Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente porque o futuro começa hoje

2020/02/13

  • A 4ª edição do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente vai reunir em Lisboa prestigiados especialistas internacionais e nacionais em mobilidade e sustentabilidade;
  • Percursora e líder global em mobilidade elétrica, a Nissan é também sinónimo de inovação e de um capital de experiência decisivo para criar um futuro mais sustentável.

PORTO SALVO – É já no próximo dia 19 de fevereiro que a Nissan Portugal promove a 4ª edição do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente. A única iniciativa anual promovida em Portugal de discussão, de reflexão e de projeção de um futuro que está já a romper com os modelos tradicionais de mobilidade e, por consequência, de estilo de vida, tendo em conta a emergência climática, mas também as necessidades e as expetativas das populações.

No fundo, mais um exemplo do compromisso da Nissan em prol de um planeta mais sustentável, mas um compromisso que não é de hoje… Na realidade, há quase uma década, quando o ceticismo e os preconceitos em relação à mobilidade elétrica ainda eram dominantes, a Nissan teve a coragem, a ousadia e o arrojo tecnológico para lançar no mercado o Nissan LEAF. O percursor e um dos símbolos da democratização dos automóveis elétricos, mas também o grande responsável pela liderança da Nissan em mobilidade elétrica, a nível global.

Pela liderança, mas mais ainda pelo pioneirismo, a Nissan tem assumido o compromisso de uma Mobilidade Inteligente no sentido estrito da expressão. Um conceito que não se esgota nos automóveis, mas também em novas formas de mobilidade, de energia, de soluções de circularidade, de redes, bem como de infraestruturas e cidades, criando um Ecossistema Elétrico que contribui para mudar a forma como conduzimos, e também a forma como vivemos.

Assim e com o objetivo de esclarecer, debater, refletir e projetar todas estas temáticas, a Nissan Portugal promove a 4ª edição do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente, onde uma vez mais conta com um leque diversificado de oradores nacionais e internacionais, especialistas em diferentes áreas relacionadas com a Mobilidade Inteligente.

«Como líder na mobilidade elétrica, a Nissan tem a responsabilidade de estar na dianteira rumo a um futuro mais sustentável e seguro para todos», afirma Antonio Melica, o Diretor-geral da Nissan Portugal. «Mas quando falamos em mobilidade inteligente não falamos apenas de automóveis elétricos, mas sim de todo um ecossistema elétrico. No fundo, uma economia circular que vá de encontro à mudança de paradigma imposta pelas alterações climáticas e por um planeta mais sustentável. Num caminho que passa por estabelecer sinergias com as mais variadas entidades, independentemente de serem públicas ou privadas, e que encontra no fórum um palco privilegiado de debate de ideias e soluções que contribuem para encontrar as melhores soluções para os desafios que Portugal enfrenta neste objetivo comum da descarbonização».

A Nissan orgulha-se de ser a percursora e a líder global em mobilidade elétrica. Mas a Nissan é também sinónimo de inovação. Um capital de experiência decisivo para criar um futuro mais sustentável.

Para falar desse futuro e introduzir o painel de abertura “Condução Inteligente”, Maarten Sierhuis, Chief Technology Director do Nissan Innovation Lab @ Silicon Valley, estreia-se no 4º Fórum Nissan para a Mobilidade Inteligente. O holandês, que também fez carreira na NASA, antecede um painel que vai contar com a participação de Antonio Melica (diretor-geral da Nissan Portugal), Manuel Bóia (administrador da ADENE – Agência para a Energia), Paulo Martins (City Manager da eCooltra), Michelle des Bouillons, (empreendedora) e Nuno Brito (Especialista de Veículos Elétricos na LeasePlan).

O segundo painel do Fórum Nissan para a Mobilidade Inteligente abordará aquilo que a Nissan designa por “Energia Inteligente”. Ou seja, a forma como a Nissan desenvolve os automóveis elétricos enquanto unidades móveis de energia limpa que se enquadram e interligam com as infraestruturas e as redes, com o objetivo de transformar positivamente as cidades, tornando-se assim uma parte intrínseca da forma como vivemos.

Nesta sessão, Marco Fioranvanti (Nissan Vice President for Product Planning), terá como convidados Jorge Miguel Fernandes (Diretor de Inovação da Galp Energia), Jorge Esteves (Diretor da Direção de Infraestruturas e Redes da ERSE) e Carlos Sampaio (Presidente da APESF – Associação Portuguesa de Empresas do sector Fotovoltaico).

O derradeiro painel será subordinado ao tema “Integração Inteligente”, no qual Gareth Dunsmore (Vice President, Marketing Communication, Customer Experience and Connected Car Services Nissan Europe) irá animar o debate com Yannick Raffin (Responsável pela Estratégia de Zero Emissões e Infraestruturas da Nissan Europe), Byeronie Epstein (Diretora de Mobilidade no WBCSD – World Business Council for Sustainable Development), Luís Barroso (Presidente da Mobi.e) e Pedro Nuno Ferreira (Diretor dos Serviços Financeiros da Área Automóvel da Cetelem).

Após a conclusão dos trabalhos por Antonio Melica, Diretor-Geral da Nissan Portugal, a 4ª edição do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente encerrará com uma intervenção de Eduardo Pinheiro, Secretário de Estado da Mobilidade.

As decisões de hoje vão influenciar as vidas de amanhã. Até 2050, é expetável que o número de automóveis na estrada duplique. Um crescimento que não pode deixar de ser de outra forma se não sustentável. É por isso que todas as decisões e reflexões de hoje são mais importantes do que nunca. É imperioso que sejam alvo de uma análise profunda e que sejam analisadas, discutidas e assumidas por todos os atores da Mobilidade do futuro. A 4ª edição do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente é mais um importante passo nesse sentido.

#

Sobre a Nissan em Portugal

Com uma rede de concessionários que possui em todo o território nacional 36 pontos de venda e 40 oficinas de assistência após-venda, a Nissan propõe uma linha completa de produtos, que inclui veículos de passageiros, crossovers, pickups, veículos comerciais e automóveis de alta performance, quer com motorizações de combustão, quer totalmente elétricas. Disponibiliza ainda um alargado conjunto de serviços de apoio aos seus Clientes, Parceiros e Concessionários.

A Nissan vendeu em Portugal no seu Ano Fiscal 2018 (1 de abril de 2018 a 31 de março de 2019), 13.768 veículos ligeiros de passageiros e comerciais, a que corresponde uma quota de mercado de 5,2%.

Para mais informações
António Pereira Joaquim
Diretor de Comunicação
Nissan Iberia SA – Portugal
pereira-joaquim.antonio@nissan.pt
+351 962 062 633
www.newsroom.nissan-europe.com/pt