Filme promocional do Turismo Centro de Portugal vence Grande Prémio do Festival Art&Tur

·         Filme “A Vida é Agora” acumulou prémios na competição nacional e internacional. Filme da Costa Rica venceu Grand Prix do festival

Data: 24/10/2020

O filme A Vida é Agora, do Turismo Centro de Portugal, é o grande vencedor da competição nacional da 13.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu durante quatro dias em Viseu.

O filme, produzido pela Slideshow para o Turismo Centro de Portugal, venceu o Grande Prémio, destinado à melhor produção portuguesa em competição. Além deste galardão, o júri, composto por 31 especialistas de todo o mundo, distinguiu o mesmo filme com o 1.º lugar na categoria Responsabilidade Social e o 1.º lugar na categoria “Destinos – Regiões”, ambos na competição nacional, e com o 2.º lugar na categoria “Destinos – Regiões”, na competição internacional.

“A Vida é Agora”, realizado por Simão Lopes e Tiago Cardoso, da Slideshow, é um sinal de esperança e renascimento, gerado em plena pandemia. O filme foi apresentado a 31 de maio e partilha uma mensagem de esperança e de renascimento, após o mundo ter despertado em 2020 para uma realidade imposta pela pandemia de covid-19.

Muitos outros filmes produzidos e filmados na região Centro foram igualmente premiados no certame. Foram os casos de “Fragas de São Simão”, da autarquia de Figueiró dos Vinhos, que além de vencer os People’s Choice Awards ganhou também o 2.º prémio na categoria Turismo Rural, na competição internacional, e o 1.º lugar em Ecoturismo, na competição nacional; de “Sound of Centro” e “Living it together”, ambos filmados em Torres Vedras, que conquistaram os dois primeiros lugares em “Destinos – Cidades”; ou da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, que viu os seus filmes serem distinguidos nas categorias Campanha Publicitária, Turismo Cultural, Gastronomia e Turismo Desportivo. Também a autarquia de Viseu foi contemplada com prémios nas categorias MICE e Arte, Música e Cultura, assim como a autarquia da Figueira da Foz, em Turismo Cultural. Uma produção na Nazaré foi igualmente distinguida na categoria Hotéis & Resorts. Finalmente, o documentário “A Máscara de Cortiça”, rodado nas Aldeias do Xisto, venceu prémios em Etnografia e Sociedade e Melhor Documentário até 30 minutos.

“Sentimo-nos muito honrados com mais esta importante distinção, atribuída por um júri internacional, ao mais recente filme promocional do Centro de Portugal. Um filme que nasceu numa época particularmente difícil para todos e que pretende assinalar, de forma leve e despretensiosa, que há turismo para além da pandemia e que, depois de um período difícil, haverá tempo para a região, o país e o mundo renascer, com otimismo”, considera Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

“Esta distinção comprova a resiliência e o carácter dos territórios desta região, que são de baixa densidade e afastados dos centros de decisão, os quais conseguem superar-se através de uma estrutura inovadora que os junta e que se traduz nesta oportunidade de se promoverem através de canais internacionais. Aproveito para felicitar as entidades da região que foram também premiadas neste festival, nomeadamente as autarquias de Viseu, Torres Vedras, Figueiró dos Vinhos ou Figueira da Foz, da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e das Aldeias do Xisto. É a prova eloquente de que as entidades e empresas da região têm uma grande capacidade de inovação, criatividade e empreendedorismo, justificativa da aposta no desenvolvimento de um novo instrumento financeiro que sirva para atrair produções audiovisuais a estes territórios”, acrescenta. .

Na competição internacional, o grande vencedor foi o filme “The Nameless Call”, dirigido e produzido pela empresa italiana Wow Tapes. Nele, acompanhamos uma viagem de autocarro pela natureza intocada da Costa Rica, passando por florestas tropicais, praias, vulcões e cascatas, numa relação sagrada entre a natureza e os homens.

Pelo segundo ano consecutivo, o Festival ART&TUR voltou a dar ao público a oportunidade de decidir a atribuição de prémios – People’s Choice Awards – através do sistema de votação pública no website do Festival. O filme “Fragas São Simão, também filmado na região, realizado por Rafael Almeida e produzido por Ana Clara Saragoça, foi escolhido pelo público como o melhor filme de turismo na competição internacional, com um total de 990 votos. Na categoria de melhor filme de turismo na competição nacional, o grande vencedor do voto do público, com 1131 votos, foi “The Clever Way to Travel”, realizado por Pedro Amorim Rodrigues e produzido por Ana Moreira. Nos documentários, o vencedor foi “Lousada – Reencontro com a Natureza”, realizado por Pedro Miguel Ferreira e Joaquim Pedro Ferreira e produzido pela empresa PlaySolutions Audiovisuais, que conseguiu juntar 1905 votos.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. Durante os quatro dias do Festival, foram exibidos os 72 filmes que compõem a short list de filmes distinguidos pelo júri, escolhidos entre os 295 filmes que concorreram. 

Veja em baixo todos os vencedores da 13.ª edição do Festival ART&TUR Viseu 2020:

People’s Choice Awards:

  • Melhor Filme Turismo – Competição Internacional – “Fragas São Simão” = 990 votos
  • Melhor Filme Turismo – Competição Nacional – “The Clever Way to Travel” = 1131 votos
  • Melhor Documentário – “Lousada – Reencontro com a Natureza” = 1905 votos

Competição Internacional:

  • Best Commercial Film – 350 Years of Myths Augustus the Strong – Exhibition Moritzburg Castle
  • Best Advertising Campaign – Staycation
  • 1st prize – Destinations – Countries – Mzansea
  • 2nd prize – Destinations – Countries – As it blooms
  • 1st prize – Destinations – Regions – The Secret of Tanintharyi
  • 2nd prize – Destinations – Regions – Life is Now
  • 1st prize – Local Destinations & Cities – Staycation
  • 2nd prize – Local Destinations & Cities – Help
  • 1st prize – Film Locations – Croatia Your Next Film Destination
  • 2nd prize – Film Locations – Love Hermanus
  • 1st prize – Cultural tourism – Vienna is like…
  • 2nd prize – Cultural tourism – Welcome to Khayelitsha
  • 1st prize – MICE – Gran Canaria Walking Festival, much more than hiking
  • 2nd prize – MICE – MESCLA – Spot Promocional
  • 1st prize – Hotels & Resorts – You only love once
  • 2nd prize – Hotels & Resorts – The inspiration behind an old manor house hotel renovation.
  • 1st prize – Gastronomic Tourism – Hunger for experiences
  • 2nd prize – Gastronomic Tourism – Geo Dining Shimokita
  • 1st prize – Sport Tourism – MTB Stories
  • 1st prize – Mountain tourism – Alps at their very best
  • 1st prize – Wellness Tourism – Biking Taipei
  • 2nd prize – Wellness Tourism – Dubrovnik – Safe Vacation
  • 1st prize – Ecotourism – The Nameless Call
  • 2nd prize – Ecotourism – Discover Parque Futangue
  • 1st prize – Rural tourism – Discover Parque Futangue
  • 2nd prize – Rural tourism – Fragas São Simão
  • 1st prize – Tourism services: Tours/Guides/Transfers – You Have Reached Your Destination!
  • 2nd prize – Tourism services: Tours/Guides/Transfers – Reconnect with your Zen -Takahama-
  • 1st prize – LGBTI Tourism – Tu me acostumbraste
  • 2nd prize – LGBTI Tourism – Portugal. Viaja para Sentir.
  • 1st prize – Social Responsibility – Mzansea
  • 2nd prize – Social responsibility – Zagreb Loves You
  • 1st prize – Indie Film – Avannaq – A journey through Greenland
  • 2nd prize – Indie Film – Norway. Seasons.
  • 1st prize – Art, Music & Culture – O Principino
  • 2nd prize – Art, Music & Culture – Love Rituals: In Japan
  • 1st prize – Biographies – Il Sogno Autunnale
  • 2nd prize – Biographies – A Servant of Humanity
  • 1st prize – Adventures & Expeditions – Stalking Chernobyl: exploration after apocalypse
  • 2nd prize – Adventures & Expeditions – Vidaje – Tras la mirada del nómada
  • 1st prize – Ethnography & Society – Cruise and the Corona Crisis
  • 2nd prize – Ethnography & Society – Green corridors
  • 1st prize – History & Heritage – A Journey of Tea
  • 2nd prize – History & Heritage – O Principino
  • 1st prize – Environment & Ecology – Fast Fashion
  • 2nd prize – Environment & Ecology – Education on the Boat – A New Hope for Tomorrow
  • 1st prize – Nature & Wildlife – Wild Portugal
  • 2nd prize – Nature & Wildlife – Mar, a última fronteira – Best of Portugal
  • 1st prize – Preservation of Biodiversity – Our Gorongosa
  • 2nd prize – Preservation of Biodiversity – Riding to extinction
  • 1st prize – Sustainable & Responsible tourism – This Is Our Time
  • 2nd prize – Sustainable & Responsible tourism – Giant Slaves – Elephants in tourism industry
  • 1st prize – Social Responsibility – From Trash to Treasure: Turning negatives into positives
  • 2nd prize – Social Responsibility – Cruise and the Corona Crisis
  • 1st prize – Best Short Doc (Up to 30′) – From Trash to Treasure: Turning negatives into positives
  • 1st prize – Best Doc (Up to 90′) – Stalking Chernobyl: exploration after apocalypse
  • 2nd prize – Best Doc (Up to 90′) – Our Gorongosa
  • Best Documentary – From Trash to Treasure: Turning negatives into positives
  • Best Original Soundtrack – RIJEKA I miss you
  • Best Iberian Film – Hunger for Experiences
  • Grand Prix – International Competition – The Nameless Call

Competição Nacional:

  • Melhor Comercial (até 1′) – Vila Vita Biergarten OktoberFest 2019
  • 1º lugar – Campanha Publicitária – O teu sorriso é um dos segredos do Algarve!
  • 2º lugar – Campanha Publicitária – Campanha CIMVDL
  • 1º lugar – Destinos – Regiões – Life is Now
  • 2º lugar – Destinos – Regiões – Rota Eurovelo 1
  • 1º lugar – Destinos – Cidades – Sound of Centro
  • 2º lugar – Destinos – Cidades – Living it together
  • 1º lugar – Turismo cultural – Figueira de Tudo – Figueira da Foz !
  • 2º lugar – Turismo cultural – CIMVDL | Cultura e Heranças
  • 1º lugar – MICE – Algarve Chefs Week 2019 – À raiz do Sabor
  • 2º lugar – MICE – MESCLA
  • 1º lugar – Gastronomia – Algarve Chefs Week 2019 – À raiz do Sabor
  • 2º lugar – Gastronomia – CIMVDL | Sabores Memoráveis
  • 1º lugar – Enoturismo – Palmela, o que seria da vida sem a viagem?
  • 1º lugar – Hotéis & Resorts – Ohai Nazaré Outdoor Resorts
  • 2º lugar – Hotéis & Resorts – Melodia Hibiscus
  • 1º lugar – Ecoturismo – Fragas São Simão
  • 2º lugar – Ecoturismo – A Falcoaria – Vila Galé
  • 1º lugar – Turismo desportivo – CARS
  • 2º lugar – Turismo desportivo – CIMVDL | Desporto e Natureza
  • 1º lugar – Serviços turísticos: Tours/Guides/Transfers – CM Vizela Realidade Aumentada – Mobile App
  • 2º lugar – Serviços turísticos: Tours/Guides/Transfers – The Clever Way to Travel
  • 1º lugar – Turismo LGBTI – Portugal. Viaja para Sentir.
  • 2º lugar – Turismo LGBTI – Dance your Heart Out in Porto – Proudly Portugal
  • 1º lugar – Responsabilidade social – Life is Now
  • 2º lugar – Responsabilidade social – O teu sorriso é um dos segredos do Algarve!
  • 1º lugar – Indie Films – Esta Pessoa na Ilha da Madeira | Silly Dance Guide
  • 1º lugar – Turismo Sustentável e Responsável – creatour.pt – turismo criativo em Portugal
  • 1º lugar – Arte, Música e Cultura – Feira de São Mateus – A feirar há 627 anos
  • 1º lugar – Biografias – Johnson Semedo – Uma história de superação
  • 1º lugar – Etnografia e Sociedade – A Máscara de Cortiça
  • 2º lugar – Etnografia e Sociedade – 220 Metros de Guadiana
  • 1º lugar – Meio Ambiente e Ecologia – Lousada – Reencontro com a Natureza
  • 1º lugar – Natureza e Vida Selvagem – Mar, a última fronteira – Best of Portugal
  • 1º lugar – Preservação da Biodiversidade – Riding to extinction
  • 1º lugar – Melhor Documentário (até 30′) – A Máscara de Cortiça
  • 1º lugar – Melhor Documentário (até 90′) – creatour.pt – turismo criativo em Portugal
  • 2º lugar – Melhor Documentário (até 90′) – Mar, a última fronteira – Best of Portugal
  • Prémio Diretor do Festival – O Algarve fica-te bem
  • Melhor Documentário Nacional – creatour.pt – turismo criativo em Portugal
  • Grande Prémio – Competição Nacional  – Life is Now

Sobre o Turismo Centro de Portugal:

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.