Instituto Português de Fotografia promove MasterClass com Fanil Pandya, o fotógrafo dos últimos caçadores de cabeças humanas!

Na sequência da visita que está a fazer a Lisboa, para a apresentação da sua exposição de fotografia “Headhunters”, o prestigiado fotógrafo Fanil Pandya estará nas instalações do IPF-Instituto Português de Fotografia, na próxima segunda-feira (dia 16 de outubro), para uma exclusiva MasterClass. Entre as 11h30 e as 13h00, o indiano vai falar, ao detalhe, sobre o seu trabalho, missão, percurso e objetivos.

O MasterClass com o fotógrafo Fanil Pandya é mais uma iniciativa cultural do IPF-Instituto Português de Fotografia. A entrada nas instalações localizadas no número 31 da Rua Ilha Terceira é livre, mas o IPF vai promover uma recolha de fundos para a aquisição de uma ambulância para a tribo Konyak. Apesar de há muito tempo ter abraçado a paz, a tribo ainda integra os últimos sobreviventes de uma prática bárbara: a caça de cabeças humanas!

Entre 2015 e 2016, Fanil Pandya foi ao encontro deste clã tribal, documentando em imagens os seus orgulhosos anciãos e últimos sobreviventes desse legado que, durante séculos, sobreviveu sob a proteção das colinas de Nagaland. Através da série de fotografias “Headhunters”, Fanil Pandya proporciona-nos um vislumbre inesquecível do passado extraordinário de uma comunidade à beira da extinção e de uma das suas mais importantes tradições.

É esse fantástico testemunho que, até ao próximo dia 6 de novembro, vai estar em exposição no Espaço Exibicionista, em Lisboa.

A celebrar o meio século de atividade, o IPF – Instituto Português de Fotografia é reconhecido pela excelência do ensino na área da fotografia, mas também pelos programas que desenvolve a nível cultural, de que o MasterClass com Fanil Pandya é disso exemplo.

 

Fanil Pandya (1984, Hyderabad, India).

Usando a fotografia como forma de arte, Fanil Pandya iniciou a sua viagem como fotógrafo através da documentação em imagens de culturas, tribos, tradições e costumes em vias de extinção. O seu trabalho fotográfico tem sido apresentado em diversas ocasiões e foi já publicado pela National Geographic India, Outlook Traveller e Times of India. Em 2017 foi selecionado para participar no legendário Eddie Adams Workshop (New York), um dos mais prestigiados programas de fotojornalismo para fotógrafos emergentes.

A série de fotografias Headhunters é uma tentativa de Fanil Pandya de narrar visualmente as histórias dos últimos caça-cabeças Konyak ainda vivos. Foi já exibida em New Delhi (Egg Art Studio), Mumbai (PL Deshpande Kala Academy), Ahmedabad (Amdavad ni Guffa), Vadodara (Fine Arts Faculty, MS University) e em Hyderabad no muito prestigiado Indian Photo Festival.

 

APRESENTAÇÃO DO IPF

Celebrando, em 2017, 50 anos de experiência na formação em fotografia, o Instituto Português de Fotografia (IPF) é a mais antiga e prestigiada instituição dedicada à área em Portugal. Neste meio século de ensino de excelência, dedicou-se ainda à promoção dos seus formandos. O IPF é a solução para quem aspira ser profissional da fotografia ou o recurso para os muitos amantes da fotografia que desejam evoluir ou simplesmente potenciar o equipamento de que dispõem, seja uma câmera fotográfica ou um smartphone. Dispõe de uma ampla oferta formativa, inclusivamente para os mais novos – há formações orientadas para crianças a partir dos seis anos de idade. Com sede em Lisboa e instalações na cidade do Porto, o IPF é reconhecido pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) como Organismo de Normalização Sectorial para a Fotografia em Portugal e como instituição de formação tem o reconhecimento da DGERT (Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho), sendo ainda membro permanente na ISO, representando Portugal no seu comité de fotografia. Ao longo do seu percurso, organizou inúmeras ações de formação por todo o país, não excluindo a ilhas. As formações IPF estão abertas a pessoas de todas as nacionalidades, tendo recebido já formandos da China, Japão, Rússia, Finlândia, Noruega, Itália, Inglaterra, Holanda, França, Suíça, Espanha, Angola, Moçambique, Colômbia, México, Brasil, Canadá e EUA.

https://www.ipf.pt/

IPF Lisboa

Rua da Ilha Terceira, 31 A 1000-172 Lisboa

Telefone +351 213 147 305

Telemóvel +351 926 964 148