Médis 2016 Lisbon ETU Triathlon European Championship: O maior evento de Triatlo alguma vez realizado em Portugal

  • Prova decorre entre 25 e 29 de Maio, no Parque das Nações, em Lisboa, reunindo atletas de 47 países.
  • Europeu serve como warm up para os Jogos Olímpicos e permitirá aferir a condição dos atletas olímpicos presentes, incluindo os portugueses com aspirações a um lugar no Rio de Janeiro.
  • Objectivo simultâneo daquela que é a maior organização de sempre da Federação de Triatlo: continuar a desenvolver uma modalidade que está a crescer em Portugal, promovendo uma verdadeira Festa do Triatlo, através da estratégia “Triatlo para Todos”.

Lisboa recebe, entre os dias 25 e 29 de Maio, o maior evento de Triatlo alguma vez realizado em Portugal. O Médis 2016 Lisbon ETU Triathlon European Championship lança o desafio de colocar em competição mais de 2000 atletas, oriundos de 47 países, com as elites mundiais masculina e feminina, júniores, amadores de quase todos os escalões etários, e ainda a competição paralímpica. Será um número recorde de participações, que dobrará os 800 atletas inscritos no Europeu de 2008, também em Lisboa, numa festa do Desporto que tem como palco principal o MEO Arena, no Parque das Nações.

O Médis 2016 Lisbon ETU Triathlon European Championship será apadrinhado por Vanessa Fernandes e Bruno Pais, os dois atletas com o palmarés mais rico da história do triatlo nacional. Recorde-se que Vanessa Fernandes foi medalha de Ouro no Campeonato da Europa de 2008, em Lisboa, e vice-campeã olímpica em Pequim, no mesmo ano.

Esta prova surge no calendário internacional como um importante teste para a elite mundial presente nos Jogos do Rio de Janeiro, aferir a sua forma para o ataque a um lugar no pódio olímpico. “O Campeonato da Europa afigura-se como uma grande oportunidade para os melhores triatletas prosseguirem a sua preparação olímpica e aferirem as suas capacidades. Teremos em Lisboa o melhor Triatlo de alta competição, com o aliciante de podermos apoiar os portugueses na nossa casa. Será uma grande festa do Triatlo”, afirma Fernando Feijão, presidente da Federação de Triatlo de Portugal.

 Quarteto nacional apontado aos Jogos

Entre a elite mundial, Portugal tem quatro candidatos a uma presença olímpica: João Pereira, João Silva, Miguel Arraiolos e Melanie Santos. São estes os herdeiros de uma tradição de vitória numa modalidade que já conquistou 168 medalhas em provas internacionais, incluindo uma medalha olímpica.

“Em Lisboa, não temos qualquer pressão para fazer resultados, porque os nossos olhos estão nos Jogos Olímpicos, mas sabemos que o potencial é enorme, sobretudo nas competições masculinas de Elite e Juniores. Quem sabe não teremos uma cereja no topo do bolo”, perspectiva ainda Fernando Feijão.

Mas além dos consagrados, este Campeonato da Europa abre portas para a próxima geração do triatlo nacional, com os juniores portugueses (escalão dos 16 aos 19) a terem aqui uma soberana oportunidade de competir com alguns dos melhores do Mundo, numa atmosfera de alta competição e num cenário único, em casa, diante de amigos e família.

 Passaporte para Jogos Paralímpicos

O Médis 2016 Lisbon ETU Triathlon European Championship será uma montra por excelência do triatlo internacional em todas as suas vertentes, que pretende demonstrar que esta é uma modalidade para a alta competição mas também para todos os super-atletas do dia-a-dia. Isto o traduz-se, na prática, em competição para todos os escalões etários e ainda na competição paralímpica.

O triatlo paralímpico tem um lugar de destaque, já que este Campeonato da Europa de Lisboa pontua para o processo de qualificação do Triatlo dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, sendo uma paragem obrigatória para os melhores atletas do continente europeu. Esta competição abrange cinco categorias (PT 1 a PT 5), com as quatro primeiras a serem dedicadas a atletas com vários graus de deficiência motora e a PT 5 a abarcar atletas invisuais. Estes, obrigatoriamente, competirão com o auxílio de guia.

 Prova Aberta e portas abertas no MEO Arena

O lema deste Campeonato da Europa é o “Triatlo para Todos”, pela abrangência dos escalões envolvidos mas também pela possibilidade que dá ao grande público de usufruir do espectáculo do triatlo, já que as portas da MEO Arena estarão abertas, gratuitamente, durante os três dias de competição (os dias 25 e 26 serão dedicados a treinos).

A dimensão popular deste evento insere-se numa estratégia desenhada pela Direcção da Federação de Triatlo de Portugal com o objectivo de promover o desenvolvimento da modalidade e a sua expansão junto de uma população cada vez maior. É por isso que o programa inclui ainda a chamada Prova Aberta, por excelência a categoria de promoção da modalidade, em que todos são convidados a participar.

“O Triatlo em Portugal está a crescer exponencialmente, cerca de dez por cento ao ano, desde que a actual Direcção tomou o leme da Federação. Em 2012, tínhamos 1834 federados, actualmente contamos com 2450 atletas, e o objectivo desta Direcção é concluir o seu mandato, no final deste ano, com 3600 inscritos na Federação de Triatlo de Portugal”, prossegue Fernando Feijão.

Esta é uma taxa de crescimento notável mas que, ainda assim, sublinha o presidente da Federação de Triatlo de Portugal, está ainda distante das registadas nas maiores potências mundiais da modalidade, que apresentam taxas de 20 por cento de crescimento ao ano. “Os nossos atletas têm uma taxa de permanência muito boa na modalidade, mas queremos alargar a nossa população federada. Este Campeonato da Europa é uma extraordinária oportunidade para promoção da modalidade em Portugal”, termina Fernando Feijão.

O 2016 Médis Lisbon ETU Triathlon European Championship tem como parceiros o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Câmara Municipal de Lisboa, e a Médis como Mecenas.

A RTP será o Media Partner que assegura a transmissão em directo das provas de Elite.