Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente debate amanhã a mobilidade do futuro

• É já amanhã, em Lisboa, que alguns dos mais prestigiados especialistas internacionais e nacionais em mobilidade e sustentabilidade, participam na 4ª edição do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente;
• A Nissan ajuda assim a antecipar um futuro que começa hoje, graças ao capital tecnológico e de experiência adquiridos enquanto percursora e líder global em mobilidade elétrica, rumo a um futuro mais sustentável.

PORTO SALVO (18 de fevereiro de 2020) – Amanhã, dia 19 de fevereiro, a 4ª edição do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente procurará responder a questões como: como é que será a mobilidade do futuro, mas de um futuro que, urge, começar hoje? É verdade que a indústria automóvel pode sofrer uma transformação maior na próxima década, do que a registada no último século? É verdade que os automóveis vão também passar a fornecer energia às casas ou às redes? Até que ponto é que os ecossistemas elétricos vão mudar a forma como nos movemos e como vivemos? A sinistralidade zero é uma utopia? A relação emocional Homem/automóvel vai mudar? Os automóveis vão também passar a ser uma fonte de rendimento para os seus proprietários? É verdade que vamos passar a ser conduzidos pelos automóveis? Os automóveis partilhados são o futuro? O futuro será 100% elétrico ou também assentará noutras fontes de combustível?

Quando vivemos um momento de emergência climática e que os mais diversos setores da economia procuram ir de encontro às novas necessidades e expetativas das populações, o Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente assume uma importância crescente, até pelo facto de ser a mais antiga e importante iniciativa de discussão, de reflexão e de projeção do futuro da mobilidade, promovida em Portugal.

Amanhã, três painéis constituídos por alguns dos mais prestigiados especialistas internacionais e nacionais em mobilidade sustentável, vão projetar um futuro mais sustentável e seguro para todos, com o debate a começar por uma panorâmica geral da visão da Nissan a ser apresentada por Antonio Melica, Diretor-geral da Nissan em Portugal.

Seguir-se-á o painel inicial, intitulado “Condução Inteligente”, que vai ser enquadrado por Maarten Sierhuis, Diretor-geral de Tecnologia no Nissan Innovation Lab de Silicon Valley. O holandês, que também fez carreira na NASA, estreia-se no Fórum, antecedendo um painel que conta com a participação de Antonio Melica, Manuel Bóia (Administrador da ADENE – Agência para a Energia), Paulo Martins (City Manager e Responsável da eCooltra em Portugal), Michelle des Bouillons, (Empreendedora) e Nuno Brito (Consultor para a Mobilidade Elétrica na LeasePlan).

O segundo painel do Fórum abordará aquilo que a Nissan designa por “Energia Inteligente”. Nesta sessão será Marco Fioranvanti (Vice-presidente de Planeamento de Produto da Nissan Europa) a fazer o enquadramento e terá como convidados Jorge Miguel Fernandes (Diretor de Inovação da Galp Energia), Jorge Esteves (Diretor da Direção de Infraestruturas e Redes da ERSE) e Carlos Sampaio (Presidente da APESF – Associação Portuguesa de Empresas do sector Fotovoltaico).

Gareth Dunsmore (Vice-presidente de Comunicação de Marketing, Experiência de Cliente e Serviços de Automóveis Conectados da Nissan Europa) introduzirá o derradeiro painel, subordinado ao tema “Integração Inteligente” e que contará com as intervenções de Yannick Raffin (Responsável pela Estratégia de Zero Emissões e Infraestruturas da Nissan Europe), Luís Barroso (Presidente da Mobi.e) e Pedro Nuno Ferreira (Diretor dos Serviços Financeiros da Área Automóvel da Cetelem).

Após a conclusão dos trabalhos por Antonio Melica, a 4ª edição do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente encerrará com uma intervenção de Eduardo Pinheiro, Secretário de Estado da Mobilidade.

O Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente é mais um exemplo do compromisso da Nissan em prol de um planeta mais sustentável, mas um compromisso que não é de hoje… Na realidade, há quase uma década, quando o ceticismo e os preconceitos em relação à mobilidade elétrica ainda eram dominantes, a Nissan teve a coragem, a ousadia e o arrojo tecnológico para lançar no mercado o Nissan LEAF. O percursor e um dos símbolos da democratização dos automóveis elétricos, mas também o grande responsável pela liderança da Nissan em mobilidade elétrica, a nível global.

#

Sobre a Nissan em Portugal

Com uma rede de concessionários que possui em todo o território nacional 36 pontos de venda e 40 oficinas de assistência após-venda, a Nissan propõe uma linha completa de produtos, que inclui veículos de passageiros, crossovers, pickups, veículos comerciais e automóveis de alta performance, quer com motorizações de combustão, quer totalmente elétricas. Disponibiliza ainda um alargado conjunto de serviços de apoio aos seus Clientes, Parceiros e Concessionários.
A Nissan vendeu em Portugal no seu Ano Fiscal 2018 (1 de abril de 2018 a 31 de março de 2019), 13.768 veículos ligeiros de passageiros e comerciais, a que corresponde uma quota de mercado de 5,2%.