Eterna melodia da Aldeia Histórica de Castelo Novo serve de mote à festa do Ciclo “12 em Rede”

– Na Aldeia Histórica de Castelo Novo há um leve murmúrio que caminha connosco, perpetuando a sensação de que nos encontramos num lugar encantado. O Ciclo “12 em Rede”, que chega à Aldeia História no próximo dia 24 de outubro, vai desvendar a origem desse curioso som.

Data: 08/10/20

De onde vem este sussurro, que nos embala durante a visita a Castelo Novo? Um pouco acima da Aldeia Histórica, na Nascente Divina, brota a Água do Alardo. O manancial local permite que o excedente flua encosta abaixo.

De facto, uma particularidade da Aldeia Histórica é a singular rede que capta, faz circular e distribui por gravidade essa água de nascente. No topo da aldeia está o princípio desse sistema de tanques, caleiras e fontes, que disponibiliza a água a qualquer ponto da malha urbana, aos quintais ou aos terrenos agrícolas envolventes.

Com o tema “Fonte da Gardunha”, o Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” 2020, que chega a Castelo Novo no próximo dia 24 de outubro, celebra esta característica única da Aldeia Histórica, que conjuga maravilhosamente com o urbanismo, património histórico-cultural e paisagem natural daquele místico lugar.

Várias atividades, ao longo do dia, evocam a eterna melodia das ruas de Castelo Novo e recordam curiosidades e estórias sobre o povo e a Aldeia Histórica. Haverá, por exemplo, percursos sonoros artísticos, inspirados no “caminho da água”; um piquenique com os melhores produtos locais; um workshop de queijo e vinho; e será exibida uma curta-metragem criada com a comunidade de Castelo Novo, entre outras atividades.

Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via livestreaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.

A inscrição, que é gratuita, mas necessária, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever para o programa da festa na Aldeia Histórica de Castelo Novo é necessário contactar o Posto de Turismo de Castelo Novo, através do número 275 561 501 ou do email castelonovo@fundaoturismo.pt .

Para melhor conhecer a Aldeia Histórica de Castelo Novo, em pleno clima de festa e animação, a Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, promotora do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”, em parceria com o associado Try Portugal, propõe um programa turístico de duas noites, com alojamento duplo com pequeno-almoço, entrada nos programas da festa do Ciclo “12 em Rede”, passeio guiado noturno em Castelo Novo, entre outras atividades. O pacote pode ser consultado em: https://aldeiashistoricasdeportugal.com/pacote/pela-fonte-dos-sons-de-castelo-novo-try-portugal/ e tem o dia 9 de outubro como data limite de reserva.

Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município do Fundão, Junta de Freguesia de Castelo Novo, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Participe nesta festa e viva grandes emoções na Aldeia Histórica de Castelo Novo!

Programa do evento e limite de participantes:
10h00 – 18h00 | Caminho da História (livre)
Percurso sonoro histórico na aldeia de Castelo Novo em áudio walk.

11h00 | Oficina da Água | Fábrica da Alardo – 6 grupos x 6 pessoas
Oficina que permite desvendar as características da Água da Alardo em relação a outras Águas de Portugal

12h00 – 16h00 | Piquenicar – número de cestas: 8
Piqueniques em locais mágicos da aldeia com os melhores produtos locais

15h00 |Workshop de Queijo e Vinho | Fonte da Bica – 8 pessoas
Aprenda a harmonizar o nosso vinho e o nosso queijo 

16h00 – 18h00| Caminho da Água
Percurso artístico, visual e sonoro constituído por instalações artísticas.
Saídas: de 15 min em 15 min para grupos máximos de 10 pessoas.

19h00 | Curta-Metragem “UMA ALDEIA” | Largo da Igreja – 200 pessoas (120 da comunidade e 80 visitantes)
Filme criado com a comunidade de Castelo Novo
Caso chova realiza-se nos Paços do Concelho, com o máximo de 50 pessoas (30 da comunidade e 20 visitantes)

A festa só acaba em novembro!

O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa 2020” só termina em novembro! Depois de Castelo Novo, a festa segue para Idanha-a-Velha, a 31 de outubro; e Monsanto, a 7 de novembro.

Sobre a Rede das Aldeias Históricas de Portugal

Perdidas entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, há 12 singelas aldeias onde apetece perdemo-nos, para nunca mais nos encontrarmos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, são paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje. Viajar até às Aldeias Históricas de Portugal é, assim, descobrir a História de um país de temerários conquistadores, através das pedras das suas calçadas e das suas frondosas muralhas e castelos, orgulhosa e imponentemente erguidos. É, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os inigualáveis aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia. No território das Aldeias Históricas de Portugal há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22 (GR), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, com cerca de 600 km. 

As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial –, e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION.

A Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal (GR22) é a maior rota europeia para caminhadas com selo Leading Quality Trails – Best of Europe, entregue pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada).