Equipa

O sucesso começa quando se elege a melhor equipa de trabalho. Somos decididos e determinados. Às vezes obstinados. Temos percursos diferentes e formações diversas, mas um plano que é comum e partilhado por todos. Na atualidade somos quase uma dúzia, mas um dia chegamos às várias dúzias. Conhecemos as nossas fraquezas melhor do que as nossas forças. Cometemos erros, mas só porque não temos medo de arriscar. A experiência é o nosso cartão-de-visita. E o trabalho realizado a nossa assinatura.

Marco Barbosa
Fundador

Quando escrevi os primeiros textos numas folhas soltas e fiz as primeiras intervenções em rádios regionais, estava longe de imaginar que, um dia, fundaria uma agência de comunicação. Pelo meio passei pela Escola Superior de Jornalismo e perdi a conta aos caracteres que escrevi para jornais e revistas de desporto motorizado. Uma paixão que consta ter começado na alcofa! Deixei o jornalismo em meados dos anos 90, quando assumi a comunicação dos projetos oficiais da Salvador Caetano na competição. Desde aí, nunca mais deixei a atividade da comunicação. A paixão pelos automóveis mantém-se e é, seguramente, um dos segredos para que, desde 2003, trabalhe com o Grupo Renault Portugal. Mas é com o mesmo entusiasmo e com a ajuda de uma enorme – em competência! – equipa, que também estou envolvido noutros projetos, seja do setor automóvel, mas também do turismo, alimentar, vinhos, cultura, tecnologia, serviços, indústria petrolífera, desporto, saúde, etc.. E se é verdade que o Atelier do Caractere é um implacável consumidor de tempo, a gastronomia e os vinhos, o BTT, umas viagens, uns concertos e, claro, uns momentos de adrenalina ao volante, são sempre um pretexto para dar descanso ao teclado e ao telefone.

Filipe Santos
Consultor

35 anos, licenciado em Ciências da Comunicação, foi editor do Record e do Jornal i, onde participou da sua fundação. Como consultor de comunicação, assumiu a candidatura de Carlos Marta às eleições da FPF e coordenou o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol. Trabalha a comunicação do projecto AdegaMãe, do Grupo Riberalves.

Filipe Mesquita
Consultor

41 anos, iniciou-se no jornalismo no Jornal de Gaia e na Rádio Clube de Gaia, tendo depois uma passagem pelo Jornal de Notícias. Mas foi nos automóveis que encontrou a sua paixão e ao qual dedicou a maior parte da carreira. Ao longo de 18 anos foi jornalista do AutoSport, passando também pelo projeto embrionário da AutoSport TV, que ajudou a lançar. Como consultor de comunicação iniciou-se na área de saúde e está envolvido em diferentes projetos do sector automóvel.

Luis Miguel Nunes
Consultor

45 anos, jornalista durante quase 20. Experimentou várias formas de fazer jornalismo. Começou a aprendizagem no desportivo Record, continuou pelo Diário Económico, chefiou a redacção de um ambicioso jornal online (o pioneiro PortugalDiário, do grupo Media Capital), prosseguiu nas chefias dos populares Tal&Qual e 24horas e dirigiu o site de futebol Relvado. É de Coimbra, cidade para onde voltou após duas décadas na capital. É o mais recente elemento da equipa.

Carlos Mariano
Consultor de comunicação

Um frustrado candidato ao curso de Filosofia que se lembrou de fazer uma batota para a vida e seguir jornalismo na Universidade Autónoma de Lisboa. Afinal, pagarem-me para contar histórias parecia o melhor negócio de sempre.
Saí para o mercado de trabalho para uma pequena revista de atividades económicas e dois jornais locais, mas foi no jornal Record que me fiz jornalista, iniciando uma aventura de 12 anos. A curiosidade indiscriminada e o gosto pelo Desporto fizeram-me passar por praticamente todas as secções daquele diário, desde Benfica e Sporting até às Modalidades extra-futebol.
Trabalhei ainda na Federação Portuguesa de Surf, numa altura em que os feitos de Tiago Pires no Circuito Mundial e a descoberta das ondas gigantes da Nazaré pela comunidade internacional explodiram na cena mediática.
Abracei depois um desafio completamente diferente, na comunicação da CELPA — Associação da Indústria Papeleira —, saindo depois para integrar os quadros do Atelier do Caractere, tendo trabalhado em projetos com a Federação de Triatlo de Portugal, Campanha eleitoral de António José Silva à presidência da Federação Portuguesa de Natação, comunicação da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal ou, mais recentemente, da Federação de Desportos de Inverno de Portugal.

Fátima Casanova
Consultora de comunicação

A paixão pela leitura levou a que, ainda miúda, começasse a escrever pequenos contos e histórias. Queria participar em concursos de escrita e, por isso, um dia chegou lá a casa uma máquina de escrever. Tornou-se a minha melhor amiga, até ser substituída por um Pentium III: chegava a altura da faculdade e o curso de Ciências da Comunicação já pedia uma apresentação que só um computador permite. Depois do curso, outra das minhas paixões, a sétima arte, levou a que trabalhasse de alma e coração numa revista de cinema online, fundada por amigos, onde percebi que a minha relação com o jornalismo era séria: por coberturas de antestreias, entrevistas e reportagens, as diretas e longas horas de trabalho não custavam nada. Mas ambicionei por mais, quis pôr a minha versatilidade à prova e experimentei áreas tão diferentes como a televisão, os jornais e as revistas, até chegar ao encontro do Atelier do Caractere e descobrir a emoção das infinitas possibilidades da comunicação para marcas, desde a assessoria de imprensa, Storytelling, estratégia e gestão de redes sociais. Todo um mundo que, entre o cinema e os livros, preenche os meus dias com aquilo que, mais do que um trabalho, é um prazer.

Luís Silvestre
Consultor

Rui Reis
Consultor de comunicação

Enquanto os meus colegas de escola gastavam a “semanada” em guloseimas e jogos de matraquilhos, eu investia tudo o que amealhava em revistas de automóveis. Mas, enquanto frequentava o último semestre do curso de Relações Internacionais, estava longe de imaginar que iria passar os 21 anos seguintes ligado ao jornalismo nesta área; 20 ligado ao grupo Motorpress (18 dos quais como sub-Editor), que detinha o jornal AutoHoje e as revistas Auto Magazine e Guia do Automóvel, e um ano como Editor no ambicioso projeto Auto MAG.
A reconversão para a área da comunicação empresarial e para a realidade de uma agência de comunicação tem vindo a ser feita gradual, mas consistentemente, pela “mão” do Atelier do Caractere.
Apesar de os automóveis serem uma paixão antiga não é a única... Amante da natureza, quando não estou a escrever ao serviço do Atelier do Caractere, sou apreciador da boa gastronomia, fascinado pelo mundo dos vinhos e um viajante por vocação, atividade que me dá especial prazer quando o faço em família. E não abdico do dia de pesca com um grupo de amigos, a única ocasião do mês em que largo o telemóvel.

Paulo Calisto
Fundador

44 anos, com uma carreira associada a jornais e revistas como a Autohoje, Automotor, Autosport, Carros & Motores, DN, O Jogo, Volante, Turbo e Todo-o-Terreno editor fotográfico desde o número 1, mas também a marcas como a Adega Coop de Redondo, AdegaMãe, Delta, FPF, Galp, Red Bull, Polis-Ria Formosa, KIA, Mitsubishi, Nissan, Renault, Restaurante Tavares, Salvador Caetano, Sporting , VW e muitos outros.