Amendoeiras em flor servem de mote para festa no município de Figueira de Castelo Rodrigo

  • Até dia 15 de março, o município de Figueira de Castelo Rodrigo celebra o magnífico espetáculo das amendoeiras em flor, com um programa recheado de música e animação.

Como uma aguarela tirada de um conto de fadas, por estes dias, as infinitas paisagens de Figueira de Castelo Rodrigo ganham tons de branco e rosa. São as amendoeiras que, com o ar da sua graça, anunciam a chegada da primavera, numa explosão de magia e cor. Um autêntico quadro vivo, que torna este concelho ainda mais bonito – e que vai inspirar dias de grande festa e animação até 15 de março.

Com um território repleto desta árvore de fruto, Figueira de Castelo Rodrigo é um dos lugares onde o espetáculo das amendoeiras em flor mais impressiona, conjugado com a beleza natural do concelho. Nesta época, são inúmeras as excursões por terras Figueirenses.  A pensar nisso, o município preparou um programa repleto de música, artesanato, gastronomia, tasquinhas e muito mais.

A festa “Rainha da Amendoeira em Flor 2020” começou no passado dia 22 de fevereiro, com a abertura da Feira de Produtos Regionais no Mercado Municipal, que pode ser visitada até dia 15 de março.

Nos dias 6 e 7 de março a “Rainha da Amendoeira em Flor 2020” vai trazer a Figueira de Castelo Rodrigo concertos de Ruizinho de Penacova, Grupo Rilufe, Lucas & Mateus e Grupo Renovação 3. Por esses dias, haverá também tasquinhas, provas gastronómicas, artesanato, passeio TT pelas cénicas paisagens das amendoeiras em flor, entre outras iniciativas.

A fechar a festa, no dia 15 de março, estará o organista Beto, com um concerto em Barca d’Alva.

A “Rainha da Amendoeira em Flor 2020” é, assim, uma oportunidade única para descobrir, em todo o seu esplendor, o município de Figueira de Castelo Rodrigo. Entre os vários atrativos da região, riquíssima em património histórico-cultural, encontram-se, por exemplo, a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, o Mosteiro de Santa Maria de Aguiar, Centros Interpretativos e Museus de Artes e Ofícios.

As envolventes naturais são outro dos destaques de Figueira de Castelo Rodrigo, que se encontra entre duas reservas naturais: a Faia Brava, a primeira Área Protegida Privada de Portugal e o Douro Internacional. Também no município, na Albufeira de Santa Maria de Aguiar, podem observar-se espécies de aves aquáticas, enqanto do alto da Serra da Marofa contemplam-se paisagens de cortar a respiração. Lugares perfeitos para atividades como caminhadas, observação de aves ou excursões de jipe.

A gastronomia e os vinhos da região são igualmente incontornáveis: vale a pena aproveitar a ocasião para provar o borrego da Marofa, prato típico da região, assim como os vinhos da Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo.

Razões de sobra para visitar o município de Figueira de Castelo Rodrigo, durante a festa “Rainha da Amendoeira em Flor 2020”.

Sobre o município de Figueira de Castelo Rodrigo

É na região Centro de Portugal, no distrito da Guarda, que encontramos o município de Figueira de Castelo Rodrigo. Com uma imensa oferta em património histórico-cultural, há, em todas as freguesias de Figueira de Castelo Rodrigo, obras de grande valor, que desvendam segredos e recordações de grandes episódios de nossa História. Outro dos destaques de Figueira de Castelo Rodrigo são as suas belíssimas envolventes naturais: a Serra da Marofa, a Albufeira de Santa Maria de Aguiar e duas reservas naturais, a Faia Brava, a primeira Área Protegida Privada de Portugal e o Douro Internacional.