Dory Reserva Branco eleito melhor vinho do ano pela Imprensa Portuguesa

  • Vinho da AdegaMãe conquista Grande Prémio Escolha da Imprensa no Encontro com o Vinhos e Sabores 2016.
  • Gama de vinhos brancos da AdegaMãe afirma-se como uma das melhores do país.

 

Torres Vedras, 14 de Novembro de 2016

 

É o maior e mais prestigiado evento de vinhos de Portugal; promove um concurso que acolhe o mais transversal painel de prova nacional, reunindo 36 especialistas, entre jornalistas, bloggers e personalidades do sector ligadas à análise e crítica de vinhos; e só na categoria de brancos recebeu em competição mais de 100 vinhos de referência, das diversas regiões vitivinícolas portuguesas. A edição 2016 do Encontro com o Vinho e Sabores realizou-se no último fim-de-semana e distinguiu o Dory Reserva Branco 2014, da AdegaMãe, com o Grande Prémio Escolha da Imprensa, que elege o melhor vinho branco a concurso.

Depois de várias distinções nacionais e internacionais, alcançadas em apenas sete anos de existência, este é o mais importante prémio atribuído a um vinho da casa de Torres Vedras, pelo simbolismo (forte prestígio no sector), pela constituição muito especial do painel de provadores, mas igualmente pelo modelo do concurso, que analisa sucessivamente os vinhos mais pontuados até uma finalíssima. “Muitos produtores enviaram os seus melhores vinhos e tivemos as pontuações médias mais altas de que me recordo”, afirmou Luís Lopes, director da Revista de Vinhos, promotora do Encontro com o Vinhos e Sabores 2016, durante o anúncio dos vencedores.

Em Outubro, na primeira apresentação deste vinho à Imprensa, os enólogos da AdegaMãe, Anselmo Mendes e Diogo Lopes, partilharam desde logo a expectativa em torno desta colheita de 2014, um branco nascido de uma vindima muito equilibrada. Fermentado em barricas de 400 litros de carvalho francês, o lote integra duas grandes castas portuguesas, Viosinho e Alvarinho, e essa grande referência internacional que é o Chardonnay, que no terroir AdegaMãe oferece uma interessante expressão atlântica. “Creio que demos mais um passo em frente com este vinho, no sentido de o afirmar como um dos melhores vinhos brancos portugueses no segmento”, dizia Diogo Lopes.

Agora, o painel do Encontro com o Vinho e Sabores, após a prova cega dos vinhos a concurso, confirmou a expectativa. “A marca Dory coloca-se definitivamente no top dos grandes vinhos brancos de Portugal. A nossa região tem um potencial extraordinário para a produção de vinhos brancos, sempre trabalhámos para cumprir esse potencial e é um orgulho enorme, ao fim de apenas sete anos, obter este reconhecimento num concurso que reúne os críticos de referência portugueses”, afirma Diogo Lopes. Com o Grande Prémio Escolha da Imprensa, a AdegaMãe volta a chamar a atenção para a sua gama de vinhos brancos. A capacidade em produzir vinhos diferenciadores, muito marcados pela mineralidade e influência atlântica característicos do Terroir do Oeste, tem vindo a ser reconhecida como uma das melhores gamas de brancos produzidas em Portugal.

O Grande Prémio Escolha da Imprensa é, por outro lado, mais um importante marco para o projecto nascido no seio do Grupo Riberalves. Eleita Empresa do Ano no sector do vinho, em 2015, a AdegaMãe tem vindo a apresentar uma evolução consistente. Com uma adega que é igualmente uma referência arquitectónica e de enoturismo, a AdegaMãe surge inserida numa renovada Região de Vinhos de Lisboa, capaz de conquistar cada vez mais notoriedade entre as regiões nacionais, graças à dinâmica de novos projectos e às características únicas dos seus vinhos.

“Estamos a dar passos seguros, numa lógica de afirmação que, sabemos, implica tempo e dedicação para cumprir o potencial fantástico que nos é oferecido pela nossa região. Mas sempre afirmámos, de forma humilde, que cá achat cialis lyon estamos para cumprir todo esse potencial. Lisboa tem e merece uma grande região de vinhos e nós tudo faremos por contribuir para isso. O prémio que acabamos de receber é mais um impulso nesse sentido”, afirma Bernardo Alves, director-geral da AdegaMãe.

 

Dory Reserva Branco 2014

Castas: Viosinho, Alvarinho e Chardonnay.

Notas de prova: Cor amarelo citrino. Grande riqueza aromática com notas de caroço, pêra e mel. Tudo em elegância, barrica muito bem integrada. Final intenso com mineralidade.

Preço recomendado: 12 euros.

 

Sobre a AdegaMãe

A AdegaMãe nasce do investimento do Grupo Riberalves numa nova área de negócio e surge como uma homenagem da família Alves à sua matriarca, Manuela Alves. O conceito de “Mãe” é a inspiração para um espaço de nascimento, de criação, no qual se pretende potenciar as melhores uvas e fazer nascer os melhores vinhos. Localizada no Concelho de Torres e vocacionada para a produção de vinhos com características muito próprias, graças à proximidade do mar e influência do Clima Atlântico, a AdegaMãe é, igualmente, uma referência para o enoturismo da Região de Lisboa, destacando-se pela arquitectura exclusiva e por todas as actividades desenvolvidas em torno da vinha e do vinho. Sendo uma empresa do Grupo Riberalves, a marca Dory (inspirada nos Dóris, embarcações antigamente utilizadas pelos portugueses na pesca do bacalhau) representa a principal gama de vinhos comercializados. Depois da primeira vindima, realizada em 2010, a AdegaMãe tem vindo a colher reconhecimento no mercado nacional e internacional, para onde canaliza 60% da sua produção. Em 2015 a AdegaMãe foi eleita Empresa do Ano no Sector do vinho em Portugal, nos prémios atribuídos pela Revista de Vinhos.