte da fotografia! Nesse sentido, à próxima geração de fotógrafos de moda foram proporcionadas as condições para atuarem de forma semelhante à realidade do mercado de trabalho. Para além do estúdio, tiveram acesso a agências, modelos profissionais e maquilhadora.

Apesar de sempre presentes, os formadores ficaram na sombra, para corrigir erros ou esclarecer dúvidas, de forma a não interferirem na criatividade dos alunos que conceberam estas sessões fotográficas de raiz. Aliás, sublinhe-se que foram os formandos que desenvolveram o conceito de cada sessão, sendo responsáveis pela escolha dos cenários, guarda-roupa, adereços, iluminação e direção de modelos. Um verdadeiro trabalho de equipa, com o resultado final traduzido em oito temas.

Um misto de experimentação, conhecimentos e imaginação dos alunos buy-trusted-tablets.com André Peixinho, Ana Silva, António Abreu, António Góis, António Santos, Beatriz Rato, Bruno Rato, Carlota Fonseca, Cláudia Sousa, Daniela Alves, Diogo Pimenta, Duarte Martins, Filipa Rodrigues, Francisco Soares, Inês Lima, Inês Rodrigues, Jorge Almeida, Lília Lobão, Madalena Pereira, Mafalda Azevedo, Mafalda Gomes, Maria Neto, Miguel Florindo, Patrícia Carrascalão, Paulo Velosa, Pedro Madeira, Pedro Santos, Rita Pires, Rita Ricardo, Roberto Moura, Salomé Reis, Sara Sousa e Tiago Torrão.

Uma exposição que também reflete a inspiração em trabalhos de Newton, Avedon, Lindbergh, Penn, Roversi e Bourdin, nomes que continuam a inspirar diferentes gerações de fotógrafos de todo o mundo e, claro, os alunos da mais antiga e prestigiada instituição dedicada à área em Portugal.

Os trabalhos vão estar expostos até ao próximo dia 30 de maio na Galeria do Instituto Português de Fotografia, localizada na Rua da Ilha Terceira 31A, em Lisboa, no seguinte horário: 9h30-13h30; 14h30-18h30 e 19h30-23h00 de segunda-feira a sexta-feira. Sábados, entre as 9h30 e 13h30. A entrada é livre.

Com quase meio século de atividade, o Instituto Português de Fotografia é reconhecido pela excelência do ensino na área da fotografia, mas também pelos programas que desenvolve em termos culturais, nomeadamente os que têm como objetivo a promoção dos seus formandos, de que esta exposição sobre fotografia de moda é o mais recente exemplo.

 

Sobre o Instituto Português de Fotografia

Com 49 anos de experiência na formação em fotografia, o Instituto Português de Fotografia (IPF) é a mais antiga e prestigiada instituição dedicada à área em Portugal. Quase meio século de ensino de excelência, mas também de promoção dos seus formandos. O IPF é a solução para quem aspira ser profissional da fotografia, ou o recurso para os muitos amantes da fotografia que desejam evoluir ou simplesmente potenciar o equipamento de que dispõe, seja uma câmera fotográfica ou um smartphone. Uma ampla oferta formativa, inclusivamente para os mais novos – há formações orientadas para crianças a partir dos seis anos de idade!

Com sede em Lisboa e instalações na cidade do Porto, o IPF é reconhecido pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) como Organismo de Normalização Sectorial para a Fotografia em Portugal, tendo também assento como membro permanente na ISO, representando Portugal, no seu comité de fotografia. Na sua história também já organizou inúmeras ações de formação por todo o país – ilhas incluídas.