Médicos conhecem propriedades terapêuticas das termas da região Centro em passeios de moto

Segunda etapa da iniciativa “Termas Centro em Duas Rodas” terá lugar nos dias 5 e 6 de setembro.

Data: 24/08/2020

Médicos e outros profissionais da saúde, adeptos de passeios de moto, vão participar na segunda etapa da iniciativa “Termas Centro em Duas Rodas”, promovida pela rede Termas Centro no âmbito do seu ciclo de animação das estâncias termais.

A iniciativa, realizada em parceria com o Clube Médico de Mototurismo, vai levar os participantes às estâncias termais de Alcafache, Manteigas, Monfortinho e Águas-Penamacor, nos dias 5 e 6 de setembro.

O passeio terá o seu início nas Termas de Alcafache, no dia 5, passando em seguida pelas Termas de Manteigas e pelas Termas de Monfortinho, onde o grupo pernoitará. No dia 6, os participantes terão experiências de serviços termais, ainda nas Termas de Monfortinho, seguindo depois para as Termas de Águas – Penamacor. Haverá ainda tempo de conhecer a Serra da Malcata.

O objetivo desta iniciativa é dar a conhecer aos profissionais da saúde, de forma pormenorizada, os benefícios terapêuticos e profiláticos das estâncias das Termas Centro. Em paralelo, os participantes poderão usufruir da beleza e tranquilidade das envolvências naturais das termas, assim como constatar a qualidade da gastronomia regional.

A iniciativa “Termas Centro em Duas Rodas” teve a sua primeira etapa a 7 e 8 de março, altura em que os médicos conheceram as Termas de Luso e as Termas da Curia, com passagem também pelas Termas de Vale da Mó. A pandemia de covid-19 obrigou a uma pausa na iniciativa, que agora reúne as condições para recomeçar, com toda a segurança.

O Clube Médico de Mototurismo tem sete anos de existência e mais de 140 médicos associados. Durante a sua existência, já percorreu cerca de 50.000 quilómetros em passeios de interesse cultural.

A ação “Termas Centro em Duas Rodas” insere-se no ciclo de animação “Viva Termas Centro”, promovido pela rede Termas Centro nas suas estâncias termais. O ciclo desenvolve-se a partir de três eixos, que levam os participantes a conhecer a rede cultural que envolve as Termas, a explorar o seu território e património e a desfrutar de novas experiências.

Sobre as Termas Centro:
A rede Termas Centro, cujo promotor líder é a Associação das Termas de Portugal – Delegação Centro – é um projeto cofinanciado pelos programas operacionais Centro 2020, Portugal 2020 e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE (Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos).

Um total de 20 estâncias termais da região Centro integram o consórcio, representando 60 por cento do mercado nacional. A saber: Termas de Alcafache, Termas de Almeida – Fonte Santa, Termas de Águas – Penamacor, Termas do Bicanho, Caldas da Felgueira, Caldas da Rainha, Termas do Carvalhal, Termas da Curia, Termas do Cró, Termas da Ladeira de Envendos, Termas de Longroiva, Termas de Luso, Termas de Manteigas, Termas de Monfortinho, Termas da Piedade, Termas de Sangemil, Termas de São Pedro do Sul, Termas de Unhais da Serra, Termas de Vale da Mó e Termas do Vimeiro.