Filme do Turismo do Centro premiado em Berlim

• Filme promocional da região Centro de Portugal continua a conquistar troféus em festivais de cinema de turismo internacionais.

Data: 07/03/2020

O filme promocional “Turismo Centro de Portugal – Are You Ready” conquistou mais um troféu para o seu já extenso palmarés de prémios nacionais e internacionais. Desta vez, a distinção aconteceu na 20.ª edição do The Golden City Gate, festival de cinema de turismo inserido no ITB Berlim, na Alemanha.

O filme “Are You Ready” conquistou o segundo lugar na categoria “Região Internacional”, ficando apenas atrás de filmes promocionais das regiões de Córdova (Espanha) e Tanintharyi (Myanmar), que conquistar o primeiro lugar ex-aequo.

De notar que o filme “Living it Together”, de promoção da cidade de Torres Vedras, foi também premiado em Berlim, conquistando o 3.º lugar na categoria “Cidade Internacional”. Este filme foi produzido no âmbito do festival ART&TUR, que todos os anos se realiza no Centro de Portugal.

Apesar de o ITB Berlim – uma das principais feiras de turismo mundiais – ter sido cancelado, devido ao risco de contágio do Covid-19, o mesmo não aconteceu com o festival de cinema. A organização decidiu atribuir os prémios, tendo apenas optado por não realizar a tradicional gala de entrega dos galardões.

“O filme promocional que a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal produziu em 2019 continua a conquistar jurados em todo o mundo. Desta vez, nem a ameaça do Covid-19 retirou brilhantismo à participação da região Centro num dos mais importantes festivais internacionais de cinema de turismo. Nunca é de mais salientar o muito que estes prémios fazem pela notoriedade da região, tornando-a mais visível a nível internacional e revelando o grande potencial cénico e cinematográfico do Centro de Portugal”, sublinha Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

Este é já o décimo prémio conquistado pelo filme “Are You Ready?”em festivais internacionais de turismo. A saber: 2.º lugar na categoria “Região Internacional”, no The Golden City Gate, Berlim; 3.º lugar na categoria “Destinos Turísticos – Região”, no Festival de Cinema de Turismo de Amorgos, Grécia; Vencedor dos “People’s Choice Awards” e Melhor Filme na categoria “Destinos Turísticos – Regiões”, no ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, Torres Vedras; Prémio Especial do Presidente do Júri, no FilmAT Festival, Polónia; finalista na categoria “Filmes de Turismo”, no Cannes Corporate Media & TV Awards, França; “Silver Wave”, referente ao 2.º lugar, na categoria “Melhor Filme de Turismo”, no Festival Internacional de Filmes de Turismo e Ecologia, Sérvia; 3.º classificado na categoria “Filmes de Turismo”, no Festival Internacional de Filme e Vídeo dos Estados Unidos, Los Angeles; Melhor Filme na categoria “Destinos Turísticos – Região”, TourFilm Riga, Letónia; e “Best Production Design” no Terres Festival, Espanha.

Produzido pela Slideshow para o TCP, e realizado por Pedro Vieira, “Turismo Centro de Portugal – Are You Ready?” é um filme promocional com um conceito inovador: o visitante transforma-se na personagem de um jogo passado no magnífico território do Centro de Portugal e tem como objetivo chegar à onda gigante da Nazaré, onde é esperado pelo surfista Garrett McNamara. A mensagem é a de que, alterando-se o personagem principal, poderemos criar novos percursos e redescobrir, de acordo com motivações próprias, novos Centros de Portugal.

Pode ver o filme, com a duração de 2 minutos e 52 segundos, neste link: https://bit.ly/2WnVXmi.

Sobre o Turismo Centro de Portugal:

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.