Aldeia Histórica de Monsanto encerra Ciclo “12 em Rede” com “Histórias da Aldeia: Entre a Noite e a Madrugada”

– A edição deste ano do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” está a chegar ao fim. O último evento decorre no próximo dia 7 de novembro, na Aldeia Histórica de Monsanto. A “Aldeia Mais Portuguesa de Portugal” fecha o ciclo com um dia repleto de atividades e surpresas, inspiradas nas “Histórias da Aldeia: Entre a Noite e a Madrugada”. Devido à pandemia, a participação presencial será limitada, mas a transmissão por livestreaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal, permitirá a todos viver e sentir a festa em Monsanto.

Data: 04/11/20

Um dos mais ilustres habitantes da Aldeia Histórica de Monsanto foi Fernando Namora, médico e escritor português. Fernando Namora exerceu atividade como médico municipal de Monsanto, entre outubro de 1944 e outubro de 1946. E foi inspirado pelo encanto daquela Aldeia Histórica, das suas gentes e histórias, que escreveu o romance “A Noite e a Madrugada”, em 1950.

Essa obra, juntamente com outros mitos e lendas que povoam o imaginário popular de Monsanto, vão servir de mote para a festa do Ciclo “12 em Rede” 2020, que chega à Aldeia Histórica de Monsanto, no próximo dia 7 de novembro. O evento, que é o último do ciclo deste ano, contará com várias atividades e surpresas para os habitantes e visitantes de Monsanto: estão previstas visitas guiadas, rota pelos restaurantes e tascas, workshop de adufe, showcooking gastronómico, entre outros.

Devido à pandemia, a participação presencial será limitada, mas a transmissão por livestreaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal, permitirá a todos viver e sentir a festa em Monsanto.

A inscrição, que é gratuita mas necessária, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Pode inscrever-se para o programa da festa na Aldeia Histórica de Monsanto junto do e-mail turismo@cm-idanhanova.pt  ou do Posto de Turismo de Monsanto (presencialmente ou por telefone: 277 314 642).

Para aproveitar, em pleno, esta oportunidade de conhecer a Aldeia Histórica de Monsanto, a Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, promotora do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”, em parceria com o associado Try Portugal, propõem um programa turístico que inclui alojamento em quarto duplo com pequeno-almoço, entrada exclusiva nos programas “12 em Rede”, passeio noturno “S. Pedro de Vir a Corça” em Monsanto, visita guiada de meio-dia “A Rota dos Fósseis”, entre outros. O programa pode ser consultado neste link: https://aldeiashistoricasdeportugal.com/pacote/historias-da-aldeia-entre-a-noite-e-a-madrugada-monsanto-try-portugal/ .

Um evento que é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município de Idanha-a-Nova, Junta de Freguesia da União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Participe nesta festa e viva grandes emoções na Aldeia Histórica de Monsanto!

Programa do evento:

10:00 -17:00 – Casa dos Sabores e das Artes
 – Produções tradicionais e abordagens contemporâneas
Mostra de produtos da região e no contexto das Aldeias Históricas de Portugal.
Acesso condicionado de acordo com as normas de segurança da DGS em vigor.
Local: Posto de Turismo
 
Ensemble Med
Conhecimento e articulação do adufe no contexto da percussão histórica – em particular da bacia do Mediterrâneo – com as linhas contemporâneas de criação musical. Corolário de um processo iniciado com a residência artística a decorrer desde o dia 4. Os trabalhos sucedem-se ao longo de todo o dia, com concerto final pelas 21h30.

Workshops
Salão de Festas/ Lagar a ser transmitido via Facebook Aldeias Históricas de Portugal
10h00 às 11h00 –  Aula com Dr. Maurício Molina: O Adufe na Idade Média – webinar
11h30 às 12h30 – Aula com Tiago Soares: Tamorra e Tamburello  – streaming
16h às 17h00 – Aula  com Isabel Martin: Pandero cuadrado de Peñaparda – webinar
 
10:00 – Visita Guiada – O castelo de Monsanto: um lugar inexpugnável…
Percurso entre a aldeia e o castelo…
Local de Encontro: Posto de Turismo (duração média: 2h) presencial, limitado a 5 pax
 
Rota pelos restaurantes e tascas
O que vamos comer? Venha conhecer as propostas dos restaurantes e tascas locais neste dia (ementas divulgadas online)
Acesso condicionado de acordo com as normas de segurança da DGS em vigor, aplicadas a cada espaço.
 
14:30 – Oficina dos Sabores – Cogumelos de Outono
Receituário e produtos tradicionais: (re)descoberta e renovação.
Local: Hotel-Escola de Monsanto
Streaming
 
15:00 – Do Ramo de uma Árvore: conversa à volta da palheta.
Facebook live
 
Visitas Guiadas – Histórias entre a noite e a madrugada
À descoberta das histórias pelo circuito urbano…
18h – (duração média: 1h)
Streaming
22h30 – Do S. Pedro ao S. Miguel (duração aprox: 1h) – visita documentário
Streaming
 
21:00 – Concerto – Ensemble Med & Convidados. O Canto da Sibila
Daniela Tomaz: direção artística, flautas & adufe
Maurício Molina: investigação/transcrição e percussão histórica
Mariana Fabião: voz
Carme Juncadella: organetto
José Alberto Gomes: eletrónica
Local: Igreja Matriz
Live Streaming
 

Sobre a Rede das Aldeias Históricas de Portugal

Perdidas entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, há 12 singelas aldeias onde apetece perdemo-nos, para nunca mais nos encontrarmos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, são paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje. Viajar até às Aldeias Históricas de Portugal é, assim, descobrir a História de um país de temerários conquistadores, através das pedras das suas calçadas e das suas frondosas muralhas e castelos, orgulhosa e imponentemente erguidos. É, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os inigualáveis aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia. No território das Aldeias Históricas de Portugal há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22 (GR), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, com cerca de 600 km. 

As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial –, e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION.

A Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal (GR22) é a maior rota europeia para caminhadas com selo Leading Quality Trails – Best of Europe, entregue pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada).