O nascimento do Douro Duero Film Harvest celebra-se em Zamora!

A novidade foi dada na cerimónia de encerramento da edição 2015 do Douro Film Harvest… E, um ano depois do anúncio, nasce o único festival de cinema do mundo que se disputa, em simultâneo, em dois países: o Douro Duero Film Harvest! Sim, o Festival de cinema que harmoniza, como nenhum outro, quatro diferentes expressões culturais, ganha o estatuto de… Ibérico! A efeméride celebra-se entre hoje (quarta-feira) e o dia 7 de Dezembro, no magnífico cenário de Zamora.

No renovado teatro Ramos Carrion e, claro, com o rio Douro como pano de fundo, vai ser exibida uma seleção de filmes vencedores das últimas seis edições, com destaque para os em Língua Portuguesa e Castelhana. Como “cabeça de cartaz” vão estar os realizadores Manuel de Oliveira e João Botelho, mas também Afonso Pimentel, como realizador do filme “Encontradouro”. A produção do Douro Film Harvest que, em Abril, venceu o Prémio Sophia da Academia Portuguesa de Cinema para a Melhor Curta-Metragem de Ficção.

Entre as várias iniciativas do programa organizado pela Expanding World (o promotor do Douro Film Harvest) em cooperação com a Fundação Rei Afonso Henriques e a AETUR (Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes), realce para as experiências gastronómicas; para as provas de vinhos, azeites e queijos que vão juntar produtores dos dois lados da fronteira; bem como para a mostra dos recursos turísticos do território compreendido entre a cidade do Porto e a comunidade autónoma de Castela e Leão, que vai ter como palco o  Colégio Universitário de Zamora.

Depois da cidade com o maior número de edifícios românicos, por metro quadrado, da Europa, o Douro Duero Film Harvest atravessa a fronteira e viaja até ao Porto. Em Fevereiro, vai ser apresentada a primeira longa metragem co-produzida pelo DFH. Um filme de Marcoantónio del Carlo, rodado na cidade do Porto e no cenário do Douro! E, a exemplo das edições anteriores do Festival, será também lançado o Concurso Ibérico de Curtas Metragens, bem como o inovador e diversificado programa para os restantes meses.

O Douro Duero Film Harvest resulta de uma iniciativa privada da Expanding World. Um Festival de cinema único no mundo, não apenas pelo facto de decorrer, simultaneamente, em dois países, mas também por promover quatro diferentes expressões culturais: cinema, gastronomia, vinhos e música.