NOVO GRAND SCÉNIC HYBRID ASSIST: A ESTREIA DA TECNOLOGIA HÍBRIDA NA RENAULT!

 

A tecnologia híbrida chegou à Renault! O Grand Scénic Hybrid Assist é o primeiro modelo da marca que associa um motor elétrico a um de combustão, no caso, o bloco dCi 110. Uma solução que permite uma redução nos consumos e nas emissões até 10 por cento, mas também melhores desempenhos, uma vez que o binário suplementar pode chegar aos 15 Nm. Com 7 lugares individuais, o Renault Grand Scénic Hybrid Assist é a solução para as famílias mais numerosas que privilegiam o espaço, o conforto, a qualidade, a tecnologia e a economia. O Grand Scénic Hybrid Assist é, também, o de preço mais acessível em toda a gama do Renault Grand Scénic.

MAIS ECONOMIA E MELHORES DESEMPENHOS COM O HYBRID ASSIST

Na sequência do sucesso e dos desenvolvimentos tecnológicos alcançados com a gama 100 por cento elétrica, a Renault dá mais um importante passo na estratégia de eletrificação dos motores: a estreia de uma proposta híbrida, designada por Hybrid Assist! O Grand Scénic é o primeiro modelo da Renault que combina um motor elétrico e um de combustão, mais concretamente, o comprovado bloco dCi 110, associado a uma caixa manual de 6 velocidades.

A tecnologia Hybrid Assist assenta num motor elétrico de 10 kW e em duas baterias. Uma bateria secundária de 12 volts para fornecer a energia necessária para o funcionamento de equipamentos como luzes, limpa-vidros e ABS; e uma bateria de tração de 48 volts, localizada sob o piso traseiro, com capacidade de armazenar a energia recuperada durante as fases de desaceleração. Energia essa que é utilizada pelo sistema híbrido para fornecer binário adicional ao motor dCi 110. Sublinhe-se que esta bateria de tração não necessita de qualquer manutenção.

No fundo, um sistema bastante simples, uma vez que o Hybrid Assist nem precisa de uma tomada para recarregar a bateria. Uma tecnologia que permite uma redução dos consumos e das emissões de CO2 que pode chegar aos 10 por cento, mas sem sacrifício do prazer de condução e são os números que o confirmam. Em relação ao Grand Scénic dCi 110 EDC, o Grand Scénic Hybrid Assist reivindica um consumo em ciclo misto de 3,6 l/100 km (em vez de 4 l/100 km) e emissões de CO2 de 94 gramas (em vez de 104 g). Por ação do motor elétrico, em determinados regimes, o binário máximo pode chegar aos 275 Nm em vez dos habituais 260 Nm.

Para além dos números e da tecnologia que está sob o chassis, só dois detalhes é que diferenciam o Grand Scénic Hybrid Assist das versões convencionais: a assinatura “Hybrid Assist” no portão traseiro e o indicador de consumo ou de recuperação de energia localizado no painel de instrumentos, bem ao lado do velocímetro.

Em tudo o resto, o Grand Scénic Hybrid Assist é um “vulgar” Grand Scénic. Um monovolume com linhas distintas e modernas e uma proposta que até contraria um certo conservadorismo associado ao segmento. Para essa ideia em muito contribuem, também, a pintura bi-tom, as bonitas e imponentes jantes de 20 polegadas, bem como a famosa assinatura luminosa Renault com a tecnologia LED Pure Vision na dianteira e Edge Light na traseira.

Mas se a revolução estética é inquestionável, saltando à vista as parecenças com o Renault Espace, a verdade é que a mais recente geração do Grand Scénic conserva as premissas que fizeram o sucesso das três primeiras gerações: espaço e modularidade. O que aliado à qualidade, luxo, conforto e tecnologia do interior, faz do Grand Scénic Hybrid Assist uma proposta única no segmento C.

QUALIDADE E LUXO NO INTERIOR

E são muitos os pormenores que remetem o Grand Scénic Hybrid Assist para os segmentos superiores. As luzes diurnas e os faróis traseiros acendem-se, os espelhos retrovisores abrem-se e o ambiente do habitáculo ilumina-se só com a aproximação do cartão mãos-livres.

Uma vez no interior, a sensação é de espaço, conforto, qualidade, requinte e tecnologia.

Os bancos dianteiros são os mesmos do Espace. Beneficiam de espuma de dupla densidade e estão também disponíveis com regulação elétrica de oito modos (lombar incluída), função de massagem e aquecimento.

Como não podia deixar de ser, a modularidade é uma das mais elogiadas caraterísticas do Grand Scénic Hybrid Assist. O banco do passageiro dianteiro pode assumir a posição de mesa. Graças ao prático e engenhoso sistema “One Touch Folding”, com um único toque no R-LINK 2, ou nos comandos situados no porta-bagagens, é possível rebater, automaticamente, os bancos traseiros, com o objetivo de obter um piso plano.

A icónica consola central deslizante faz parte dos equipamentos do Grand Scénic Hybrid Assist. Uma solução simples, mas bastante prática. Para além do espaço de arrumação que disponibiliza – iluminado e fechado – acumula a função de apoio de braço e integra diferentes tomadas (USB, jack e de 12v), tanto para os passageiros dianteiros, como para os da segunda fila de bancos.

Com 63 litros de espaços de arrumação, o Grand Scénic Hybrid Assist também é a referência do segmento a esse nível, destacando-se a gaveta Easy Life situada em frente ao banco do passageiro dianteiro. Herdada do Espace, é iluminada e climatizada, oferece uma excecional capacidade de arrumação, abre-se eletricamente por intermédio de um sensor e tranca-se, automaticamente, com a imobilização do automóvel. Uma referência, ainda, para os quatro compartimentos integrados no piso.

Já as prateleiras Easy Life, suportadas nas costas dos bancos dianteiros, fazem as delícias de crianças e adultos. Referência, igualmente, para o porta-bagagens, que oferece um volume de 596 litros.

CONCENTRADO DE TECNOLOGIA NO SISTEMA R-LINK 2

O Grand Scénic Hybrid Assist é um concentrado de tecnologia também no habitáculo.

O imponente ecrã de 8,7 polegadas – um autêntico tablet – colocado na consola central destaca-se desde logo. Com grafismos sofisticados e intuitivos, é o centro de comando do sofisticado sistema R-Link 2, que inclui a navegação 3D, telefone, aplicações, rádio, ar condicionado, correio eletrónico, entre outras funções, como a tecnologia Multi-Sense®.

VÁRIOS GRAND SCÉNIC NUM SÓ COM O MULTI-SENSE®

Programável através do ecrã táctil, o sistema permite ao condutor personalizar o Grand Scénic Hybrid Assist em função das circunstâncias ou simplesmente do seu estado de espírito. Na realidade, através do R-LINK 2 podem ser selecionados diferentes modos de condução: Normal, Eco, Confort, Sport e Perso. No fundo, a parametrização do automóvel ao nível da suspensão, direção, velocidade de resposta do acelerador e do motor, mas também ambiente do habitáculo – cinco cores disponíveis.

A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA  

Como automóvel familiar, o Grand Scénic Hybrid Assist só podia ser uma referência do segmento também em segurança. Nesse sentido, destaque para a conquista das 5 estrelas nos testes da Euro NCAP, bem como para as inúmeras tecnologias de ajuda à condução, mais comuns em segmentos superiores e algumas mesmo inéditas na categoria: sistema de travagem ativa de emergência (também com deteção de peões), regulador de velocidade adaptativo, assistente de manutenção de via,  alerta de deteção de fadiga, alerta de transposição involuntária de via, alerta de distância de segurança, alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito, aviso de ângulo morto, câmara de marcha-atrás, comutação automática dos faróis de máximos para médios, ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro, lateral e Easy Park Assist. Um sistema de estacionamento mãos livres que, para além de ajudar a identificar um lugar de estacionamento, mede o espaço disponível com o auxílio de sensores e assume o controlo da direção para realizar a manobra de estacionamento.

GARANTIA DE 5 ANOS

A exemplo das restantes versões, o Grand Scénic Hybrid Assist beneficia da garantia de 5 anos Renault. Desde que equipado com Via Verde, é taxado nas portagens nacionais como Classe 1.

O Grand Scénic Hybrid Assist está associado unicamente ao nível de equipamento Intens e está disponível na rede de concessionários por um preço a partir dos 34.900€.

Deixe uma resposta