Oradores do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente antecipam algumas reflexões

2021/04/15

  • «Com a profunda mudança que está a ocorrer na indústria automóvel, acredito que seja muito difícil prever o futuro. Mas posso dizer-vos que, entre todas as tecnologias emergentes, prevalecerão as que estiverem ligadas às emoções, memórias e sorrisos humanos» – Matthew Weaver, vice-presidente da Nissan Design Europe;
  • A iniciativa da Nissan Portugal volta a reunir prestigiados especialistas internacionais e nacionais, com o objetivo de promover a reflexão e a discussão sobre a mobilidade do futuro e as suas implicações na forma como vivemos;
  • A 5ª edição da iniciativa será transmitida em direto, no próximo dia 19 de abril (segunda-feira), a partir das 9 horas, em https://forumdamobilidadeinteligente.pt/.

Porto Salvo – Na próxima segunda-feira (dia 19 de abril), o Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente volta a ser o palco de eleição para discutir, refletir e projetar um futuro que, necessariamente, será muito diferente dos dias de hoje, seja nas soluções de mobilidade, seja no estilo de vida das pessoas.

Às 09h00, Antonio Melica, diretor-geral da Nissan para Portugal, iniciará mais uma edição do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente, convidando o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes, para proceder à abertura formal daquele que é já um encontro chave da agenda da sustentabilidade em Portugal.

Logo de seguida, pelas 09h30m, o painel “Condução” vai abordar as espectativas dos consumidores europeus em relação aos automóveis de amanhã e às diferentes soluções de mobilidade, passando pela condução autónoma. Matthew Weaver, vice-presidente da Nissan Design Europe, refere a este propósito: «Com a profunda mudança que está a ocorrer atualmente na indústria automóvel, acredito que seja muito difícil prever o futuro. Mas posso dizer-vos que, entre todas as tecnologias emergentes, prevalecerão as que estiverem ligadas às emoções, memórias e sorrisos humanos».

Manuel Pina tem um Mestrado em Estratégia pela Católica Business School e no seu percurso profissional chegou à Uber em 2015. Tendo sido responsável pela Experiência de Cliente para a região sudoeste da Europa (Portugal, Espanha, Itália e Croácia), lidera agora o negócio de mobilidade da Uber em Portugal e na Croácia e ninguém melhor do que ele para partilhar «a minha visão sobre como a mobilidade elétrica tem um papel na recuperação das cidades».

«A automação dos automóveis está a décadas de distância de poder ser uma realidade! E, a verdade, é que até pode não ser suficientemente segura!», afiança Alain Dunoyer, que dirige a área dos Automóveis Autónomos na S&D Automotive. Uma provocação que, seguramente, vai demonstrar, no Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente. Com um mestrado em Engenharia de Controlo de Sistemas, a expectativa está em alta.

O início do painel “Energia” está marcado para as 10h45, com a participação de dois quadros internacionais da Nissan: Clíondhna Lyons, diretora de Desenvolvimento Avançado de Produtos e Nicolas Tschann, responsável de marketing para a Gama de Crossovers. Nicolas assume que a sua intervenção vai incidir na defesa do «e-POWER, como a tecnologia de transição energética perfeita, pois concilia a emoção ao volante, mas também o desafio da economia de combustível».

O painel que procurará perspetivar a gestão e utilização dos recursos energéticos globais, para os próximos anos, ficará completo com as participações de Jorge Cruz Morais, presidente da Associação Portuguesa de Energia e Yann Ménière, Economista chefe do European Patent Office. Se o primeiro vai abordar as perspetivas futuras de fontes de energia e os seus possíveis impactos na mobilidade, já o segundo tem a vantagem de saber melhor do que ninguém, as invenções que a indústria europeia está a patentear nas tecnologias de armazenamento daquela energia!

A forma como os automóveis interagem e se ligam com as pessoas e as infraestruturas é o mote para o derradeiro painel, “Integração”, com início marcado para as 12 horas da próxima segunda-feira e com abertura de Ponz Pandikuthira. O indiano é o diretor global de Marketing de Produtos, dos Automóveis Elétricos e do Desporto Automóvel da Nissan Motor Co. e tem, por isso, uma visão muito abrangente da forma como os automóveis se integram na sociedade e vão mudar a forma de viver de todos nós.

Outro dos oradores é Frank Oldfield, diretor dos Serviços de Energia e Integração da Nissan Motor GB, que assume: «A tecnologia do Automóvel para a Rede (V2G – Vehicle-to-grid) é um imperativo do mercado e uma inevitabilidade se quisermos alcançar os objetivos climáticos. A grande dúvida é com que rapidez as partes interessadas se vão conseguir mobilizar!».

Talvez por isso, Frank vai dar a palavra a Conor Maher-McWilliams, diretor de Flexibilidade da Kaluza, uma empresa do Grupo OVO, que impulsiona a descarbonização com recurso a tecnologias inteligentes de baixas emissões. Conor vai explicar, não só, como a Kaluza está a reduzir os custos de energia dos seus clientes no Reino Unido, mas também como está a ajudar a estabelecer as bases para um sistema de energia mais flexível naquele país.

Paulo Bermonte, Diretor de Inovação e Normalização da EDA-Eletricidade dos Açores, com quem a Nissan e outros parceiros está a participar num projeto piloto para determinar as vantagens reais da tecnologia V2G, vai encerrar o derradeiro painel com as conclusões de um ano de testes de 10 Nissan LEAF e e-NV200. «Tenho a firme convicção de que a eletricidade torna melhor tudo o que de bom já foi inventado antes», diz Paulo Bermonte, numa frase que bem poderia ser também um resumo de todo o Fórum.

Convite ao Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente de 2021, a sua quinta edição

Em função do contexto pandémico da Covid-19, o 5º Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente será transmitido em direto no site https://forumdamobilidadeinteligente.pt/.

Sem limite de participantes e com acesso gratuito (mediante registo no endereço acima referido), a iniciativa volta a reunir prestigiados oradores nacionais e internacionais, especialistas em diferentes áreas relacionadas com a mobilidade inteligente para uma sessão de reflexão que também permitirá a quem assiste remotamente que coloque questões aos oradores. Porque o debate é a única forma de escolher o melhor caminho para um futuro mais sustentável.


# # #

Sobre a Nissan em Portugal
Para saber mais sobre a atividade da Nissan em Portugal, visite www.nissan.pt e www.newsroom.nissan-europe.com/pt

Para mais informações
António Pereira Joaquim                                                 
Diretor de Comunicação                                                  
Nissan Iberia SA – Portugal                                             
antonio.pereirajoaquim@nissan.pt                                    
+351 962 062 633                                                        

www.newsroom.nissan-europe.com/pt