FÓRUM NISSAN PARA A MOBILIDADE INTELIGENTE CONCLUI QUE AUTOMÓVEIS PASSARÃO DE CUSTO A FONTE DE RENDIMENTO

  • Especialistas internacionais e nacionais em Mobilidade Inteligente debateram ontem em Lisboa a forma como os automóveis serão abastecidos, conduzidos e integrados na sociedade de amanhã;
  • A indústria automóvel está num momento de viragem, mudará mais nos próximos 10 anos do que desde que surgiu, há 100 anos;
  • Os automóveis deixarão de ser um custo, para passarem a representar uma fonte de rendimento para as famílias e as empresas

 

Especialistas europeus e nacionais reuniram-se ontem no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa para uma iniciativa inédita no nosso país, promovida pela Nissan. E a conclusão do estimulante painel de oradores do Fórum Nissan para Mobilidade Inteligente não poderia ser mais incisiva: nos próximos 10 anos a indústria automóvel mudará mais do que nos últimos 100. Está a chegar uma nova realidade onde os automóveis deixarão de ser apenas veículos de transporte de pessoas, para passarem a representar uma fonte de rendimento para as famílias e as empresas, desempenhando simultaneamente uma função ativa na gestão das redes elétricas.

A pedra de toque foi desde logo dada na sessão de abertura pelo secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes: “se nada for feito, o aquecimento global pode fazer descer o PIB mundial em 10% até ao final do século! Para além das questões de sustentabilidade ambiental, essa foi uma das razões porque Portugal decidiu ser um dos primeiros países a lançar uma rede de energia elétrica renovável”.

Guillaume Masurel, Diretor-geral da Nissan Portugal, reforçou que “apesar de sermos líderes mundiais em veículos elétricos, não nos limitamos a produzir automóveis zero emissões. A Nissan quer partilhar a sua visão, as suas ideias, mas também a sua tecnologia para uma integração mais sustentável do automóvel na sociedade. Estamos num momento de viragem na indústria automóvel e por isso estamos a organizar o Fórum Nissan para a Mobilidade Inteligente. Vai haver mais mudanças nos próximos 10 anos do que nos últimos 100. É um novo mundo de oportunidades que se abre. Fazer as coisas como se faziam até há pouco tempo é impossível, o que debatemos aqui hoje é uma realidade completamente diferente”.

O Fórum Nissan para a Mobilidade Inteligente encerrou com a intervenção do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches. O governante afirmou que “Portugal, não tendo combustíveis fósseis, apostou nas energias renováveis. Estes investimentos colocaram Portugal no radar internacional e o sistema elétrico nacional está preparado para responder aos novos tempos!”

Notas para os editores
As conclusões detalhadas do Fórum Nissan para a Mobilidade Inteligente serão divulgadas durante a próxima semana
Mais informação disponível em http://newsroom.nissan-europe.com/pt e http://www.forummobilidadeinteligente.pt/

 

###

 

Sobre a Nissan Motor Co., Ltd.

A Nissan fabrica uma gama abrangente de veículos, com mais de 60 modelos entre as marcas Nissan, Infiniti e Datsun. No ano fiscal de 2015, a empresa vendeu mais de 5.4 milhões de veículos a nível mundial, gerando uma receita de 12,19 biliões de ienes (92 mil milhões de euros). A Nissan concebeu, fabrica e comercializa o veículo 100% elétrico mais vendido na história, o Nissan LEAF. A sede global da Nissan em Yokohama, Japão, gere operações em seis regiões: ASEAN e Oceânia, África, Médio Oriente e Índia, China, Europa, América Latina e América do Norte. A Nissan tem mais de 247.500 colaboradores a nível mundial e detém uma parceria com o fabricante francês Renault, sob o nome Aliança Renault-Nissan, desde Março de 1999.
Sobre a Nissan em Portugal

Com uma rede de concessionários que possui em todo o território nacional 37 pontos de venda e 42 oficinas de assistência após-venda, a Nissan propõe uma linha completa de produtos, que inclui veículos de passageiros, crossovers, 4X4’s e pickup’s e automóveis de alta performance, para além de veículos comerciais ligeiros e pesados. Disponibiliza ainda um alargado conjunto de serviços de apoio aos seus Clientes, Parceiros e Concessionários.

A Nissan vendeu em Portugal no seu Ano Fiscal de 2015, 11.262 veículos, a que corresponde uma quota recorde no mercado de 5,1% e um crescimento de 26% em relação ao ano anterior.

Nesse período, a Nissan reafirmou a sua liderança no segmento Crossover e cimentou a sua posição de marca líder de vendas de veículos 100% elétricos em Portugal.

 

Para mais informações

António Pereira Joaquim                                                 www.newsroom.nissan-europe.com/pt

Director de Comunicação                                                http://www.facebook.com/NissanPortugal/

Nissan Iberia SA – Portugal                                             http://twitter.com/NissanPortugal

pereira-joaquim.antonio@nissan.pt                                  http://www.youtube.com/user/NissanPortugal

+351 962 062 633