Luso Lynx com fim de semana perfeito lideram Liga Andaluz de Hóquei no Gelo

EQUIPA LIDERADA PELO CANADIANO JIM ALDRED VENCEU TRÊS JOGOS EM TRÊS DIAS

Os Luso Lynx, (equipa base da Seleção Nacional de Hóquei no Gelo da Federação de Desportos de Inverno de Portugal), bateram em Granada os Buhos, os Costa Bulls e os Grizzlies em três dias, ocupando a liderança da Liga Andaluz de Hóquei no Gelo.

Os Lynx começaram por golear os Buhos por 13-1 na sexta-feira, venceram os fortes Costa Bulls por 9-8, após prolongamento, no sábado, e hoje de manhã levaram de vencida os Grizzlies por 7-2.

Os Lynx lideram a classificação com cinco vitórias e uma derrota à segunda jornada, um feito incrível como o seu treinador Jim Aldred salienta: “Foi um fim de semana muito intenso, muito cansativo mas também muito gratificante. Fomos para Espanha com a meta de ganhar dois dos três jogos em disputa e acabámos por ganhar três, o que é fantástico. Os nossos jogadores estão muito motivados, adoram o desporto e têm impressionado o público espanhol que é muito conhecedor e sabem que não temos uma pista de gelo para treinar.”

Refira-se que os Luso Lynx treinam quotidianamente com patins em linha em rinques de hóquei em patins tradicional, pelo que a evolução é ainda mais valorizada por todos os envolvidos.
Das três vitórias, a conseguida frente aos Costa Bulls foi a mais saborosa, explica Jim Aldred: “Desde 2017 que jogamos com eles e nunca lhes tínhamos ganho. Foi difícil, com muita luta, mas agora fazemos a viagem para casa muito mais felizes.

Sobre a Federação de Desportos de Inverno de Portugal

Há registos que apontam para a introdução do esqui em Portugal por volta de 1918. A partir de 1933 começaram a ser organizadas, com caráter regular, as primeiras competições, o que também resultou nas primeiras participações pontuais de atletas portugueses em olimpíadas de inverno.

No entanto, apenas na última década do século XX, mais concretamente a 15 de maio de 1992, é que foi criada uma federação responsável pela regulamentação dos desportos de inverno em Portugal: a Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDI-Portugal). A autoridade nacional em matéria de desportos relacionados com a neve e gelo tutela as seguintes modalidades: Esqui Alpino, Esqui Nórdico, Esqui Freestyle, Snowboard, Curling, Hóquei no Gelo, Bobsleigh, Skeleton e Luge.

Uma organização sem fins lucrativos, dotada de estatuto de utilidade pública desportiva, com sede na Covilhã, que tem como principais objetivos promover, regulamentar e dirigir, a nível nacional, a prática de desportos relacionados com a neve e gelo, nas vertentes formativa, desportiva e cultural. Cabe também à FDI- Portugal representar o seu conjunto de modalidades desportivas, junto das organizações desportivas nacionais e internacionais.