MIGUEL FAÍSCA OPTIMISTA PARA A CORRIDA DE AMANHÃ DO BLANCPAIN ENDURANCE SERIES, EM SILVERSTONE

Oito meses depois da consagração como vencedor europeu da GT Academy, Miguel Faísca está, este fim-de-semana, de regresso à pista de Silverstone, mas agora já como piloto oficial da Nissan e logo numa das mais importantes competições internacionais de Gran Turismo: o Blancpain Endurance Series. Um regresso carregado de simbolismo para o português, que está a pilotar um dos dois Nissan GT-R inscritos pela Nissan GT Academy Team RJN.

Na pré-qualificação disputada hoje, a formação do piloto nacional obteve o 15º tempo da categoria Pro-Am. “A pista nunca esteve totalmente seca, mas a equipa optou por rodar com pneus “slicks” e afinações para o piso seco, uma vez que, para amanhã, as previsões não apontam para a ocorrência de chuva”, sublinha Miguel Faísca. “Acima de tudo procurámos encontrar uma boa afinação para o carro, sem qualquer preocupação de registar um tempo entre os mais rápidos”.

Já os colegas de equipa, Nick McMillen, Florian Strauss e Alex Buncombe, estabeleceram o 10º melhor registo da categoria.

Ontem, a primeira sessão de treinos foi marcada por uma verdadeira intempérie, com Miguel Faísca a não conseguir evitar um despiste, devido a uma situação de aquaplanagem. “Na primeira vez que entrei em pista, de repente e de forma totalmente inesperada, perdi o controlo do carro e embati num muro. Fiquei bastante triste com o sucedido, mas a equipa esteve a analisar a telemetria e confirmou que, quando se deu o acidente, o meu ritmo era lento e que nem sequer tinha feito uma trajectória ou um movimento com a direcção que justificasse o sucedido. O problema é que as condições eram bastante más e eu, infelizmente, fui uma das muitas vítimas da enxurrada que se abateu sobre Silverstone”.

Apesar das dificuldades, para o dia de amanhã (domingo), Miguel Faísca admite que, “a motivação para conquistarmos um bom resultado é grande. Mas o Blancpain Endurance Series é um dos mais competitivos campeonatos do mundo e eu tenho consciência que, ainda há oito meses atrás, estava em Silverstone como um ´simples´ piloto de PlayStation. Agora, estou em pista com um Nissan com mais de 550 cavalos de potência, a lutar com alguns dos melhores pilotos do mundo. É como se ainda estivesse a viver um sonho e só tenho de agradecer à Nissan e à PlayStation por estar a ter esta oportunidade”. Uma oportunidade que o jovem piloto nacional conquistou depois de ter superado 765 mil adversários europeus!

A jornada deste fim-de-semana é a segunda do calendário do Blancpain Endurance Series, com Miguel Faísca a partilhar o Nissan GT-R, com o número 35, com o japonês Katsumasa Chiyo. A novidade dá pelo nome de Stanislav Aksenov, o vencedor russo da GT Academy que, finalmente, conseguiu obter o visto comunitário.

Em Silverstone, estão em acção um total de 45 equipas, algumas constituídas por ex-pilotos de Fórmula 1, em representação de marcas como Aston Martin, Audi, Bentley, BMW, Chevrolet, Ferrari, Jaguar, Lamborguini, McLaren, Mercedes-Benz e Porsche. A qualificação está marcada para as 09h00 de amanhã (domingo) e a corrida para as 14h55, com transmissão directa no canal MotorsTV.

 

###

 

Sobre a Nissan na Europa

A Nissan tem uma das presenças mais abrangentes na Europa entre todos os fabricantes de raiz não europeia, empregando mais de 14.500 pessoas distribuídas pelas operações locais de desenho, pesquisa e desenvolvimento, fabrico, logística, vendas e marketing. No ano passado, as instalações da Nissan no Reino Unido, Espanha e Rússia produziram 695 mil veículos incluindo automóveis compactos, crossovers premiados, SUV’s e veículos comerciais. A Nissan disponibiliza actualmente aos seus clientes na Europa 24 gamas de produtos diversos e inovadores e está posicionada para se tornar na marca asiática número um neste continente.

 

Sobre a Nissan em Portugal

Com 19 concessionários em todo o território nacional, a Nissan propõe uma linha completa de produtos, que inclui veículos de passageiros, crossovers, 4X4’s e pickup’s e automóveis de alta performance, para além de veículos comerciais ligeiros e pesados. Disponibiliza ainda um alargado conjunto de serviços de apoio aos seus Clientes, Parceiros e Concessionários.

A Nissan vendeu em Portugal, no seu ano fiscal de 2012 (1 de Abril de 2012 a 31 de Março de 2013), um total de 4.323 veículos ligeiros, a que corresponde uma quota de mercado recorde de 3.9%. Nesse período, a Nissan reafirmou a sua liderança no segmento Crossover em Portugal, com o Qashqai e o Juke a ocuparem as duas primeiras posições do segmento, conquistando 65% do mercado crossover.

 

Sobre a GT Academy

A GT Academy é uma colaboração entre a PlayStation® e a Nissan que usa o mundo virtual do jogo Gran Turismo® para descobrir talentos de corridas no mundo real. A quinta edição do programa (a nível europeu) ficou marcada pela vitória do português Miguel Faísca, um lisboeta de 24 anos que, agora, é piloto oficial da Nissan em competições internacionais, seguindo as pisadas dos anteriores vencedores da GT Academy: em 2013, Lucas Ordoñez (Espanha, vencedor em 2008) e Jann Mardenborough (Reino Unido, vencedor em 2011) competiram nas 24 Horas de Le Mans pela equipa Greaves Motorsport Zytek- Nissan LMP2. Os vencedores de 2012, Mark Schulzhitskiy (Rússia), Wolfgang Reip (Europa), Steve Doherty (EUA) e Peter Pyzera (Alemanha) estão a competir na Blancpain Endurance Series pela equipa Nissan GT Academy RJN. 

 

Para mais informações:

 

António Pereira Joaquim                                                 www.newsroom.nissan-europe.com/pt

Communication Manager                                                http://www.facebook.com/NissanPortugal/

Nissan Iberia SA – Portugal                                            http://twitter.com/NissanPortugal

pereira-joaquim.antonio@nissan.pt                                 http://www.youtube.com/user/NissanPortugal

+351 962 062 633                                                          http://www.scribd.com/NISSANPORTUGAL

 

 

Marco Barbosa

Assessor de Imprensa – Nissan/Miguel Faísca

Atelier do Caractere

marcobarbosa@atelierdocaractere.pt

+351 917 345 744