Centro de Portugal vai mostrar o melhor da região na Bolsa de Turismo de Lisboa

• Região vai estar presente na BTL com stand no pavilhão principal, onde não faltarão os motivos de interesse.

Data: 03/03/20

O Centro de Portugal vai estar em evidência na edição deste ano da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realiza de 11 a 15 de março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa. No stand, que se destaca pelas cores fortes, representando a diversidade das regiões e dos seus costumes, os visitantes e os profissionais vão poder conhecer as melhores ofertas que o Centro de Portugal tem para oferecer.

A presença da Turismo do Centro, no Pavilhão 1 da feira, acontece em estreita parceria com cinco Comunidades Intermunicipais (CIMs) da região (Beira Baixa; Beiras e Serra da Estrela; Médio Tejo; Região de Aveiro e Região de Leiria), que aproveitarão a sua participação para mostrar o que de melhor se faz num território tão vasto e diversificado.

O stand contempla igualmente 33 módulos empresariais/institucionais, de 21 empresas parceiras, 7 Institucionais e 5 Comissões Vitivinícolas Regionais.

As 21 empresas parceiras presentes são as seguintes: Burel Mountain Hotels; Aqua Village Health Resort & Spa; Praia das Rocas; Restaurante D. Abade; Grutas de Mira Daire; Malibu Foz; D. Travel – DMC Portugal; Exe Wellington; Grande Hotel de Luso/Termas de Luso; Fundação ADFP; Hotel dos Templários; Sal Aventura – Travel 360; Hotel Termas da Curia; Portugal Green Travel; Hotel Rural Quinta da Conchada; Museu do Azeite; Casas de Alpedrinha; Bom Sucesso Resort; Quinta da Palmeira – Country House Retreat & Spa; Cooking & Nature Emotional Hotel; e Comur.

As 7 presenças institucionais são estas: Associação Geopark Estrela; Termas Centro; Centro de Portugal Film Comission; ACCESSTUR; Universidade de Coimbra; Territórios do Côa; Lugares Património Mundial. E as 5 Comissões Vitivinícolas Regionais (CVR) são a CVR Rota da Bairrada; CVR Beira Interior; CVR Dão; CVR Lisboa e CVR Tejo.

Animação constante e programação variada
A animação no stand será um dos pontos fortes da presença este ano, com uma aposta em espaços e momentos de ativação de marcas e de produtos turísticos diferenciadores, para que o visitante possa ter uma amostra de algumas experiências que só conseguirá encontrar no Centro de Portugal. O destaque, a este nível, será a presença de um simulador de um carro de ralis – para assinalar mais uma edição do Rally de Portugal no Centro de Portugal em 2020. Mas haverá também espaço para os Lugares Património Mundial Centro de Portugal e uma experiência de realidade virtual “Isto é Lousã”, entre outros. Todas as ativações vão permitir a interação com o público da feira e terão oferta de brindes.

Além disso, como sempre acontece, o stand será palco de vários momentos de promoção dos produtos gastronómicos e vínicos da região, em parceria com as CIMs, as CVRs e com outros parceiros.

Ao longo dos cinco dias não faltarão motivos de interesse, numa programação variada que vai privilegiar apresentações dos principais eventos/projetos do Turismo Centro de Portugal e das CIMs. Destaque para a apresentação novo filme promocional da Turismo Centro Portugal, do Projeto Estações Náuticas do Centro de Portugal, da Maratona da Europa 2020 | Aveiro, do Festival ART&TUR Viseu 2020, e da Sessão Nacional do Projeto Rota do Náutico | Estações Náuticas de Portugal , com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

Programação:

Quarta-feira, 11 de março
12h00 – Pequeno-Almoço Regional
(Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra)
12h30 – Degustação Produtos COMUR
13h00 – Degustação de produtos 4 Maravilhas da Mealhada (Município da Mealhada)
14h00 – Região de Leiria
16h00 – Apresentação do filme promocional da Turismo Centro Portugal
16h30 – Beira Baixa

Quinta-feira, 12 de março
10h00 – Pequeno-Almoço Regional (Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra)
10h30 – Degustação Produtos COMUR
11h00 – Médio Tejo
13h00 – Apresentação Projeto Estações Náuticas do Centro de Portugal
14h00 – Beiras e Serra da Estrela
16h00 – Ria de Aveiro
17h30 – Apresentação da Maratona da Europa (Município de Aveiro e Turismo Centro de Portugal)
18h00 – Rota do Náutico | Estações Náuticas de Portugal I Sessão Nacional – com Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques

Sexta-feira, 13 de março
10h00 – Pequeno-Almoço Regional
10h30 – Degustação Produtos COMUR
11h00 – Apresentação das II Jornadas Ibéricas de Turismo (Grupo Gala)
11h30 – Região de Leiria
12h30 – Projeto Território com Vida (Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo Internacional / ICNF)
13h00 – Beiras e Serra da Estrela
14h00 – Apresentação Festival ART&TUR Viseu 2020
14h30 – Médio Tejo
15h30 – Apresentação EXPOFACIC 2020 (Município de Cantanhede)
16h00 – Beira Baixa
17h30 – Ria de Aveiro
18h30 – Apresentação Projeto Aldeias do Xisto (ADXTUR)
19h00 – Degustação da Chanfana (Confraria da Chanfana)
19h30 – Apresentação do Projeto Bike Tasty

Sábado, 14 de março
12h00 – Brunch Regional (Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra)
13h00 – Grupo de Cantares Barquinha Saudosa (Município de Vila Nova da Barquinha)
13h30 – Rancho Etnográfico de Cernache do Bonjardim (Município da Sertã)
14h00 – Apresentação da Semana Santa do Sardoal e realização de Tapete de Flores (Município do Sardoal)
14h30 – Festa Templária 2020 – Esgrima Histórica e Danças Medievais (Município de Tomar)
15h00 – Apresentação do Carnaval da Mealhada – Atuação da Escola de Samba Sócios da Mangueira (Município da Mealhada)
15h30 – Degustação Produtos Gastronómicos (Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo)
16h00 – Degustação Produtos Gastronómicos (Confraria dos Rojões da Bairrada com Grelo e Batata à Racha)
16h30 – Degustação Produtos Gastronómicos (Confraria do Arroz Doce: Gastronomia, Cultura e Investigação)
17h00 – Museu do Brincar – Onde o brincar é levado muito a sério!; Vagos Sensation Gourmet 2020; Dança Desportiva – RF Open 2020 (Município de Vagos)
18h00 – Promoção do Carnaval de Estarreja – Atuação do Grupo de Samba “Vai Quem Quer” e Grupo Folião “Os Viscondes” (Município de Estarreja)
19h00 – Apresentação Oeste Ladies Open
19h30 – Degustação vínica (Município de Pinhel)

Domingo, 15 de março
12h00 – Brunch Regional
14h30 – Degustação de Produtos Gastronómicos (Confraria da Chanfana)
15h00 – Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei e Degustação de produtos gastronómicos (Município de Vila de Rei)
15h30 – Apresentação do Videoclipe “Estranhos, Bizarros, Gigantes” – A história dos fenómenos do Entroncamento (Município do Entroncamento)
16h00 – Improviso Divergente Brass iT (Município de Alcanena)
16h30 – Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Malpique (Município de Constância)

Sobre o Turismo Centro de Portugal:

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.