NOVO RENAULT MÉGANE GT dCi 165: RESOLVIDA A QUADRATURA DO CÍRCULO!

Um desportivo pode ser também económico? Mas económico no sentido estrito da expressão? O desafio parece quimérico, mas a resposta é… sim! O novo Renault Mégane GT (versão Sport Tourer incluída) equipado com o motor “twin turbo” dCi 165 confirma-o. Desenvolvido pela Renault Sport, reivindica 165 cavalos de potência, é capaz de atingir os 214 km/h e só precisa de 8,9 segundos para chegar dos 0 aos 100 km/h. A imagem exterior não esconde a vocação desportiva, a caixa de seis velocidades é comandada por patilhas no volante, as suspensões ao solo são específicas, os bancos dianteiros são tipo “bacquet” e é equipado de série com o 4CONTROL, o tão aclamado sistema de 4 rodas direcionais. Tudo isto, com consumos inferiores aos 5 litros aos 100 (ciclo NEDC)! O Mégane GT “diesel” já chegou à rede de concessionários e está disponível a partir de 35.400€.

O novo Renault Mégane GT dCi 165 é um dos raros automóveis capaz de satisfazer o melhor de dois mundos: emoção e razão! E para além da emoção de um desportivo com os custos de utilização de um diesel, está disponível no Mégane berlina e no Mégane Sport Tourer. Dois Mégane com estilo, qualidade, conforto, espaço e tecnologia e para famílias que gostam de fugir do bulício das cidades e que, para essas escapadinhas, querem beneficiar de um automóvel económico, mas, ao mesmo tempo, desportivo. Um automóvel amigo da carteira, capaz de suscitar um enorme sorriso numa simples manobra de ultrapassagem ou nas mais belas estradas do país, tantas vezes esquecidas por causa das auto-estradas.

O MOTOR TWIN-TURBO dCi 165

Em relação à já conhecida versão equipada com o motor a gasolina TCe 205, são mais as semelhanças do que as diferenças. Mas vamos começar pelo que os diferencia!

Por debaixo do capot está um motor diesel, mais concretamente o ENERGY 1.6 dCi! Um bloco que beneficia da incorporação de dois turbocompressores dispostos em sequência e de um sistema de injeção de 1800 bar de pressão. O primeiro turbo é de baixa inércia e tem 90% do binário máximo disponível a partir das 1500 rpm. O segundo turbo entra em funcionamento em regimes mais elevados.

A potência é de 165 cavalos, mais cinco cavalos do que a unidade que equipa os modelos Talisman, Espace e a nova Grand Scénic, com comercialização prevista para muito em breve. Os cinco cavalos adicionais resultam de uma calibração específica feita pela Renault Sport, com o objetivo de otimizar os desempenhos. Com 380 Nm de binário máximo disponível a partir das 1750 rpm, este motor permite que o novo Mégane GT dCi 165 atinja os 214 km/h de velocidade máxima, que só precise de 8,9 segundos para fazer dos 0 aos 100 km/h e de 29,9 segundos dos 0 aos 1.000 metros. Quanto a consumos, 4,6 litros/100 km NEDC em ciclo misto para o Mégane GT e 4,7 litros/100km para o Mégane GT Sport Tourer.

UM VERDADEIRO DESPORTIVO NA IMAGEM

Depois da diferença, as semelhanças…

Independentemente da versão (berlina ou Sport Tourer), o novo Mégane GT dCi 165 herda precisamente o mesmo pacote estético da versão a gasolina de 205 cavalos: a grelha dianteira específica, as bonitas jantes em liga leve de 18 polegadas, bem como as assinaturas GT, Renault Sport e 4CONTROL em diferentes pontos da carroçaria. Ou seja, uma evidente imagem desportiva! Mas uma imagem igualmente distinta e diferenciadora, fruto de diversos pormenores, como a incontornável assinatura luminosa LED da dianteira e da traseira.

QUALIDADE DE SEGMENTOS SUPERIORES

Também no habitáculo é desnecessário jogar ao “descubra as diferenças”. O Renault Mégane GT dCi 165 é rigorosamente igual à versão equipada com o motor TCe 205. A qualidade dos materiais dos acabamentos é facilmente percepcionada. A habitabilidade é referência no segmento e os espaços para arrumação abundam. Estão lá os os fantásticos bancos revestidos em couro Alcantara®. Umas autênticas “bacqet” com os apoios de cabeça integrados, que ajudam a desafiar as leis da física. Está lá a assinatura Renault Sport, o volante desportivo em couro com as patilhas que comandam a caixa de velocidades, os detalhes cromados, os pedais em alumínio, bem como o moderno painel de instrumentos personalizável. Uma referência, também, para o ecrã retrátil, a cores, posicionado em cima do tablier, que não obriga a tirar os olhos da estrada para o condutor ver as informações relacionadas com a navegação, velocidade, sinalização e avisos para cumprir distâncias de segurança. 

EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS EXCLUSIVOS

Na consola central, o ecrã vertical de 8,7 polegadas confirma o nível tecnológico do novo Renault Mégane GT dCi 165. Com comando táctil ou por voz, permite o acesso ao R-LINK 2. Um equipamento inédito no segmento que concentra as funcionalidades de navegação, telefone, aplicações, rádio, mas também a inovadora tecnologia MULTI-SENSE.

Ou seja, a capacidade de personalizar o novo Mégane GT dCi 165 em função da necessidade ou do estado de espírito do condutor. Através do R-LINK 2 ou de um botão específico posicionado na consola central, podem ser selecionados diferentes modos de https://www.acheterviagrafr24.com/prix-du-viagra-en-pharmacie/ condução: Sport, Neutral, Comfort e Perso. No fundo, a parametrização do automóvel ao nível da suspensão, direção, velocidade de resposta do acelerador e do motor, mas também o ambiente do habitáculo – quatro cores: vermelho, castanho, azul e violeta – bem como a rapidez das passagens de caixa.

UM AUTOMÓVEL PARA CADA ESTADO DE ESPÍRITO

A caixa de seis velocidades EDC, com comandos por patilhas no volante, é um dos maiores trunfos do novo Mégane GT dCi 165. Nos modos mais conservadores, a caixa de seis velocidades impressiona pela suavidade e pela eficácia. No modo “Sport”, para além da eficácia, impressiona a rapidez com que as passagens de caixa são processadas. O habitáculo ganha o tom vermelho, enquanto a suspensão, a direção, o motor, a caixa de velocidades e o curso do acelerador ficam programados para uma condução verdadeiramente desportiva.

Em modo “Sport”, a eficácia e a segurança proporcionadas pelo sistema de 4 rodas direcionais 4CONTROL ganha contornos estratosféricos, sendo possível extrair todo o potencial do irrepreensível chassis e das suspensões desenvolvidas pela Renault Sport. Acima de 80 km/h em modo Sport (acima de 60 km/h nos outros modos) as rodas traseiras giram no mesmo sentido das rodas traseiras. Abaixo dessas velocidades, as rodas traseiras viram em sentido inverso das rodas dianteiras, de modo a facilitar as manobras. Uma tecnologia única no segmento!

EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA ÚNICOS NO SEGMENTO

Também no capítulo da segurança, o novo Renault Mégane é uma referência no mercado. Não apenas por ter conquistado as 5 estrelas nos testes da Euro NCAP, mas também por beneficiar de tecnologias de ajuda à condução mais comuns em segmentos superiores. Uma longa lista, que inclui o Regulador de velocidade adaptativo (ACC), o Sistema de Travagem ativo de emergência (AEBS), o Alerta de transposição involuntária de faixa (LDW), o Alerta de distância de segurança (DW), o Alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito (OSP com TSR), o Alerta de ângulo morto (BSW), a Câmara de marcha-atrás, a Comutação automática dos máximos/médios (AHL), o Sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral, bem como o Estacionamento em mãos-livres (Easy Park Assist) que, para além de o ajudar a identificar um lugar de estacionamento livre, medindo o espaço disponível com o auxílio de sensores, também assume o controlo da direção para realizar a manobra de estacionamento.

A exemplo da restante gama, o novo Mégane GT dCi 165 beneficia de 5 anos de garantia e já está disponível na rede de concessionários a partir de 35.400€ (versão berlina) e 36.300€ (Sport Tourer).