MIGUEL FAÍSCA INICIA DEFESA DAS CORES DA NISSAN NO BLANCPAIN ENDURANCE SERIES

Miguel Faísca, o campeão europeu em título da GT Academy, estreia-se este fim-de-semana com o fato de competição branco dos Atletas Nismo – título reservado aos pilotos oficiais da Nissan – ao participar na primeira das cinco provas que integram o calendário do Blancpain Endurance Series, uma das mais prestigiadas competições internacionais de Gran Turismo. O jovem piloto nacional vai defender as cores oficiais da Nissan, partilhando os comandos de um Nissan GT-R Nismo GT3, na categoria Pro-Am, com o russo Mark Shulzhitskiy e o japonês Katsumasa Chiyo.

Depois da vitória na GT Academy no Verão passado e da subida ao lugar mais alto do pódio, nas 24 Horas do Dubai, no último mês de Janeiro, este é mais um enorme desafio que o português tem pela frente. O Autódromo de Monza é o palco da prova de abertura da temporada do Blancpain Endurance Series e Miguel Faísca não nega que está “ansioso por entrar em pista. Para além do enorme orgulho em ser piloto oficial da Nissan, vou ter o privilégio de disputar um dos mais exigentes e prestigiados campeonatos mundiais de GT”.

O lisboeta vai pilotar um dos dois Nissan GT-R inscritos pela Nissan GT Academy Team RJN na categoria Pro-Am, mais concretamente o com o número 35, fazendo equipa com Katsumasa Chiyo, um piloto japonês com experiência de Super GT e ex-campeão de F3 no seu país e com o russo Mark Shulzhitskiy, vencedor do GT Academy Rússia 2012.

Como admite Miguel Faísca, a prova de Monza “vai ser tudo menos fácil. Em pista vão estar mais de 40 automóveis, com alguns dos melhores pilotos do mundo da categoria. Quero aprender o mais possível e andar o mais rápido que puder, na certeza de que vou competir com adversários bem mais experientes. Ainda há uns meses limitava-me a correr na PlayStation, mas agora já tenho o privilégio de estar a defender as cores da Nissan num projecto tão desafiante como este. Confesso que estou a viver um sonho, mas vou procurar gerir todas as emoções, tendo em vista a enorme responsabilidade que tenho pela frente”.

O português perspectiva que “o tráfego talvez seja a maior dificuldade que vou enfrentar durante o fim-de-semana. Com mais de 40 adversários em pista, não vai ser fácil fazer uma volta ´limpa´ e, ao contrário da maioria dos adversários, eu não tenho qualquer experiência na competição”. Recorde-se que esta também será a prova de estreia de Miguel Faísca aos comandos do Nissan GT-R GT3, uma vez que nas corridas de preparação efectuadas em Inglaterra em finais de 2013 e nas 24 Horas do Dubai tripulou um Nissan 370Z. Ainda assim, os dois testes realizados aos comandos do Nissan GT-R GT3 na pré-época, bem como o intenso programa de preparação física a que se submeteu, certamente vão ajudá-lo a ultrapassar com êxito mais este desafio.

Em Monza, vão estar em acção um total de 44 equipas, algumas constituídas por ex-pilotos de Fórmula 1, em representação de marcas como Aston Martin, Audi, Bentley, BMW, Chevrolet, Ferrari, Jaguar, Lamborguini, McLaren, Mercedes-Benz e Porsche. O dia de amanhã, sexta-feira (11 de Abril), é reservado a treinos livres, o de sábado à qualificação e a corrida está marcada para as 13h45 de domingo, tendo a duração de três horas.

###

Sobre a Nissan na Europa 

A Nissan tem uma das presenças mais abrangentes na Europa entre todos os fabricantes de raiz não europeia, empregando mais de 14.500 pessoas distribuídas pelas operações locais de desenho, pesquisa e desenvolvimento, fabrico, logística, vendas e marketing. No ano passado, as instalações da Nissan no Reino Unido, Espanha e Rússia produziram 695 mil veículos incluindo automóveis compactos, crossovers premiados, SUV’s e veículos comerciais. A Nissan disponibiliza actualmente aos seus clientes na Europa 24 gamas de produtos diversos e inovadores e está posicionada para se tornar na marca asiática número um neste continente.

 

Sobre a Nissan em Portugal

Com 19 concessionários em todo o território nacional, a Nissan propõe uma linha completa de produtos, que inclui veículos de passageiros, crossovers, 4X4’s e pickup’s e automóveis de alta performance, para além de veículos comerciais ligeiros e pesados. Disponibiliza ainda um alargado conjunto de serviços de apoio aos seus Clientes, Parceiros e Concessionários.

A Nissan vendeu em Portugal, no seu ano fiscal de 2012 (1 de Abril de 2012 a 31 de Março de 2013), um total de 4.323 veículos ligeiros, a que corresponde uma quota de mercado recorde de 3.9%. Nesse período, a Nissan reafirmou a sua liderança no segmento Crossover em Portugal, com o Qashqai e o Juke a ocuparem as duas primeiras posições do segmento, conquistando 65% do mercado crossover.

 

Sobre a GT Academy

A GT Academy é uma colaboração entre a Nissan e a PlayStation® que usa o mundo virtual do jogo Gran Turismo® para descobrir talentos de competição automóvel no mundo real. A quinta edição do programa (a nível europeu) ficou marcada pela vitória do português Miguel Faísca, um lisboeta de 24 anos que, agora, é piloto oficial da Nissan em competições internacionais, seguindo as pisadas dos anteriores vencedores da GT Academy. Na época de 2013, Lucas Ordoñez (Espanha, vencedor em 2008) e Jann Mardenborough (Reino Unido, vencedor em 2011) competiram nas 24 Horas de Le Mans pela equipa Greaves Motorsport Zytek- Nissan LMP2. Os vencedores de 2012, Mark Schulzhitskiy (Rússia), Wolfgang Reip (Europa), Steve Doherty (EUA) e Peter Pyzera (Alemanha) estão a competir na Blancpain Endurance Series pela equipa Nissan GT Academy RJN.

 

Deixe uma resposta