Novo Renault MÉGANE: Mais argumentos para uma das grandes referências do segmento

Pela qualidade, pelos equipamentos tecnológicos e de segurança, mas também pelo design, sempre foi uma das grandes referências do segmento. Mas agora há um Novo Renault MÉGANE, com inúmeras evoluções no exterior, no habitáculo, em tecnologia, em sistemas de segurança e até na gama de motores onde pontifica o inovador E-TECH Híbrido Plug-In. O Novo Renault MÉGANE já chegou à Rede de Concessionários, por um preço a partir de 24.750€.

Já lá vão 25 anos desde que foi lançada a primeira geração do Renault MÉGANE. Mais uma história de sucesso da Renault, com mais de sete milhões de unidades vendidas na Europa, mais de 180.000 só em Portugal. Na última década o Mégane foi por 3 vezes o automóvel mais vendido em termos absolutos no mercado Português.

Mais do que um modelo, o Mégane é toda uma gama, hoje assente em três carroçarias distintas (Berlina, Sport Tourer e Grande Coupé) e até com versões desportivas. Da bem distintiva linha R.S. Line, passando por esse concentrado de emoções que é o Mégane R.S. Trophy, até ao radical Mégane R.S. Trophy-R. Ambos autênticos pulverizadores de recordes em diferentes pistas mundiais, com destaque para o incontornável Nürburgring.

Imagem exterior ainda mais moderna e distinta

O design exterior sempre foi uma das características mais elogiadas na quarta geração. Mas apesar desse consenso, o Novo Renault MÉGANE beneficia de pequenos grandes detalhes que reforçam a imagem moderna e distinta. Os novos para-choques da frente e da traseira (redesenhados para uma melhor aerodinâmica), a nova grelha dianteira, bem como as novas jantes em liga leve são disso exemplo.

Também percetíveis a olho nu são as novidades no capítulo da iluminação. Para ainda mais segurança e conforto de condução, a tecnologia LED Pure Vision chega aos faróis dianteiros, incrementando a luminosidade em cerca de 30%. O LED chega aos faróis de nevoeiro, mas igualmente aos traseiros, que recebem indicadores dinâmicos de mudança de direção. E a exemplo dos segmentos superiores, há uma mordomia particularmente útil em ambiente noturno: a iluminação dos puxadores das cinco portas!

Versões R.S. Line e E-TECH Híbrido Plug-In com detalhes específicos

Mas, como não podia deixar de ser, no Novo Renault MÉGANE, imagem desportiva é sinónimo de R.S. Line. Um nível de equipamento que é caraterizado pela lâmina F1®, pela grelha dianteira tipo favo de mel (típica dos grandes desportivos), a proeminente dupla saída de escape na traseira, bem como uma gama de jantes de desenho exclusivo e ainda mais desportivas com 17” ou 18”.

Com o nível de equipamento R.S. Line, o interior do Novo Renault MÉGANE é vincadamente desportivo, com tons de cinzento e vermelho, bancos envolventes, volante em pele perfurada com o logo R.S. Line e os pedais desportivos em alumínio,

As versões E-TECH Híbrido Plug-In também estão disponíveis com detalhes específicos da gama híbrida: os badges “E-TECH Plug-in Hybrid” no portão da bagageira e na lateral, os centros das rodas emoldurados a azul, sendo que o bocal de carregamento elétrico fica do lado direito, em perfeita simetria com o depósito de combustível, que fica colocado do lado esquerdo do automóvel.

No interior, as versões E-TECH Híbrido Plug-In distinguem-se pelo badge « E-TECH » na caixa de velocidades, pelo botão de ativação “EV” colocado por baixo do ecrã multimédia, que permite forçar a circulação em modo elétrico, bem como pela configuração específica do painel de bordo digital.

Habitáculo

Moderno por fora, surpreendente no interior. O Novo Renault MÉGANE impressiona pela sofisticação, elegância e qualidade percecionada do habitáculo e agora com importantes novidades, como o novo painel de instrumentos com base num ecrã TFT de 10,2 polegadas, com replicação da navegação; e o novo sistema EASY LINK de 9,3 polegadas. Dois equipamentos que o reforçam como uma das propostas mais tecnológicas do segmento, para ainda mais conforto, segurança e conectividade.

EASY LINK, a referência em conectividade

No Novo Renault MÉGANE, o ecrã táctil do avançado sistema multimédia Renault EASY LINK está disponível até 9,3 polegadas. A interface é completamente nova. O menu principal pode ser personalizável por cada utilizador, com a navegação entre os diferentes menus a ser bastante intuitiva. Estão disponíveis diferentes funções e aplicações, como rádio, multimédia, comunicações com compatibilidade Android Auto™ e Apple CarPlay™, navegação com pesquisa de moradas Google, preços dos combustíveis e informações de trânsito em tempo real.

E com recurso à aplicação MY Renault, através do smartphone é possível interagir, à distância, com o Novo Renault MÉGANE, com procura da localização do veículo (e como isso é prático, por exemplo, nos grandes e concorridos parques de estacionamento), bem com o envio da rota para o automóvel.

MULTI-SENSE, diferentes temperamentos para o Novo Renault MÉGANE

Também através do ecrã EASY-LINK, ou de um botão posicionado na consola central, é possível aceder ao sistema MULTI-SENSE, agora com novos gráficos e configurações ainda mais intuitivas. Uma tecnologia que, para além de permitir a personalização do ambiente do habitáculo com diferentes cores, permite parametrizar o temperamento do Novo Renault MÉGANE em função do estado de espírito ou das necessidades do condutor.

Na realidade, é possível optar por quatro modos (três no caso da versão Híbrida Plug-In): Eco, Confort, Sport e My Sense (este personalizável). Basicamente, distintas personalidades do automóvel, por oferecerem diferentes desempenhos dinâmicos ao nível da resposta do motor, rapidez de passagem das velocidades da caixa automática de dupla embraiagem EDC (no caso das versões equipadas com esta transmissão), regulação da direção e até o som do motor, através da aplicação R-Sound.

Motores referência em desempenhos e consumos

Motor TCe 115 FAP

Motor TCe 140 FAP e TCe 140 EDC7 FAP

Com uma potência de 140 CV, às 5.000 rpm, e um binário de 240 Nm às 1600 rpm, o motor a gasolina TCe 140 FAP surpreende pelo conforto e prazer de condução e pela reatividade que rivaliza com os melhores diesel, evidenciando a excelência do chassis. Este motor pode ser associado uma caixa manual de seis velocidade ou à suave e rápida caixa automática de dupla embraiagem EDC de sete velocidades e que permite atingir os 205 km/h de velocidade máxima. Em função dos níveis de equipamento, da carroçaria (Berlina, Sport Tourer) e da caixa de velocidades (manual ou EDC), os consumos oscilam entre os 6.0 a 6.4 litros em ciclo misto.

O TCe 115 FAP é a versão de entrada de gama. Com 115 cavalos de potência, às 4.500 rpm, e um binário de 220 Nm às 1.500 rpm, é uma proposta com uma excelente relação prestações/consumos/preço. Associado a uma caixa manual de seis velocidades, permite atingir os 192 km/h de velocidade máxima (versão Sport Tourer) e reivindicar um consumo em ciclo misto de 5,9 l/100.

Motor TCe 160 EDC7 FAP

A versão TCe 160 EDC7 FAP, a mais potente do motor T(urbo) C(ontrol) E(fficiency) de 1.3 litros está associada à suave e rápida caixa automática de dupla embraiagem EDC de sete velocidades. A potência de 160 CV, às 5.500 rpm, e o binário de 270 Nm às 1.800 rpm, são entregues de forma suave e sem vibrações, permitindo usufruir de uma condução despreocupada, mas igualmente desportiva se for essa a necessidade ou o estado de espírito. Um motor que é capaz de levar o Novo Renault MÉGANE a atingir os 205 km/h de velocidade máxima. Em ciclo misto, o consumo anunciado é de 6,1 l/100 km.

Blue dCi 115, uma oferta Diesel de última geração

Para quem percorre muitos quilómetros ou para as frotas de empresa, o Novo Renault MÉGANE equipado com o motor a Diesel 1.5 Blue dCi é a solução perfeita. Um bloco com 115 cavalos de potência e 260 Nm de binário, às 2.000 rpm.

Uma proposta que pode ser associada à caixa manual de 6 velocidades ou à rápida caixa automática EDC de dupla embraiagem de 7 velocidades e que, para além do conforto de condução que proporciona, impressiona pelos consumos: entre os 4,4 e os 4,8 l/100 km.

E-TECH Híbrido Plug-In

A motorização híbrida recarregável, E-TECH Híbrido Plug-in, de 160 cavalos, é a grande novidade do Novo Renault MÉGANE. Uma proposta única, não apenas pelas inovadoras tecnologias que incorpora (protegidas por 150 patentes), mas por ser resultado de mais de uma década de experiência na mobilidade elétrica e dos conhecimentos adquiridos na Fórmula 1, nomeadamente ao nível da recuperação de energia.

Com uma bateria com a capacidade de 9,8 kWh (400V), o Novo Renault MÉGANE Sport Tourer E-TECH Híbrido Plug-in dispõe de uma autonomia que lhe permite percorrer, em modo 100% elétrico e até à velocidade de 135 km/h, 50 quilómetros em ciclo misto (WLTP) e até 65 km em ciclo urbano (WLTP City).

Em ciclo misto, o Novo Renault MÉGANE Sport Tourer E-TECH Híbrido Plug-in afixa um consumo de apenas 1,3 l/100km, com emissões de 29 gramas de CO2/km (valores WLTP).

Sistemas de ajuda à condução de última geração

Outra das novidades do Novo Renault MÉGANE é o facto de ser reforçado com sistemas de ajuda à condução (ADAS) de última geração, com destaque para os que atingem o nível 2 da condução autónoma.

É o caso do sistema de Assistência na Condução em Autoestrada e Trânsito, que combina o regulador de velocidade adaptativo (dotado da função de paragem e arranque automáticos Stop & Go) com o assistente de condução de centragem na via, que funciona, também, em curva. Este equipamento, que regula a velocidade entre os 0 e os 160 km/h e conserva as distâncias de segurança relativamente aos veículos que circulam à frente, permite que o automóvel pare e arranque, automaticamente, no prazo de três segundos, sem que seja necessária qualquer ação por parte do condutor. Uma tecnologia particularmente útil nas filas de trânsito e na autoestrada, e que está disponível nas versões equipadas com os motores TCe 160 EDC FAP e E-TECH Híbrido Plug-In.

O alerta de obstáculo traseiro indica ao condutor que há veículos a passar na sua trajetória, quando está a sair do estacionamento. Os radares, com uma cobertura de 180°, detetam a presença de veículos e acionam um alerta sonoro, complementado pela imagem da câmara de marcha-atrás.

No domínio da segurança, ainda destaque para o sistema de travagem de emergência ativa (AEBS), agora também com um sistema de deteção de peões; para o alerta de transposição involuntária de via (Lane Departure Warning), complementado pelo sistema de assistência na transposição involuntária de via (Lane Keeping Assist); bem como para os Alerta de fadiga, de ângulo morto e de excesso de velocidade, com reconhecimento dos sinais de trânsito.

Já disponível na Rede de Concessionários a partir de 24.750€

O Novo Renault MÉGANE já está disponível na Rede de Concessionários, por um preço a partir de 24.750€.