Equipa

O sucesso começa quando se elege a melhor equipa de trabalho. Somos decididos e determinados. Às vezes obstinados. Temos percursos diferentes e formações diversas, mas um plano que é comum e partilhado por todos. Na atualidade somos quase uma dúzia, mas um dia chegamos às várias dúzias. Conhecemos as nossas fraquezas melhor do que as nossas forças. Cometemos erros, mas só porque não temos medo de arriscar. A experiência é o nosso cartão-de-visita. E o trabalho realizado a nossa assinatura.

Marco Barbosa
Fundador

48 anos e o fundador do Atelier do Caractere. Na década de 90 foi jornalista, mas há quase 20 anos que se dedica à comunicação. Trabalhou clientes como o Grupo Salvador Caetano, Vitatron Portugal, Adega Cooperativa de Redondo, Vinhos do Alentejo, Grupo Petrotec e diferentes projetos de desportos motorizados, uma das suas paixões. Há 14 anos que é consultor de comunicação da Renault Portugal, há seis da Nissan Portugal, mas a sua intervenção estende-se às restantes contas da agência.

Filipe Santos
Consultar

35 anos, licenciado em Ciências da Comunicação, foi editor do Record e do Jornal i, onde participou da sua fundação. Como consultor de comunicação, assumiu a candidatura de Carlos Marta às eleições da FPF e coordenou o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol. Trabalha a comunicação do projecto AdegaMãe, do Grupo Riberalves.

Filipe Mesquita
Consultor

41 anos, iniciou-se no jornalismo no Jornal de Gaia e na Rádio Clube de Gaia, tendo depois uma passagem pelo Jornal de Notícias. Mas foi nos automóveis que encontrou a sua paixão e ao qual dedicou a maior parte da carreira. Ao longo de 18 anos foi jornalista do AutoSport, passando também pelo projeto embrionário da AutoSport TV, que ajudou a lançar. Como consultor de comunicação iniciou-se na área de saúde e está envolvido em diferentes projetos do sector automóvel.

Luis Miguel Nunes
Consultor

45 anos, jornalista durante quase 20. Experimentou várias formas de fazer jornalismo. Começou a aprendizagem no desportivo Record, continuou pelo Diário Económico, chefiou a redacção de um ambicioso jornal online (o pioneiro PortugalDiário, do grupo Media Capital), prosseguiu nas chefias dos populares Tal&Qual e 24horas e dirigiu o site de futebol Relvado. É de Coimbra, cidade para onde voltou após duas décadas na capital. É o mais recente elemento da equipa.

Fernando Petronilho
Fundador

64 anos, dos quais três dezenas como jornalista, tendo sido fundador de títulos como Autosport e Correio da Manhã, para além de ter sido colaborador das principais estações de rádio e canais televisivos portugueses. Há cerca de década e meia que se “converteu” ao outro lado da comunicação, com projetos e eventos de empresas e marcas como a longínqua UMM, Ford, Peugeot, Seat, VW, Audi, Skoda, Martini, Sonasol, Auto Europa e Bridgestone. Foi ainda responsável pelos Gabinetes de Imprensa de provas como a MotoGP, Dakar (na passagem por Lisboa), Campeonato do Mundo de Ciclismo 2001 (Lisboa), Campeonato do Mundo de Karting em Braga, Volta a Portugal em Bicicleta e Rali de Portugal. É um dos mais recentes reforços do Atelier do Caractere.

Paulo Calisto
Fundador

44 anos, com uma carreira associada a jornais e revistas como a Autohoje, Automotor, Autosport, Carros & Motores, DN, O Jogo, Volante, Turbo e Todo-o-Terreno editor fotográfico desde o número 1, mas também a marcas como a Adega Coop de Redondo, AdegaMãe, Delta, FPF, Galp, Red Bull, Polis-Ria Formosa, KIA, Mitsubishi, Nissan, Renault, Restaurante Tavares, Salvador Caetano, Sporting , VW e muitos outros.

Paulo Canilhas
Consultor

44 anos, curso de design do AR.CO – Centro de arte e comunicação visual, trabalhou como criativo em vários ateliers iniciando-se, individualmente, em 1994, com o lançamento de uma revista. Durante 14 anos trabalha como director criativo coordenando a criação e produção de trabalhos para clientes como Apple Portugal, Recer, F.P.F. Daikin, entre muitas outras.