Chegou o Novo Renault TWINGO, ainda mais moderno, divertido e sofisticado!

Indústria Automóvel Comments (0)

Há um Novo Renault TWINGO na Rede de Concessionários. Um Twingo que faz jus à histórica primeira geração lançada em 1993 e que, por isso mesmo, tem tudo para marcar o ritmo e ser a moda das cidades. Um Twingo que continua a surpreender pelo prazer de condução, mas também pela sofisticação e modernidade, já que para além da significativa mudança de visual, foi alvo de uma renovação na qualidade percecionada. Para além disso e, como não podia deixar de ser, passa a estar disponível com novas opções de personalização e com as últimas inovações de conectividade, graças ao novo sistema Renault EASY CONNECT. O Novo Renault TWINGO é proposto a partir de 11.760€, com duas motorizações a gasolina: SCe 75 e TCe 95, a última também associada à caixa de velocidades automática de dupla embraiagem EDC.

Ainda se lembra? O lançamento da primeira geração do Twingo aconteceu em 1993… Na época, o automóvel «como não existia outro» surpreendeu pelo audacioso design e pelo conceito completamente inovador. Um automóvel com uma personalidade forte, com um design exterior único e um habitáculo verdadeiramente singular, não apenas pelo espaço e modularidade, mas pela também alegria conferida pelas cores ou por toques de humor, como o comando dos piscas de emergência, em forma de nariz de palhaço.

Mas mais de um quarto de século depois, com o Novo TWINGO, o icónico modelo reforça-se como uma proposta única pela irreverência, pelo enorme sentido prático e até pelas soluções técnicas que incorpora, que confirmam a máxima ‘pequeno por fora, grande por dentro!’. Na realidade, nunca é demais sublinhar que estamos a falar de um ‘tudo atrás’, ou seja: um motor montado na traseira e tração traseira! Daí o Twingo ser sinónimo de prazer de condução, imbatível espaço interior, enorme visibilidade e inigualáveis ângulos de viragem.

Exterior mais moderno, mas sempre divertido

O Novo Renault TWINGO revela-se, desde logo, em imensos detalhes exteriores: os novos para-choques dianteiro e traseiro tornam as linhas mais pronunciadas, beneficiando também de maior superfície pintada; a grelha dianteira, com acabamentos em cromado, é nova; há novas entradas de ar dianteiras verticalizadas, mas igualmente laterais (herdadas da versão GT) para melhorar o arrefecimento do motor; há um novo ‘stripping’ lateral; novas jantes com desenho mais desportivo e há a chegada da já famosa assinatura luminosa Renault, em forma de “C”.

Um conjunto de mudanças estéticas que, a par do rebaixamento da altura em 10 milímetros e da nova carenagem traseira, melhoram a eficiência aerodinâmica.

No exterior, igualmente destaque para a chegada de duas novas cores: o intenso Amarelo Mango, que sublinha a personalidade divertida e singular do Novo TWINGO e o distinto e elegante Branco Quartz, em tom pérola. Duas referências que se juntam às seis cores Azul Céu, Branco Cristal, Cinzento Lunar, Preto Estrela, Verde Pistachio e Vermelho Flamme.

Uma referência, ainda, para as infinitas possibilidades de personalização da carroçaria, que prometem satisfazer os gostos de cada um ou as modas instaladas. Ou seja, o Novo TWINGO promete estar na moda, mas também fazer moda!

Enorme no habitáculo

A expressão “pequeno por fora, grande por dentro” aplica-se na perfeição ao Renault Twingo. Os pouco mais de 3,5 metros de comprimento da carroçaria até podiam levantar dúvidas, mas imediatamente desfeitas com a simples abertura de uma das quatro portas.

Na realidade, assim que se entra no habitáculo, para além da confirmação da originalidade e da modernidade das diferentes soluções desenvolvidas pela Renault, a sensação de espaço não podia ser mais surpreendente e isto tanto nos lugares dianteiros como nos traseiros e mesmo depois de testadas as distâncias que oferece em altura ou para os joelhos.

Mas se a excecional habitabilidade não é propriamente uma surpresa, já a qualidade percecionada impressiona, com o Novo TWINGO a beneficiar de importantes melhorias ao nível da ergonomia e dos espaços de arrumação. Nesse sentido, destaque uma nova e mais funcional consola central, com um porta-objetos integrado, perfeito para transportar copos, garrafas, ou um smartphone colocado em posição vertical; para o facto do porta luvas passar a ser fechado em todas as versões; para os apoios de braço das portas que passam a ser almofadados; e também para a integração na consola de duas portas USB, do Jack de som, do botão Stop&Start e dos comandos do Regulador/Limitador de Velocidade.

Igualmente destaque para o facto de passar a estar disponível uma mais moderna coleção de manetes de caixas de velocidades, de diferentes cores, para satisfazer todos os gostos. Sim, também no habitáculo o Novo Renault TWINGO é sinónimo de múltiplas possibilidades de personalização.

Vasta lista de equipamentos de série

Outro aspeto em que o Novo TWINGO se destaca é na vasta lista de equipamentos, com a versão de entrada de gama “Zen” a oferecer, de série, o ar condicionado manual, o rádio com a aplicação R&GO, os faróis de nevoeiro, os retrovisores exteriores elétricos com função de desembaciamento, o limitador de velocidade, os elevadores de vidros elétricos com função impulsional do lado do condutor e o volante regulável em altura.

Ainda no nível de equipamento “Zen” podem ser associados itens como o Ecrã Easy Link de sete polegadas, as jantes em liga leve, o regulador de velocidade e o alerta de transposição involuntária de faixa, o sistema de ajuda ao estacionamento traseiro ou o teto de abrir em lona, entre outros equipamentos.

Le Coq Sportif o topo de gama do Novo TWINGO

Mas para além do nível de equipamento “Zen”, o Novo Renault TWINGO é lançado, em Portugal, com a série especial “Le Coq Sportif”. Uma versão que, na carroçaria, assume as cores azul, branco e vermelho da famosa marca de desporto, enquanto no interior não faltam vários pormenores que identificam e que são exclusivos da versão.

Mas para além da exclusividade, é na lista de equipamentos de série que o Novo TWINGO Le Coq Sportif genuinamente impressiona. Nesse sentido, destaque para o ar condicionado automático; o sistema multimédia EASY LINK com ecrã tátil de sete polegadas compatível com Android Auto e Apple Car Play; o regulador/limitador de velocidade; o banco do condutor regulável em altura; o sistema de ajuda ao estacionamento traseiro com câmara de marcha-atrás; os faróis de nevoeiro com iluminação em curva; os sensores de chuva e luminosidade; os estofos com personalizações em vermelho, entre outros itens.

Sempre conectado com Renault EASY CONNECT

A Renault EASY CONNECT é a nova solução que reúne todas as atividades dos veículos conectados da marca. O objetivo da experiência Renault EASY CONNECT é simplificar a mobilidade dos utilizadores, através dos serviços conectados.

No lançamento do Novo TWINGO, esta experiência conectada está disponível através de dois sistemas multimédia: EASY LINK 7’’ e Rádio Connect R&Go.

EASY LINK na linha da frente tecnológica

Disponível de série no Novo TWINGO Le Coq Sportif e como opção na versão “Zen”, o novo sistema multimédia EASY LINK assenta num ecrã de alta resolução sensível ao toque, com 7 polegadas. Uma solução que privilegia a facilidade de utilização e a experiência de utilizador, através de uma interface com diferentes atalhos, que reduzem o número de cliques necessários para mudar de uma função para outra.

Com a integração, de série, do Apple CarPlay e Android Auto, novos ecrãs podem ser usados para replicar os do smartphone, sendo fácil aceder a aplicações compatíveis de navegação e música, entre outras.

O sistema de mãos livres tem agora um som melhorado, com um duplo filtro de microfone que reduz o ruído, de forma a apenas reproduzir a voz do utilizador. Também a reprodução áudio foi melhorada, com a adição de dois tweeters nas colunas que já integravam o sistema de som.

R&GO, uma aplicação para smartphones inteligente e eficaz

A aplicação gratuita R&Go transforma um smartphone iOS ou Android num sistema multimédia ergonómico e compatível com uma condução segura.

A afixação personalizável com uma ergonomia pensada para o ato de conduzir permite aceder a aplicações de navegação como o Waze (totalmente integrado no R&Go), Google Maps ou Apple Plans; a música como Rádio FM, ou serviços de streaming como o Spotify ou o Apple Music; a telefone, incluindo a leitura vocal de mensagens sms recebidas; a funcionalidades do automóvel, como o computador de bordo, conta rotações e parâmetros de condução ecológica Renault eco2.

Os argumentos técnicos do Novo Renault TWINGO

A terceira geração do Renault TWINGO continua a ser uma proposta diferenciadora no segmento, ou não fosse um ‘tudo atrás’! Ou seja, motor colocado em posição traseira e tração também ao eixo traseiro. Uma aposta com inegáveis vantagens em diversos capítulos. Desde logo, na condução na cidade, uma vez que, com uma direção com um raio de viragem recorde de 4,30 metros, as mudanças de direção são mais rápidas e seguras, enquanto as difíceis manobras de estacionamento chegam a parecer brincadeiras de crianças… E a justificação é simples: o ângulo de viragem das rodas do Twingo é de 45 graus, enquanto os concorrentes se ficam, em média, pelos 30 graus!

Dois motores modernos e tecnológicos

O Novo TWINGO está disponível com dois modernos motores de três cilindros, a gasolina, ambos colocados em cima do eixo traseiro: SCe 75 e TCe 95, este último também associado à eficiente e confortável caixa de velocidades automática de dupla embraiagem EDC. Em conformidade com os padrões da norma Euro 6D, estes motores são equipados com as mais recentes tecnologias.

O novo motor SCe 75

Com 999cc de cilindrada, uma potência de 75 cavalos e um binário máximo de 95 Nm às 4.000 rpm, o Novo TWINGO SCe 75 é perfeito para a condução em cidade. Um bloco que está disponível com uma caixa manual de cinco velocidades e que permite reivindicar um consumo, em ciclo misto, de 5,2l/100km.

No lançamento, este motor só está associado à versão “Zen”.

O novo motor TCe 95

Disponível com caixa manual de cinco velocidades ou com a eficaz e confortável caixa automática de dupla embraiagem EDC, de seis velocidades, o motor TCe 95 disponibiliza um binário máximo de 135 Nm às 2.500 rpm. Graças ao turbocompressor, este bloco de 898 cc de cilindrada e 95 cavalos de potência, proporciona acelerações mais rápidas e uma melhor resposta a baixas rotações, ao mesmo tempo que providencia uma sensação de condução mais dinâmica, quer em cidade, quer em estrada. Um novo sistema de escape e um compressor de geometria variável contribuem para a redução dos consumos de combustível.

Com este motor, o Novo TWINGO é capaz de desempenhos surpreendentes, sobretudo ao nível das acelerações e das recuperações, mesmo nos regimes mais baixos. Aliás, sintomático disso mesmo é o facto de não precisar de mais do que 11,1 segundos para chegar dos 0 aos 100 km. Quanto a consumos, em ciclo misto, variam entre os 5,5 e os 5,6l/100 km.

Um motor que está disponível apenas na versão “Le Coq Sportif”.

A qualidade e a segurança nos genes

O Renault Twingo possui todos os standards da Renault: um automóvel com um preço acessível e com um nível de qualidade de referência.

Com uma distância entre eixos de 2,49 metros e uma repartição das massas de 45% à frente e de 55% atrás (ao invés dos tradicionais 70/30), o Novo TWINGO revela um comportamento dinâmico verdadeiramente surpreendente, inclusivamente fora da cidade.

Fiel à tradição da Renault em matéria de segurança, o Twingo não descura a segurança ativa e passiva. Entre os muitos equipamentos que incorpora, destaque para os de ajuda à condução propostos de série: ABS com Assistência à Travagem de Urgência (EBA), ESP, SBR (alerta de esquecimento do cinto de segurança) para todos os passageiros, limitador de velocidade (regulador de velocidade em opção na versão de entrada) bem como SSPP (Sistema de Controlo da Pressão dos Pneus) e ajuda ao arranque em subida. Também estão disponíveis sistemas de ajuda à condução como o alerta de transposição involuntária de faixa ou a câmara de marcha-atrás.

Preços a partir de 11.760€

O Novo TWINGO já chegou à Rede de Concessionários. Com o nível de equipamento “Zen”, está disponível a partir de 11.760€, enquanto a série especial “Le Coq Sportif” pode ser adquirida por 14.590€ com a caixa manual de 5 velocidades, ou por 16.090€ com a caixa automática de dupla embraiagem EDC.

Pin It

» Indústria Automóvel » Chegou o Novo Renault TWINGO,...
On 30 Julho, 2019
By

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

« »