Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo inaugura Ciclo “12 em Rede 2020” com festa inspirada nas suas raízes judaicas

A festa está de regresso às Aldeias Históricas de Portugal! É já no próximo dia 6 de setembro, na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, que acontece o primeiro evento do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa 2020”, este ano adaptado ao contexto atual, com participação limitada e transmissão via streaming. O tema do evento, “Exodus”, recorda a presença de uma comunidade judaica na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo.

A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo conserva, até aos nossos tempos, várias marcas da permanência de uma comunidade judaica. É o caso, por exemplo, da Casa do Rabino (uma habitação com uma estrela de cinco pontas no peitoril, que seria a residência do representante da comunidade judaica), da Cisterna Medieval (que terá sido uma antiga sinagoga), ou da antiga judiaria. De facto, Castelo Rodrigo terá sido um dos refúgios do povo judeu, na Península Ibérica.

O imaginário popular do povo da aldeia também está repleto de mitos sobre esta comunidade: como a famosa Lenda da Marofa, sobre Zacuto e a sua filha Ofa, judeus que terão escolhido aquela Aldeia Histórica como nova morada, ou a história de Epharim Bueno, de nome cristão Martim Álvares, que, por ser judeu, deixou a sua terra Natal, Castelo Rodrigo, para estudar e tornar-se médico.


Por isso, este ano, o tema da festa que inaugura o Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”, na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, no próximo dia 6 de setembro, é o “Exodus”. Recordando o livro sagrado que conta a saída dos judeus para fora da sua Israel Natal (“Êxodo”), simboliza as partidas e chegadas de que Castelo Rodrigo tem sido palco.

Devido à pandemia, a participação nos eventos do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via streaming.

A inscrição, que é gratuita, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever para o programa da festa na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo é necessário contactar o Posto de Turismo de Castelo Rodrigo, através do contacto 271311277 ou turismocr@cm-fcr.pt .


Para melhor conhecer a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, em pleno clima de festa e animação, a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, promotora do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”, em parceria com o associado The Travel Corner, propõem um programa turístico que é um autêntico “fim-de-semana de Êxodo” e que inclui alojamento para duas pessoas, em quarto duplo, pequeno-almoço e pensão completa (exceto jantar de domingo), entrada no evento, seguro, mas também passeio de barco em Barca Dalva, prova de vinhos e outras experiências que prometem ficar na memória. O pacote pode ser consultado neste link: https://aldeiashistoricasdeportugal.com/pacote/produto-turistico-12-em-rede-aldeias-em-festa/ e tem data de limite de reserva até 20 de agosto.

Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, Junta de Freguesia de Castelo Rodrigo, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Participe nesta festa e viva grandes emoções na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo!

Programa do evento e limite de participantes

– 10h30 – Visita Guiada #1 – Zacuto e Ofa (20 pessoas)

-13h00 – AÇÃO GASTRONÓMICA #1 – Chef Álvaro Costa- 90 pessoas (50 residentes + 40 visitantes)

– 15h30 – Visita Guiada #2 – Ephraim Bueno vs Martim Álvares (20 pessoas)

– 17h00 – EXODUS – Novas sonoridades – Al’Fado (live streaming) -90 pessoas (50 residentes + 40 visitantes)

– 18h45 – Saberes e sabores  – O vinho  – Apresentação do vinho kosher (30 pessoas)

– 19h45 – Pôr-do-sol no castelo – Música e poesia ao por do sol (90 pessoas, divididas por 3 espaços com 30 pessoas)

A festa só acaba em novembro!

O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa 2020” só termina em novembro! Depois de Castelo Rodrigo, a festa segue para Linhares da Beira, a 12 de setembro; Belmonte, a 19 de setembro; Trancoso, a 25 de setembro; Marialva, a 26 de setembro; Castelo Mendo, a 2 de outubro; Almeida, a 3 de outubro; Piódão, a 4 de outubro; Sortelha, a 17 de outubro; Castelo Novo, a 24 de outubro, Idanha-a-Velha, a 31 de outubro; e Monsanto, a 7 de novembro.

Sobre a Rede das Aldeias Históricas de Portugal

Perdidas entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, há 12 singelas aldeias onde apetece perdermo-nos, para nunca mais nos encontrarmos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, são paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje. Viajar até às Aldeias Históricas de Portugal é, assim, descobrir a História de um país de temerários conquistadores, através das pedras das suas calçadas e das suas frondosas muralhas e castelos, orgulhosa e imponentemente erguidos. É, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os inigualáveis aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia. No território das Aldeias Históricas de Portugal há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22 (GR), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, com cerca de 600 km.

As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial –, e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION.

A Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal (GR22) é a maior rota europeia para caminhadas com selo Leading Quality Trails – Best of Europe, entregue pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada).