Renault Grand Scénic: 7 lugares individuais com ainda mais exclusividade e segurança

Ano novo, vida nova para o Renault Grand Scénic. Com uma gama renovada, com novos equipamentos e ainda mais tecnologia, nomeadamente em matéria de segurança, o emblemático modelo da Renault reforça-se como a escolha incontornável dos clientes que valorizam os 7 lugares individuais, mas também o conforto, o espaço, a versatilidade e a modularidade. Afinal, os argumentos que, há quase duas décadas, fazem a história de sucesso do Grand Scénic e por um preço a partir dos 33.500€.

image

Na sequência da renovação operada na gama, o Renault Grand Scénic passa a estar disponível com os níveis de equipamento Limited, Intens e Black Edition, todos com uma extensa lista de itens que satisfazem as necessidades e os gostos do mais exigente agregado familiar ou cliente profissional.

image

As novidades estendem-se ao catálogo de cores, com duas novas referências – Azul Topázio e Vermelho Vintage, ambas com o tejadilho em preto – bem como às novas jantes, de 20 polegadas, claro, ou não fosse uma das imagens de marca do modelo. No capítulo dos motores, a oferta assenta no aclamado bloco TCe, a gasolina, desenvolvido em parceria com a Daimler, nas variantes de 140 e 160 cavalos, ambas igualmente disponíveis com a caixa automática EDC de dupla embraiagem.

image

Na base da oferta, o nível de equipamento Limited foi alvo de um significativo reforço do conteúdo, com destaque para a dotação de elementos tecnológicos e de apoio à condução. Assim, o Grand Scénic Limited já inclui, entre outros, o alerta de deteção de fadiga e de transposição involuntária de faixa, o emblemático cartão Renault mãos-livres, o sistema R-link2 com ecrã tátil de 7 polegadas, a travagem de emergência ativa com deteção de peões, para além de pormenores que reforçam a funcionalidade, como é o caso da Gaveta Easy Life refrigerada.

image

Já as novas jantes de 20 polegadas emprestam ao Grand Scénic Limited um maior dinamismo e uma acrescida elegância, enquanto os sensores de estacionamento à frente e atrás incrementam a segurança e o conforto de quem segue aos comandos.

image

No patamar seguinte, o novo nível Intens reforça a segurança ativa, com o alerta de distância de segurança e o alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de transito. Os passageiros passam a usufruir de cortinas de sol nas segundas filas de bancos, enquanto os bancos têm um padrão exclusivo.

image

O Grand Scénic Intens também conta com faróis Full Led de série, com o retrovisor interior electrocromático e com o sistema Renault Multi-Sense. Ou seja, a tecnologia que permite parametrizar a dinâmica, mas também os tons do habitáculo do Grand Scénic, em função das necessidades ou dos desejos do momento.

image

O próprio sistema R-Link2, com um ecrã tátil de 7 polegadas, sofre um upgrade, com a adição do sistema de navegação. Como não podia deixar de ser, o Renault Grand Scénic Intens também beneficia de umas novas e elegantes jantes de 20 polegadas, com um desenho específico.

image

No topo da oferta, a versão Black Edition vem substituir a anterior Bose Edition. Quem sai a ganhar são os clientes, que recebem um importante reforço de equipamento. O sistema de Premium BOSE continua a ser uma das figuras do “cartaz”, mas recebe a companhia dos bancos aquecidos, assim como do sistema Easy Park Assist com auxílio ao estacionamento lateral e câmara de marcha-atrás.

image

Já o sistema R-Link2 recebe novo “upgrade” e passa a dispor de um ecrã tátil de 8,7 polegadas, com cartografia da Europa. No campo da segurança, o Grand Scénic Black Edition integra o regulador de velocidade adaptativo e o alerta de ângulo morto. Igualmente destaque merecem os sumptuosos bancos em alcântara Black Edition, com apoios de cabeça Grande conforto.

image

Apesar de contar com jantes de 20 polegadas de série, o nível de equipamento Black Edition pode ser equipado com jantes em preto, com as mesmas dimensões.

image

Mas não é só no interior que o Grand Scénic impressiona. As linhas do Grande Scénic contrariam, em absoluto, o estigma dos monovolumes serem “sensaborões”. Aliás, o familiar da Renault confirma que é possível estar na moda sem andar na moda. Para além do design, as novas jantes de 20 polegadas e as pinturas bi-tom dão um cunho de exclusividade ao elegante modelo de sete lugares da Renault. Na realidade, sete das oito cores de carroçaria podem ser combinadas com o tejadilho preto, enquanto a cor Preto Estrela pode ser combinada com um distinto tejadilho em cinzento.

image

Já no que diz respeito a motorizações, o Renault Grand Scénic passa a estar equipado, exclusivamente, com o evoluído bloco a gasolina, TCe, desenvolvido em parceria com a Daimler. Uma das mais eficientes e tecnologicamente avançadas propostas da classe, no Grand Scénic, disponível nas versões de 140 e 160 cavalos de potência.

image

Ambas também disponíveis com a caixa automática de dupla embraiagem EDC (de série no TCe de 160 e opcional no TCe 140), o complemento perfeito para quem valoriza, em absoluto, o conforto de condução, mas não descura a eficiência nem abdica do dinamismo.

image

Sublinhe-se que, apesar do significativo reforço dos equipamentos de conforto e de segurança, os preços não refletem esse incremento, o que se traduz numa importante mais-valia para o cliente.

image

Disponível a partir dos 33.500€ na versão TCe 140 Limited, o salto para o nível Intens implica um custo de apenas 1.200€ e deste para o Black Edition, de uns adicionais 1850€. A opção pelo conforto da caixa EDC, mantendo o nível de equipamento, significa um acréscimo de apenas 1800€. Já a escolha pelo mais potente motor de 160 cavalos