Novo Renault MÉGANE R.S. TROPHY: “Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.”

Indústria Automóvel Comments (0)

Não se trata de um “vulgar” Mégane, se é que o Mégane pode ser classificado de vulgar, mesmo com o recurso às aspas… Mas se se impressionou com a imagem desportiva e os muitos pormenores exclusivos da versão (tanto no exterior como no habitáculo), quando carregar no botão start não vai conseguir conter um “ah!” de espanto e um enorme sorriso. É o vigoroso e surpreendente “cantar” do motor… 300 cavalos de emoções que, literalmente, o(a) vão transportar para uma montanha russa de emoções, ou não fosse capaz de atingir os 260 km/h de velocidade máxima e chegar dos 0 aos 100 km/h em escassos 5,7 segundos. O Novo Renault MÉGANE R.S. TROPHY chegou a Portugal!

O Renault Mégane R.S. surpreendeu-o(a) por talvez nenhum outro genuíno compacto desportivo ser (também) perfeito para a família. Mas se acha que o que merece é viver a vida em pleno e ainda com mais adrenalina, então a solução é mesmo o mais radical, irreverente, impulsivo, temperamental, exclusivo e irrequieto Novo MÉGANE R.S. TROPHY.

Um desportivo desenvolvido à medida de quem, genuinamente, gosta de emoções fortes e que até podia ter servido de inspiração à célebre frase de Oscar Wilde: “Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.”

Bem-vindo a uma montanha russa de emoções!

O ESPÍRITO RENAULT SPORT NOS DETALHES

Sim, só com o contacto visual com o Novo Renault MÉGANE R.S. TROPHY, o seu ritmo cardíaco aumentou. Os estribos de travões Brembo® pintados a vermelho e as jantes específicas de 19 polegadas, “calçadas” com os pneus Bridgestone Potenza S001, remetem a sua imaginação para a pista onde sempre sonhou desafiar as leis da física. Abaixo da grelha dianteira, o stripping Trophy na lâmina F1 confirma a exclusividade da versão, enquanto o sistema de iluminação LED multirrefletores R.S. Vision (na original forma de bandeira quadriculada) sugere-lhe desafiar uma estrada envolta na mais profunda penumbra, para além de lembrar-lhe o universo da competição.

Uma ideia que não se desvanece quando espreita para o interior do Novo MÉGANE R.S. TROPHY. E, quem diria, sorriu daquela forma quase desconcertante que costuma estar reservada às crianças.

AMBIENTE DE COMPETIÇÃO NO HABITÁCULO

Sem cerimónias, entre no Novo Renault MÉGANE R.S. TROPHY e sinta a incrível envolvência dos bancos dianteiros Recaro. Duas autênticas bacquet que, para além do extraordinário apoio lateral e lombar, oferecem uma posição de condução ainda mais baixa (20 mm), de modo a proporcionar-lhe as mais inesquecíveis emoções.

Não se coíba… Agarre e sinta o tato do fabuloso volante, revestido a couro Alcântara de origem bovina e, claro está, com o ponto neutro a vermelho, caraterístico da competição. Mas detenha-se, igualmente, em todos os detalhes com assinatura Renault Sport, como os pedais em alumínio ou a soleira da porta.

300 CAVALOS DE EMOÇÕES

Agora é chegada a hora de pressionar o botão Start. Prepare-se que… Vrooooommmm! É o entusiasmante “cantar” da alma do Novo Renault MÉGANE R.S. TROPHY. O mesmo motor 1.8 turbo de injeção direta que equipa o Novo Mégane R.S., mas que na versão Trophy beneficia de uma evolução que lhe permite alcançar, pela primeira vez na gama R.S., a fasquia simbólica dos 300 cv (220 kW).

O binário foi também aumentado, sendo agora de 420 Nm (+20 Nm) – um dos melhores da categoria! – com caixa EDC e de 400 Nm com caixa manual de seis velocidades. No entanto, fica o conselho: experimente também o Novo MÉGANE R.S. TROPHY com a caixa de velocidades automática EDC de dupla embraiagem e renda-se à rapidez que só uma caixa com comandos por patilhas no volante pode proporcionar. Uma caixa que também beneficia da tecnologia Multi Change Down, que auxilia as reduções para que as curvas possam ser sempre abordadas na velocidade de caixa mais adequada. Para isso, só tem de pressionar continuamente as patilhas por detrás do volante, que o sistema faz, automaticamente, a gestão da seleção de velocidades mais adequadas, durante a redução, sem danificar o motor.

A HERANÇA DA F1

A “alma” do Novo MÉGANE R.S. TROPHY não pode ser traduzida em apenas meia dúzia de linhas. Afinal, é “só” uma das novidades da mais recente obra-prima da Renault Sport. Para além de ter sido desenvolvido para cumprir a nova norma antipoluição Euro6d-Temp, sabia que incorpora tecnologia herdada diretamente da Fórmula 1?

A Renault sempre encarou o envolvimento na competição como laboratório para os automóveis de série e o Novo MÉGANE R.S. TROPHY é mais um exemplo de aproveitamento dessa sinergia.

Nesse sentido, chegou a hora de partilharmos consigo alguns dos segredos que justificam as extraordinárias performances do Novo MÉGANE R.S. TROPHY.

Com o objetivo de compensarem o forte aumento da contrapressão do escape, relacionado com a incorporação de um filtro de partículas, os engenheiros da Renault Sport concentraram a sua atenção na eficácia do turbocompressor, recorrendo a uma tecnologia vinda diretamente da Fórmula 1.

A turbina, que roda a uma velocidade de aproximadamente 200 000 rpm, está agora montada num rolamento de esferas de cerâmica. Mais leve, mais resistente e mais lisa que o aço, a cerâmica contribui para limitar as fricções. Esta tecnologia permite dividir, por três, a fricção relativamente à tecnologia habitualmente aplicada (película de óleo). Daqui resulta uma redução do tempo de resposta do turbocompressor, com tudo o que isso implica de positivo no prazer de condução, ou melhor… de pilotagem!

“MÚSICA” PARA OS SEUS OUVIDOS

Além do turbocompressor, a nova linha de escape é responsável pelo som que, cada vez mais, o(a) impele a arrancar, mas também pelos melhores desempenhos do motor. Na panela de escape foi montada uma válvula mecânica que influencia a sonoridade – mais uma estreia na gama R.S.

A posição da válvula, comandada automaticamente em função do modo MULTI-SENSE que selecionar, oferece uma dupla sonoridade:

Quando a válvula está fechada, os gases de escape seguem uma trajetória concebida de forma a filtrar as baixas frequências, responsáveis pelo fascinante som rouco, e tratar as frequências médias. A sonoridade é então desportiva, mas igualmente confortável para o seu dia-a-dia.

Quando a válvula está aberta, a menor resistência à passagem dos gases permite que estes efetuem um percurso mais direto. É nestas circunstâncias que vai ficar verdadeiramente arrebatado(a) com o potencial, mas também a sonoridade do motor.

O CENTRO DE OPERAÇÕES

Um pouco atrás fizemos referência ao MULTI-SENSE. É provável que já tenha ouvido falar desta tecnologia, que já é praticamente transversal a toda a gama da Renault. Programável através do enorme ecrã táctil de 8,7 polegadas, o sistema permite-lhe parametrizar o Novo MÉGANE R.S. TROPHY em cinco modos: Eco, Confort, Neutro, Sport e Race. Ou seja, diferentes regulações do sistema 4CONTROL (as quatro rodas direcionais), sensibilidade da direção, resposta do motor, sensibilidade do pedal do acelerador, rapidez da caixa de velocidades (no caso da EDC de dupla embraiagem), mas também a imagem do painel de instrumentos, a sonoridade do motor e o ambiente luminoso do habitáculo, onde pode optar por cinco cores diferentes.

Mas o ecrã táctil – um autêntico tablet – com grafismos sofisticados e intuitivos encerra muitas mais funcionalidades. É aí que vai introduzir o seu destino no sistema de navegação em 3D, comandar o excelente sistema áudio BOSE®, ativar o reconhecimento de voz e telefone, parametrizar o ar condicionado, bem como a leitura dos seus emails e… aceder a um dos mais avançados sistemas de telemetria da indústria automóvel. 

TELEMETRIA QUE ENVERGONHA OS SUPERDESPORTIVOS

Com efeito, o R.S. Monitor foi revisto, oferecendo ainda mais funcionalidades e uma visualização mais atrativa, para que, genuinamente, possa viver o ambiente de competição. Ao reunir e resumir informações monitorizadas por cerca de 40 sensores espalhados pelo Novo MÉGANE R.S. TROPHY, o aplicativo exibe uma vasta gama de informações, em tempo real, como: tempos dos 0 aos 100 km/h e dos 0 aos 400 m, a operacionalidade do sistema 4CONTROL, o diagrama GG com indicação automática, etc. O R.S. Monitor 2.0 permite, também, obter os valores de telemetria clássicos, como sejam o regime do motor, o binário, a potência, o ângulo do volante, o conta-quilómetros; e ainda muitas outras informações sobre o veículo: temperatura do óleo, ar no coletor, embraiagem nas caixas EDC…

DOS 0 AOS 100 KM/H EM APENAS 5,7 SEGUNDOS

Confesse… Já está arrebatado(a), mas a verdade é que a volta no “carrossel” de emoções ainda nem sequer começou… Escolha a posição de condução que melhor se adapta a si. Coloque o cinto!

Agora imagine-se numa grelha de partida de um dos seus circuitos de eleição e a querer fazer um arranque fulminante. Qualquer coisa como dos 0 aos 100 km/h em apenas… 5,7 segundos! Sim, leu bem. Por isso, agarre-se bem à cadeira e sinta as emoções do “launch control”.

Envolva os dedos nas patilhas colocadas atrás do volante porque está aos comandos do Novo MÉGANE R.S. TROPHY equipado com a caixa de velocidades EDC de dupla embraiagem.

Agora pressione o botão R.S. Drive na consola central. Parece impossível, mas o motor ganhou uma nova alma e o ponteiro do conta-rotações confirma-o: o “ralenti” está mais alto. Está no modo “Race”!

Chegou a hora de… arrancar!

Carregue no pedal de travão em alumínio.

Agora pressione mais prolongadamente as patilhas que estão atrás do volante.

Sim, acionou o “Launch Control”, como confirma o painel de instrumentos.

Agora acelere a fundo, tire o pé do travão e… arranque!

No sistema de telemetria R.S. Monitor, confirme a rapidez com que atingiu uma determinada distância ou velocidade, as forças “G” a que foi sujeito(a), entre muitas outras informações.

E, sim, confirme que no Novo MÉGANE R.S. TROPHY só precisa de 5,7 segundos para passar dos 0 aos 100 km/h!

CURVAS SÃO O SEU TERRENO DE ELEIÇÃO

Refeito(a) desta emoção, é hora de enfrentar o terreno de eleição do Novo MÉGANE R.S. TROPHY: curvas e mais curvas! Afinal, não concorda que a essência de um desportivo está na forma como se posiciona nas curvas, seja à entrada, durante, e à saída? Não é aí que gosta de descobrir a excelência de um desportivo de eleição? E foi a pensar no melhor desempenho em curva que a Renault Sport Cars passou toda a experiência para o Novo MÉGANE R.S. TROPHY. 

As diferentes gerações do Mégane R.S. sempre tiveram um comportamento referencial no segmento dos compactos desportivos. Por isso, os técnicos da Renault articularam soluções mecânicas e eletrónicas para que a versão mais potente do ícone fosse, simultaneamente, emocionante, ágil, eficiente e divertida de conduzir. Quatro premissas não raras vezes difíceis de reunir no mesmo modelo.

RENDA-SE ÀS 4 RODAS DIRECIONAIS

O sistema de 4 rodas direcionais 4CONTROL – uma tecnologia única no segmento! – é um dos elementos-chave para o excecional comportamento dinâmico do Novo MÉGANE R.S. TROPHY. Enfrente a primeira sequência de curvas e terá dificuldade em processar a experiência e as emoções. Aliás, até se questiona como é possível curvar tão rápido, com tanta eficiência e segurança. Mesmo no modo RACE, sem a ajuda de controlos eletrónicos de estabilidade. É verdade. Mais uma vez, a Renault orgulha-se de propor um desportivo puro que pode ser pilotado sem ajudas eletrónicas.

Quanto ao 4CONTROL, o segredo da sua eficiência está relacionado com o facto de, a alta velocidade, tanto as rodas dianteiras como traseiras, virarem no mesmo sentido. O que justifica a sua estupefação pelo facto do Novo MÉGANE R.S. TROPHY parecer andar sob carris nas curvas mais longas. Mas ao mesmo tempo questiona-se: “Como é que é possível que seja, também, tão eficaz nas curvas mais apertadas, como em ganchos, nem parecendo que estou a pilotar um tração à frente?” A razão é simples. A velocidades mais reduzidas, a tecnologia 4CONTROL faz com que as rodas traseiras virem no sentido oposto ao das rodas dianteiras. Ou seja, oferece um comportamento mais incisivo, uma direção mais direta e uma agilidade verdadeiramente ímpar.

A EXCELÊNCIA DO CHASSIS

Mas nada disto seria possível sem um chassis de eleição! O chassis CUP do MÉGANE R.S. TROPHY esconde outros segredos que também justificam o rótulo que lhe atribuiu de “devorador de asfalto”: um diferencial autoblocante mecânico Torsen, as inovadoras suspensões com quatro batentes hidráulicos de compressão (uma solução herdada dos ralis), mas também uns amortecedores 25% mais rígidos, molas 30% mais firmes e barras estabilizadoras mais rígidas em 10%, comparativamente ao chassis Sport do Novo Mégane R.S..

Mas há mais… Não ficou verdadeiramente impressionado(a) com a capacidade de travagem e a forma como os travões resistiram aos abusos? A culpa é dos discos de travões dianteiros bimatéria. Com uma redução de 1,8 kg por roda em termos de massas não suspensas, oferecem uma melhor dissipação do calor em utilização intensiva, para obter uma melhor resistência.

“CALÇADO” DE ELEIÇÃO

Também reconhecível pelas jantes de 19’’ Jerez específicas, o Novo Renault MÉGANE R.S. TROPHY está equipado com pneus Bridgestone Potenza S001 que lhe proporcionam um extraordinário nível de aderência.

 “VIVER É A COISA MAIS RARA DO MUNDO. A MAIORIA DAS PESSOAS APENAS EXISTE.”

Admita… Está completamente rendido(a) ao Novo MÉGANE R.S. TROPHY!

E porque não lhe sai da cabeça a frase de Oscar Wilde “Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe…”

Vá à Rede de Concessionários Renault, que há um Novo MÉGANE R.S. TROPHY à sua espera, a partir de 48.235€.

Pin It

» Indústria Automóvel » Novo Renault MÉGANE R.S. TROPHY:...
On 15 Março, 2019
By

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

« »