Ciclo “Viva Termas Centro” vai levar animação, cultura e experiências às estâncias termais da região

• Música, teatro, dança, fotografia, passeios pedestres ou de carros clássicos, showcooking e torneios desportivos são algumas das iniciativas que vão animar as estâncias termais nos próximos dois anos.
• Apresentação do ciclo de eventos acontece já no dia 7 de dezembro.

Data: 04-12-2019

A rede Termas Centro vai apresentar no dia 7 de dezembro a próxima edição do ciclo de eventos de animação “Viva Termas Centro”, iniciativa que irá levar ações e iniciativas diversificadas às estâncias termais durante os anos de 2020 e 2021.

A apresentação, com carácter informal, terá lugar durante a abertura do Mercado de Natal de Castro Daire, a partir das 19h00, momento em que será realizada uma ação de ativação do “Viva Termas Centro”. Esta ação consistirá no concerto musical “Poesia com Melodia”, em que serão musicalizados poemas de poetas portugueses contemporâneos, numa criação do projeto Vitor Blue. Antes do concerto, será exibido um teaser em formato vídeo, em que se revelará a nova imagem do ciclo “Viva Termas Centro” para 2020 e 2021.

Durante a ação, que decorrerá no Jardim Municipal de Castro Daire, as Termas do Carvalhal darão a conhecer o conceito Termas aos visitantes do Mercado de Natal, oferecendo-lhes um voucher individual de uma massagem facial, assim como informações sobre a rede Termas Centro.

Ciclo “Viva Termas Centro” conjuga descobertas com experiências

O “Viva Termas Centro” é um ciclo de animação em rede, promovido pela rede Termas Centro nas suas 18 estâncias termais, que se assume como um produto turístico complementar à oferta terapêutica. O conjunto de ações previsto pretende integrar a experiência turística dentro do produto termal, sem perder de vista a sua íntima relação com a dimensão de saúde e bem‐estar.

A iniciativa desenvolve-se a partir de três eixos, que vão levar os participantes a descobrir, nos próximos dois anos, a rede cultural que envolve as termas, a explorar o seu território e património e a desfrutar de novas experiências. O eixo Descubra ‐ Uma Rede Cultural engloba iniciativas culturais e de animação programadas para se realizarem em rede. O eixo Explore – O Nosso Território e Património assume dois propósitos: a sensibilização para o conhecimento dos recursos aquíferos e espaços termais que compõem a rede e dos recursos naturais e paisagísticos da sua envolvente. Pretende‐se que os turistas que procuram a região descubram as termas e que, em paralelo, os aquistas que vão às termas descubram a região. O eixo Desfrute – Novas Experiências foca‐se em combater o sedentarismo físico, social e mental dos aquistas e visitantes, exaltando o conceito de que as Termas estão em movimento, ativas e que representam destinos propícios a excelentes experiências.

As ações programadas para os próximos dois anos são muitas e variadas, indo ao encontro dos interesses e gostos de diferentes gerações de aquistas. No eixo “Descubra ‐ Uma Rede Cultural”, os destaques vão para “Dança com as Termas”, um circuito de Dança nas estâncias termais; “O Teatro nas Termas”, espetáculos de teatro distribuídos pelas estâncias, em colaboração com várias companhias de teatro sedeadas na região; “Termas Centro Vintage Jazz Tour”, animação de rua musical com jazz, ao jeito dos anos 20; “Poesia com Melodia”, série de espetáculos em que serão musicalizados poemas de poetas portugueses contemporâneos; e “Story Telling nas Termas”, atividade dirigida aos mais novos, com ateliês que sensibilizam os participantes para a salvaguarda da água termal.

No eixo “Explore – O Nosso Território e Património”, as apostas incidem nas ações “Atividades ao Ar Livre”, de valorização dos circuitos pedestres, com exercício físico acompanhado por um animador; “Rede de Geocaching”, caças ao tesouro que irão permitir a exploração do património natural e cultural envolvente das termas; “Concurso de Fotografia: Vida nas Termas”, ação que pretende estimular visitantes e locais a fotografarem o que mais os inspira e mais valoriza nas localidades termais; e “Termas Centro Classic Cars”, passeios de carros clássicos nos territórios das termas.

Finalmente, o eixo “Desfrute – Novas Experiências” incide nas ações “Showcooking”, dirigidas por chefs de cozinha reconhecidos; “Funny Cook”, que tem como objetivo sensibilizar as famílias para a importância de uma alimentação saudável, desafiando as crianças a preparar snacks saudáveis de forma divertida, com produtos naturais e endógenos; “Arte Para a Infância”, conjunto de workshops e experiências culturais para famílias; “Termas em Movimento”, ação que visa estimular o físico e o cognitivo entre públicos intergeracionais; “Torneios nas Termas”, torneios desportivos não federados nos territórios das Termas; e o “Banho Santo”, iniciativa que tenciona renovar uma tradição antiga em cada uma das estâncias termais, aliando‐a a um conjunto de atividades culturais e visitas aos balneários.

Sobre as Termas Centro:

A rede Termas Centro, cujo promotor líder é a Associação das Termas de Portugal – Delegação Centro – é um projeto cofinanciado pelos programas operacionais Centro 2020, Portugal 2020 e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE (Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos).

As estâncias termais que integram o projeto são Termas de Alcafache, Termas de Almeida – Fonte Santa, Termas de Águas – Penamacor, Caldas da Felgueira, Caldas da Rainha, Termas do Carvalhal, Termas da Curia, Termas do Cró, Termas da Ladeira de Envendos, Termas de Longroiva, Termas de Luso, Termas de Manteigas, Termas de Monfortinho, Termas de Monte Real, Termas de Sangemil, Termas de S. Pedro do Sul, Termas de Unhais da Serra, Termas de Vale da Mó.