DOURO FILM HARVEST: COMPETIÇÃO ARRANCA AMANHÃ COM ‘INVASÃO’ ESPANHOLA

  • Filmes a concurso nas secções «Wine Films», «Food Films» e «MEO Curtas da Casa»
  • Secção «Harvest Selection» com filme candidato a Óscar de Hollywood: “Vivir es facil con los ojos cerrados” de David Trueba
  • Antonio Saura, Ivana Baquero, Jorge Sanz e Ruth Gabriel são as estrelas do cinema espanhol (e não só!) confirmadas na 6ª edição do Festival
  • Homenagens a Aldina Duarte, Domingos Alves de Sousa e José Rodrigues

 

A vertente competitiva da sexta edição do Douro Film Harvet arranca amanhã (quinta-feira) no cenário do Douro. A vila de Santa Marta de Penaguião é o palco da abertura do único festival de cinema do mundo que se realiza, em simultâneo, em mais do que uma região. E se, entre os dias 4 e 7 de Dezembro, o programa visita, igualmente, o município de Sabrosa, a partir do dia 8 e até ao dia 14 de Dezembro é a cidade do Porto que acolhe o Festival que ‘harmoniza’ como nenhum outro quatro diferentes expressões culturais: cinema, gastronomia, vinhos e música.

Durante 11 dias, 30 filmes vão ser exibidos em mais de 30 sessões de cinema (várias contínuas) em palcos como o Auditório de Santa Marta de Penaguião e o Espaço Miguel Torga (em Sabrosa), mas também o auditório FNAC (loja Santa Catarina), a Casa das Artes e os Cinemas Cidade do Porto (uma reabertura há muito ansiada) – estes três últimos na Invicta.

Numa edição dedicada à língua castelhana, são vários as estrelas do país vizinho que vão “desfilar” pelas passadeiras vermelhas do Douro Film Harvest. O papel de curador está reservado a Antonio Saura, actual vice-presidente da Academia Europeia de Cinema. Mas a “invasão” espanhola é também protagonizada por nomes como Ivana Baquero (uma jovem actriz de apenas 20 anos de idade, já com vários prémios Revelação de Melhor Actriz e que recentemente terminou as filmagens «The New Daughter», filme em que assume o papel de filha de Kevin Costner); Jorge Sanz (que já foi distinguido com o prémio Goya de Melhor Actor e que trabalhou com nomes como Pedro Almodovar e Penélope Cruz); e Ruth Gabriel (também ela galardoada com o prémio Goya Melhor Actriz Revelação).

Dos 30 filmes que vão ser exibidos, 22 estão a concurso nas secções «Wine Films», «Food Films» e «MEO Curtas da Casa». O filme «Slow Food Story» abre o programa do Douro Film Harvest, mas para além da história do movimento liderado pelo incontornável Carlo Petrini, destaque para a exibição dos filmes da secção «Harvest Selection» em castelhano: «Vivir es facil com ojos cerrados», uma película realizada por David Trueba, candidata aos Óscares da Academia de Hollywood; «10.000 km» (realizado por Carlos Marques-Marcet) e «Cannibal» (Manuel Martín Cuenca).

O filme «Encontradouro» será outra das atracções do festival, uma produção própria do Douro Film Harvest, com realização de Afonso Pimentel e com jovens alunos de Santa Marta de Penaguião como actores.

Uma referência, ainda, para as homenagens que vão ser feitas à fadista Aldina Duarte, ao produtor de vinhos Domingos Alves de Sousa, mas também ao famoso escultor e pintor José Rodrigues que, entre os dias 9 de Dezembro e 30 de Janeiro de 2015, promove a exposição “Baco” na fundação com o seu nome, na cidade do Porto.

Com organização e produção da Expanding World e o patrocínio das marcas Continente, Douro Azul e Caixa de Crédito Agrícola, o Douro Film Harvest realiza-se pelo sexto ano consecutivo e constitui já um nicho único no panorama internacional de cinema, procurando aliar a melhor seleção de filmes, às melhores colheitas de vinhos produzidos na mais antiga região demarcada do mundo. Na ‘curta’ história do festival já passaram nomes como Bo Derek, Sophia Loren, Andie MacDowell, Milos Forman, Kyle Eastwood, Oliver Stone, entre outros.

O bilhete para cada sessão tem um custo de apenas 5 euros – 3€ para +65 anos – podendo ainda ser adquirido um passe para entrada em todas as sessões e iniciativas do festival, pelo valor de 50€. Um passe que, inclusivamente, permite a entrada no evento Essência Gourmet, entre os dias 4 e 14 de Dezembro.

 

Mais informações em www.dourofilmharvest.com

Pedidos de acreditação em: http://www.dourofilmharvest.com/pt/imprensa.aspx