Pedro Castro corre a Maratona de Berlim para dar uma nova Sala de Brincar às crianças da Ajuda de Berço

Solidariedade social Comentários fechados em Pedro Castro corre a Maratona de Berlim para dar uma nova Sala de Brincar às crianças da Ajuda de Berço

– Após o lançamento do livro “Vontade de Ferro”, Pedro Castro lança nova iniciativa de solidariedade social a propósito da participação na Maratona de Berlim, dia 27 de Setembro.

 

Lisboa, 27 de Agosto de 2015

 

Depois do lançamento de “Vontade Ferro”, o livro que regista todo o percurso desportivo e de intervenção social que tem vindo a realizar desde 2012, e que funciona ele próprio como uma iniciativa de angariação de fundos para a Associação Acreditar, o maratonista Pedro Castro acaba de anunciar o seu mais recente projecto: daqui a precisamente um mês, no dia 27 de Setembro, o gestor do Grupo Santander vai correr a Maratona de Berlim com o objectivo de reconstruir a Sala de Brincar das crianças da Ajuda de Berço.

Atleta de 41 anos que em 2012 lançou a Run with Castro, correndo sempre por uma causa, Pedro Castro tornou-se Iron Man em 2014, quando terminou o Iron Man de Klagenfurt e, ao mesmo tempo, angariou 13 mil euros para a Associação Acreditar, com o objectivo de levar 13 crianças com cancro à EuroDisney. Essa foi uma das suas iniciativas, numa lista que inclui apoio a instituições como a Fundação O Século, o ATL da Galiza, a Comunidade Vida e Paz, a APELA e a SPEM e, desta feita, a Ajuda de Berço. A iniciativa agora anunciada é enquadrada na Maratona de Berlim, prova que integra as World Marathon Majors, lista das mais relevantes maratonas mundiais que Pedro Castro tem o objectivo de concluir.

“A Ajuda de Berço, instituição que acolhe bebés e crianças desprotegidas, encontra-se em fase de remodelação das suas instalações. Estamos a falar da instituição que funciona como um lar para muitas crianças que aguardam por uma nova etapa nas suas vidas, ao nível de inserção familiar e social. Queremos portanto contribuir para o seu máximo conforto no dia-a-dia e o nosso objectivo é muito claro: angariar os 2000 euros necessários para que as meninas e meninos da Ajuda de Berço possam ter uma nova sala de recreio. Se ultrapassarmos esse objectivo, haverá mais obras para fazer”, afirma Pedro Castro, em jeito de desafio a todos os amigos e parceiros Run with Castro que têm vindo a contribuir para o sucesso das iniciativas lançadas desde 2012.

O mecanismo de contributo é simples. A partir de hoje e até ao dia da Maratona de Berlin, daqui a um mês, os particulares podem fazer donativos de 25 ou 50 euros, e as empresas de 100 euros, através de uma transferência bancária directa para a Ajuda de Berço – NIB: 00 33 00 000 20 88 43 77 65 36. Depois, importa que cada particular ou empresa envie o comprovativo da mesma, o respectivo nome/identificação e número de contribuinte para o email da Run with Castro – runwithcastro@gmail.com –  e da Ajuda de Berço – ajudadeberco@ajudadeberco.pt – de modo a receber um recibo e… uma surpresa das meninas e meninos da instituição.

Sandra Anastácio, presidente da Ajuda de Berço, destaca a importância desta iniciativa para a instituição. “A solidariedade cabe em todas as esferas da sociedade. Prova disso é a iniciativa do Pedro Castro – Run With Castro ao associar o seu gosto pela corrida ao apoio às crianças que acolhemos na Ajuda de Berço. É um gesto que para nós significa muito, e que muito agradecemos, pois fazendo o que mais gosta consegue simultaneamente envolver e alertar a comunidade para as necessidades reais dos que mais precisam e concretizar uma ajuda efectiva – a obra da sala de brincar de uma das casas da Ajuda de Berço”.

 

Sobre Pedro Casto e a Run With Castro 

Pedro Castro tem 41 anos, é casado e pai de duas meninas. Depois de ter abandonado uma vida sedentária, lançou-se na corrida e tornou-se maratonista, acumulando no currículo participações em provas como as Maratonas de Lisboa, Londres, Atenas, Paris e Nova Iorque, correndo sempre por uma causa. Pedro Casto fez igualmente uma incursão no triatlo e tornou-se Iron Man (Iron Man da Áustria, em Klagenfurt), num desafio também social e com o Alto Patrocínio da Presidência da Repúlica, através do qual angariou 13 mil euros para a Associação Acreditar, com o objectivo de levar crianças doentes à Eurodisney. Tudo começou em 2012, quando Pedro Castro lançou a Run With Castro após ver gorada a possibilidade de participar na Maratona de Nova Iorque, devido ao furacão Sandy. Aí, testemunhou o espírito de solidariedade existente, viu nascer a Run Anyway NYC Marathon 2012 e também ele doou o valor da sua inscrição para as vítimas do Sandy. De seguida regressou a Lisboa convicto de que correria sempre por uma causa social. “É uma prática comum lá fora e por que não fazer o mesmo em Portugal?”, questiona. Na sua primeira iniciativa, Pedro Castro promoveu o apoio à Fundação O Século, angariando 220 cabazes de Natal para as crianças daquela instituição. Depois disso, a Run With Castro concretizou outras iniciativas, apoiando o ATL da Galiza, a Comunidade Vida e Paz, APELA, SPEM, a ACREDITAR e agora, a Ajuda de Berço. Em 2015, Pedro Castro lançou o livro “Vontade de Ferro”, editado pela Lua de Papel e com prefácio de Carlos Lopes. Trata-se de uma obra que percorre todo este percurso de realização, individual e social, através da corrida, também com notas técnicas do especialista e treinador Nuno Barradas, adequadas a todos os que pretendem lançar-se na corrida.

 

Pin It

» Solidariedade social » Pedro Castro corre a Maratona...
On 27 Agosto, 2015
By
, , ,

Comments are closed.

« »