Nova parede de escalada olímpica abre ao público no “Jamor em Festa”

  • Secretário de Estado da Juventude e Desporto João Paulo Rebelo presente na abertura
  • Aposta olímpica André Neres coordena dia de atividades
  • Festa do Desporto promete trazer milhares de pessoas ao Jamor

 

A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) terá um papel importante nas comemorações do 73º aniversário do Complexo Nacional Desportivo do Jamor, o “Jamor em Festa”, a ser comemorado na sexta-feira dia 10 de Junho, com a abertura da renovada Parede de Escalada.

Uma cerimónia que contará com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, bem como do Presidente do Instituto de Desporto e Juventude, Augusto Baganha, e do presidente da FCMP, João Queiroz, bem como da aposta olímpica nacional André Neres, que coordenará um dia de atividades de escalada para todos os entusiastas que queiram experimentar o novo equipamento desportivo.

A nova parede constituirá uma referência nacional na escalada que, recorde-se, será modalidade de apresentação nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

“É um equipamento único em Portugal com características que lhe permitem receber competições nacionais e internacionais do mais alto nível”, destaca André Neres, o atleta apontado como o representante português nos Jogos Olímpicos de 2020 e que coordenará todas as atividades de escalada.

“Teremos aqui condições para apresentar a escalada ao público, com uma secção de parede para iniciantes sem qualquer experiência, mas também teremos algumas vias para desafiar os praticantes mais experientes que queiram deslocar-se ao Jamor. E um “slide” para tornar a descida mais divertida”, acrescenta André Neres, deixando um desafio: “Venham ao Jamor, experimentem esta parede e apaixonem-se pela escalada!”