OLIVER STONE VEM PELA PRIMEIRA VEZ A PORTUGAL A CONVITE DO DOURO FILM HARVEST

  • Realizador americano, vencedor de três Óscares da Academia, é o convidado de honra da sexta edição do festival que se diferencia por combinar cinema, gastronomia e vinho em locais únicos, classificados como Património da Humanidade: o Douro e o Porto.
  • Espanha é o país convidado da sexta edição do Douro Film Harvest.

O Douro Film Harvest (DFH) está de regresso ao Douro e à cidade do Porto. Para além da aposta num formato e programação alargados, a sexta edição do festival, que se diferencia por combinar cinema, gastronomia e vinhos de uma forma absolutamente singular, é marcado pela visita de Oliver Stone.

O icónico realizador americano tem as “honras” de abertura do ambicioso e diversificado programa de 2014. O cineasta, três vezes galardoado com Óscares da Academia, visita a Invicta no próximo dia 26 de Setembro para uma dupla homenagem: a entrega da “Casta Douro” pelo Douro Film Harvest e a entrega da Medalha de Honra da Cidade pela Câmara Municipal do Porto. Posteriormente, a convite da Douro Azul de Mário Ferreira, Oliver Stone parte à descoberta do Alto Douro Vinhateiro. No fundo, os palcos do Douro Film Harvest, o único festival de cinema no mundo que se realiza, em simultâneo, em mais do que uma região – ambas classificadas como Património Mundial pela UNESCO.

Oliver Stone, autor de filmes como ‘Platoon’, ‘Nascido a 4 de Julho’, ‘JFK’, ‘Natural Born Killers’ ou ‘Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme’ sucede, assim, a uma lista de notáveis de Hollywood que também se associaram ao Douro Film Harvest, casos de Andie MacDowell, Bo Derek, Kyle Eastwood, Milos Forman, Gustavo Santaolalla ou Sophia Loren.

Edição 2014 apresenta programa alargado

Para além da presença de Oliver Stone, a sexta edição do Douro Film Harvest distingue-se, ainda, por um programa mais alargado e ambicioso, quando comparado com as edições anteriores. A produção de filmes é uma das maiores apostas, mas, ao longo dos próximos três meses, também vão ser promovidas diversas iniciativas e eventos, como homenagens, conferências, exposições, tertúlias e ‘work-shops´. A vertente competitiva do festival fecha o programa, entre os dias 4 e 14 de Dezembro. Primeiro, no magnífico cenário do Alto Douro Vinhateiro, mais precisamente entre os dias 4 e 7 de Dezembro, nas vilas de Santa Marta de Penaguião e Sabrosa e; por fim, entre os dias 8 e 14 de Dezembro, na cidade do Porto.

Numa edição dedicada a Espanha e à língua castelhana, o papel de curador está reservado ao famoso produtor espanhol Carlos Saura. Para além das seções Wine Films, Food Films e Harvest Selection, o festival volta a promover o concurso Curtas da Casa. Uma competição de curtas-metragens sobre a região do Douro, exclusiva para realizadores portugueses, com prémio monetário de 2.500€.

A edição 2014 do Douro Film Harvest volta assim a combinar os melhores filmes com o melhor da gastronomia e vinhos, numa harmonização perfeita de três distintas expressões culturais. Um festival único no panorama internacional da Sétima Arte, não só ao nível do conceito, mas também na estrutura, uma vez que é promovido, em simultâneo, em mais do que uma zona. Uma aposta e uma estratégia que se justificam pelo objetivo de contribuir para o desenvolvimento e valorização, não apenas da região do Alto Douro Vinhateiro, mas também da cidade do Porto.

O Douro Film Harvest é organizado pela Expanding World Portugal. As distinções atribuídas pelo Turismo de Portugal e o facto de o festival já ter sido nomeado finalista na categoria de Melhor Evento Cultural Ibérico, confirmam a excelência do trabalho desenvolvido pela empresa nas cinco primeiras edições.