BANDEIRA AZUL 2017: 70 DAS PRAIAS GALARDOADAS SÃO DO TURISMO CENTRO DE PORTUGAL!

  • 70 das 320 praias nacionais distinguidas com Bandeira Azul 2017 pertencem ao Turismo Centro de Portugal.
  • Quase 80 por cento das praias fluviais galardoadas estão no território do Turismo Centro de Portugal.
  • Pelo 31º ano consecutivo, a Praia de Mira recebe a Bandeira Azul – a praia nacional que há mais tempo é distinguida pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

O Centro de Portugal voltou a ser reconhecido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) como uma região de turismo de excelência também em zonas balneares. Com efeito, 65 das 320 praias nacionais distinguidas com Bandeira Azul-2017 estão sob jurisdição do Turismo Centro de Portugal. Ou seja, cerca de 22% do total das praias nacionais! Mas há mais alguns números que merecem ser destacados: das 28 praias fluviais galardoadas, 22 pertencem à maior região de turismo do país! Por outro, a Praia de Mira recebe a Bandeira Azul pelo 31º ano consecutivo, sendo a praia que há mais tempo é premiada pela ABAE.

Segundo os critérios definidos pelo programa Bandeira Azul – Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços – foram as seguintes as zonas balneares pertencentes à região de Turismo Centro de Portugal distinguidas com Bandeira Azul-2017:

Agroal, Aldeia do Mato, Alvôco das Várzeas, Areão, Areia Branca, Areia Sul, Azul, Baleal Norte, Baleal Sul, Barra, Bico, Bogueira, Bostelim, Buarcos, Canaveias, Carvoeiro-Mação, Centro (Santa Cruz), Consolação, Cortegaça, Costa Nova, Cova da Alfarroba, Cova Gala, Furadouro, Esmoriz, Figueira da Foz-Relógio, Física (Santa Cruz), Formosa, Foz do Arelho-Lagoa, Gambôa, Lapa dos Dinheiros, Leirosa, Loriga, Medão-Supertubos, Mira, Mirante (Santa Cruz), Monte Branco, Navio, Nazaré, Osso da Baleia, Palheiros e Zorro, Paredes de Vitória, Pedrogão-Centro, Peneda, Pessegueiro, Piódão, Pisão (Santa Cruz), Poço da Cruz, Porto Dinheiro, Porto Novo, Praia de Pampilhosa da Serra, Praia do Mar, Quiaios, Quinta do Barco, Reconquinho, Santa Helena, Santa Luzia, Santa Rita Norte, Santa Rita Sul, São Bernardino, São Jacinto, São Martinho do Porto, São Pedro da Maceda, Secarias-Peneda Cascalheira, Senhora da Graça, Tocha, Torrão do Lameiro/Marreta, Torreira, Vagueira, Valhelhas e Vimeiro.

 

 

Sobre o Turismo Centro de Portugal:

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Com 100 municípios, a maior e mais diversificada área turística nacional tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região de eleição para quem procura viver experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias – sem esquecer a gastronomia e os vinhos de eleição.