Hasso. Como um Leão da Rodésia inspirou um design português premiado internacionalmente

  • Prémio máximo para rótulo de vinho do Douro, da Kranemann Wine Estates, atribuído no “The Wine Design Challenge 2020”. Projeto nacional arrecada ainda uma medalha de prata e outra de bronze

Tabuaço, 9 de Abril de 2020

A imagem do vinho Hasso, um rótulo DOC Douro do produtor Kranemann Wine Estates, sediado no Vale do Távora, arrecadou um Trophy, prémio máximo do “The Wine Design Challenge 2020”, para a categoria “new design of a Wine Brand”, na competição organizada pela prestigiada revista inglesa “Drinks International”.

A marca Hasso representa os vinhos jovens, frescos e gastronómicos do projeto ancorado na histórica Quinta do Convento de São Pedro das Águias, uma das mais emblemáticas propriedades do Douro. E nasce inspirada no fiel companheiro da família Kranemann, o Hasso, um Leão da Rodésia descontraído, divertido, fiel companheiro do dia-a-dia. A afirmação de um design “clean” e moderno, numa proposta descomplicada e divertida, são precisamente argumentos destacados pelo júri do concurso, que definiu este rótulo como “uma grande entrada” à competição.

A criação da marca e rótulos Hasso tem assinatura do estúdio de design FBA – Ferrand, Bicker e Associados, sediado em Coimbra e responsável pela Identidade Visual de marcas da Kranemann Wine Estates. Para além da distinção à imagem do Hasso, foram ainda premiados os rótulos de dois vinhos do Porto, das marca Kranemann (Medalha de Prata na categoria “New Design for a Fortified Wine Brand”) e Senhora do Convento (Medalha de Bronze na categoria “Repackaged Fortified Wine Brand”), todas do portfólio Kranemann Wine Estates.

Sobre a Kranemann Wine Estates

A Kranemann Wine Estates é o projeto vitivinícola idealizado por Christoph Kranemann, um enófilo que se apaixonou pelo Douro, pelos seus vinhos e, em particular, pela Quinta do Convento de São Pedro das Águias, emblemática propriedade localizada em Tabuaço, na mais antiga região vinícola demarcada do mundo. Reputado cirurgião na América do Norte, Christoph Kranemann desenvolveu uma forte paixão pelo mundo do vinho quando, a partir dos anos 80, começou a conjugar as viagens profissionais com a descoberta de regiões vitivinícolas. O sonho de estabelecer-se enquanto produtor ocorreu-lhe para a Austrália, mas a distância tornou-o impossível. Em 2004, depois de conhecer a sua mulher, portuguesa, Christoph Kranemann passou a viajar para Portugal com frequência, descobrindo os vinhos e as castas nacionais, e, finalmente, o Douro. Aí encontraria, na Quinta do Convento de São Pedro das Águias, adquirida em 2018, o cenário perfeito para a concretização do seu sonho. Assim nasceu a Kranemann Wine Estates, num Douro único, de vinhas de altitude e solos de xisto e granito, propondo-se a desenhar vinhos DOC Douro e Porto singulares. E a erguer um novo projeto de enoturismo.