Skip to main content

. Expedição portuguesa à China arranca na próxima sexta-feira do Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa.

. Grupo de motards propõe-se a atravessar 19 países e documentar a viagem através do trabalho do fotojornalista Pepe Brix.

. NovoDia Cafés embarca na expedição com um objectivo simbólico: partilhar um NovoDia em cada um dos países/mercados percorridos

 

Lisboa, 29 de Abril de 2015

Oito semanas, 19 países, 27.000 quilómetros. A expedição Lisboa-Pequim-Lisboa arranca na próxima sexta-feira, dia 1 de Maio, do Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, propondo-se a cumprir a ligação entre a Costa Atlântica e o Mar da China, numa aventura movida a muita coragem e… a café NovoDia. A chegada a Pequim está prevista para o dia 4 de Junho e a viagem será documentada por Pepe Brix, fotojornalista que acompanha três experientes motards portugueses: Pedro Roque, Nuno Pires e Hélder Serôdio.

“Esta expedição está em rota com alguns dos países onde a nossa marca está presente, nomeadamente na Europa de Leste e na China; queremos assinalar essa presença partilhando o espírito de aventura com estes corajosos ‘motards’ portugueses. Esta será uma viagem simbólica para nós e, estamos seguros, muito saborosa para os nossos amigos Pepe Brix, Pedro Roque, Nuno Pires e Hélder Serôdio. Esperamos que o nosso café possa ajudá-los a encarar os 27.000 quilómetros que têm pela frente”, afirma Bernardo Alves, director-geral da NovoDia Cafés.

Desde o arranque junto ao Tejo e até à Turquia, iniciando depois a Rota da Seda e cruzando países como o Irão e Turquemenistão, até à entrada na imensidão chinesa, os quatro aventureiros Portugueses têm chegada prevista a Pequim no dia 4 de Junho. O regresso será conduzido por rota distinta, atravessando a Mongólia e o Cazaquistão, a Rússia e depois a Polónia, cruzando por fim o centro da Europa de regresso à Costa Atlântica, até ao ponto de partida, o Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa.

Pedro Roque (44 anos, controlador de tráfego aéreo), Nuno Pires (44 anos, comandante da TAP) e Hélder Serôdio (38 anos, técnico de manutenção de helicópteros) são motards com experiência em expedições. Pepe Brix, fotojornalista e empreendedor de 30 anos, tem trabalho assinado e publicado decorrente de viagens pelos Estados Unidos, Índia, Nepal, América do Sul, Europa Central e de Leste. Recentemente embarcou num dos últimos bacalhoeiros nacionais, documentando para a National Geographic a actividade heróica dos últimos portugueses na pesca do bacalhau.

A partida da expedição Lisboa-Pequim-Lisboa está marcada para as 10h30 da próxima sexta-feira, no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, num evento que será aberto à Imprensa. A aventura pode ser acompanhada em http://lisboapequimlisboa.com/ e em facebook.com/lisboapequimlisboa.

 

Sobre a empresa Novo Dia Cafés

A empresa Novo Dia Cafés foi fundada em 1950 e integra o Grupo Riberalves desde 1998. Em 2007 o Grupo Riberalves concretizou a aquisição da totalidade do capital e encetou uma reestruturação da marca, apontando a novos objectivos e mercados. O café constitui 85% dos produtos comercializados.