ESCALADA/ FCMP PROMETE “MELHOR NACIONAL DE SEMPRE” COM TÓQUIO 2020 NO HORIZONTE

  • André Neres e Mariana Abreu defendem títulos nacionais no Jamor

 

Os campeões nacionais André Neres e Mariana Abreu encabeçam um lote de 30 escaladores que estarão sábado, no Jamor, a disputar o Campeonato Nacional de Dificuldade. A prova abre o calendário competitivo da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP).

A época de escalada desportiva deste ano vai beneficiar de um grande investimento da FCMP, a que também não é alheia a confirmação da estreia olímpica da modalidade nos Jogos de Tóquio, em 2020.

André Neres, 31 anos, 10 vezes campeão nacional e a grande promessa nacional da escalada para Tóquio 2020, dá a sua perspetiva: “É o renascer deste circuito como exemplo do que deve ser feito, com as melhores condições de equipamento e de recursos humanos. Nós, atletas, reconhecemos o grande investimento da Federação a todos os níveis e tenho a certeza que será o melhor circuito de sempre. O início de uma nova era na escalada nacional.”

Convicção partilhada por Mariana Abreu, de 20 anos, presente na defesa do título nacional feminino: “Estou muito entusiasmada por poder competir em condições excelentes, como nunca tivemos a este nível. Quanto a objetivos para a época, pretendo revalidar o título, como é óbvio, mas sei que terei oposição de muito valor. Quanto à prova deste fim de semana, no Jamor… No final do dia, espero apenas ter feito o meu melhor e ter-me divertido. Mas se ganhar, isso será ouro sobre azul.”

Em relação à época que sábado tem início no Jamor e que também integra o Campeonato Nacional de Boulder e as Taças de Portugal de Boulder e Dificuldade, Carlos Vieira director-geral da FCMP considera: “O forte investimento feito esta época é uma aposta da Federação, com o objetivo de tornar o circuito ainda mais profissional. É uma opção que se impunha. Os atletas merecem-no e, por outro lado, também é uma forma de nos diferenciarmos, ainda mais, das provas amadoras que são organizadas fora da alçada federativa”, acrescenta o mesmo responsável.

A aposta da FCMP assenta na introdução de prémios monetários e numa renovada infra-estrutura humana e material, da qual a parede do Centro Desportivo Nacional do Jamor, reaberta o mês passado, é o melhor exemplo. Equipamento classificado como um dos melhores do género na Europa.

 

Calendário de Escalada

(Séniores masculinos e femininos – a partir dos 20 anos)

 

Campeonato Nacional de Dificuldade

Complexo Desportivo Jamor, 8 de julho

 

Campeonato Nacional de Boulder

Lisboa (Local a determinar), 2 de setembro

 

Taça de Portugal de Boulder

– 1ª prova, Lisboa, 9 de setembro

 

Taça de Portugal de Boulder

– 2ª prova, Lisboa, 14 de outubro

 

Taça de Portugal de Dificuldade

Carcavelos, 18 de novembro

 

Calendário de Escalada Juvenil*

 

Campeonato Nacional de Dificuldade

Complexo Desportivo do Jamor, 9 de julho

 

Campeonato Nacional de Boulder

Lisboa, 3 de setembro

 

Taça de Portugal de Boulder

– 1ª prova, Lisboa, 10 de setembro

– 2ª prova, Lisboa, 15 de outubro

 

Taça de Portugal de Dificuldade

Carcavelos, 19 de novembro

 

*Escalões etários

Benjamins- 6-7 anos

Benjamins B – 8-9 anos

Infantis – 10-11

Infantis B – 12-13

Iniciados – 14-15

Juvenis – 16-17

Juniores – 18-19