Futuro do sector dos serviços reúne especialistas em Lisboa

I Convenção Nacional dos Serviços

 

. O Sector dos Serviços é responsável por mais de metade do valor acrescentado nacional incorporado nas exportações portuguesas (65 a 70% das exportações líquidas), contribuindo assim, de forma decisiva, para o equilíbrio da balança com o exterior.

 

Com vista a analisar e debater o papel e os desafios do sector vai ter lugar a I Convenção Nacional dos Serviços. A iniciativa é do Fórum dos Serviços, em colaboração com a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP). O evento vai contar com alguns dos mais importantes agentes económicos do sector, especialistas nacionais e estrangeiros, bem como destacados representantes políticos com papel relevante na área.

Neste evento, a abordagem das tendências gerais da economia global irá cruzar-se com a abordagem dos contributos que as múltiplas actividades de serviços (dos serviços às empresas, aos serviços pessoais, passando pelos serviços logísticos e de transporte aos serviços de base territorial, essenciais para a atracção de não residentes) podem dar para que Portugal possa ascender na cadeia de valor, reforçando o seu posicionamento competitivo a nível mundial.

Assim, ao longo dos dois dias em que vai decorrer a Convenção serão apresentados e debatidos temas estruturantes para o país, como “As novas estratégias de internacionalização”, “As transformações resultantes da economia digital”, “O desafio dos transportes, tendo em conta o posicionamento geoeconómico do país”, “Os serviços às empresas na lógica de uma nova especialização internacional para Portugal”. Os desafios de atractividade que se colocam às cidades e as políticas públicas, no que se relacionam com o Sector dos Serviços, serão outros grandes temas de discussão.

Em breve comunicaremos mais detalhes sobre a I Convenção Nacional dos Serviços e o programa do evento, que vai acontecer nos dias 23 e 24 de março de 2017, em Lisboa.

 

SOBRE O FÓRUM DOS SERVIÇOS 

O “Fórum dos Serviços para uma Especialização Inteligente da Economia Portuguesa”, criado em 2014 por iniciativa da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), é um espaço de debate, estudo e reflexão sobre o Sector dos Serviços e sua importância, tanto na economia portuguesa, como na economia globalizada, a uma escala mundial.

Além da discussão em torno das problemáticas do Sector dos Serviços, o Fórum tem por objectivo apresentar propostas de política pública que contribuam para reforçar a capacidade competitiva das nossas empresas no exterior. A realização de estudos sobre o sector, na perspectiva da inserção deste num novo modelo económico para Portugal, é outra atribuição do Fórum.

O Fórum dos Serviços é composto por diversas associações, empresas e pessoas singulares que têm dado o seu contributo ao longo dos últimos anos e continuam a trabalhar na promoção de uma cultura de cooperação entre os vários agentes do sector.