Renault Kadjar: Um convite à evasão!

O Renault Kadkar chega a Portugal com as alterações técnicas que permitem que seja taxado como Classe 1 nas portagens (associado ao dispositivo eletrónico de pagamento). O novo crossover do segmento C está disponível a partir de 29.710€ na mais “radical” versão XMOD. Com um design sedutor, um habitáculo que alia o conforto, a qualidade e a tecnologia, o Renault Kadjar é também uma referência do segmento em consumos e custos de utilização. Um Kadjar feito “à medida” para Portugal

KADJAR PORTUGAL: UMA VERSÃO ESPECIFICA QUE EXPLORA O POTENCIAL DA PLATAFORMA DA ALIANÇA

Depois de muita expetativa, aí está o Kadjar. O crossover do segmento C da Renault chega aos concessionários e com um “fato” feito à medida para Portugal! Um Renault Kadjar com especificações desenvolvidas e fabricadas especificamente para o nosso país. Na realidade, de forma a poder reivindicar um peso bruto superior a 2.300 quilos e assim ser taxado como Classe 1 nas portagens nacionais (com Via Verde), a Renault encarregou a Renault Tech – uma divisão da Renault Sport Cars – do desenvolvimento de ligações ao solo específicas.

Deste modo, todos os Renault Kadjar comercializados em Portugal, independentemente da versão, beneficiam da estrutura autoportante reforçada das versões 4X4 e de um eixo traseiro multibraço, também oriundo da versão 4X4, com afinação específica para a versão 4X2. Um conjunto de soluções que reforçam as capacidades, as qualidades dinâmicas, o prazer de condução (menor rolamento da carroçaria e uma direção mais reativa), bem como o conforto.

Ou seja, versões únicas que exploram todo o potencial da plataforma CMF da Aliança, mas que também confirmam a importância e a relevância do mercado português para a Renault.
UM NOVO ESTILO NO UNIVERSO DOS CROSSOVERS

O Renault Kadjar é um crossover do segmento C com linhas fluídas e estatutárias, que aliam a distinção, a uma imagem de robustez e espírito de aventura.

A harmonia das linhas resulta também das dimensões compactas: 4,45 metros de comprimento, 1,84 metros de largura e apenas 1,60 metros de altura. A elevada distância ao solo de 200 mm confirma, desde logo, a capacidade do Kadjar para explorar trilhos fora do asfalto.

A exemplo dos mais recentes lançamentos da marca, o Kadjar beneficia da nova assinatura luminosa com a guia de luz LED (Light Emitting Diode), em forma de «C», nos faróis diurnos (DRL) dianteiros.

As barras no tejadilho, os retrovisores e os puxadores das portas na cor da carroçaria em todas as versões, bem como a presença de cromados no contorno dos vidros, nos faróis diurnos e nas proteções das embaladeiras, reforçam a imagem estatutária.

 

UM INTERIOR REQUINTADO

Uma vez no habitáculo, a sensação é de espaço, conforto e de requinte. A qualidade dos materiais e dos acabamentos é elevada. As cores são harmoniosas, o design do painel de instrumentos é distinto, enquanto o ecrã TFT propõe quatro modos de visualização e cinco cores de personalização para adaptar a harmonia interior aos desejos de cada cliente.

Por outro lado, referência para a suavidade do toque dos materiais, a confirmar a especial atenção dada aos acabamentos, enquanto a presença de cromados em diferentes zonas reforça a sensação de elegância e requinte.

 

ESPAÇO, CONFORTO E MODULARIDADE

O espaço interior oferece uma excecional habitabilidade. Nos lugares traseiros, a habitabilidade vertical de 910 mm e a largura ao nível dos cotovelos de 1456 mm situam-se ao melhor nível do segmento.

Os bancos revelam a preocupação da Renault em proporcionar um conforto irrepreensível a bordo. Guarnecidos de espuma de dupla densidade, aliam o conforto a um excelente poder de retenção.

O tejadilho em vidro fixo de 1,4 m2 proporciona equilíbrio e luminosidade ao habitáculo.

Mas não é apenas no conforto e no requinte que o Renault Kadjar sobressai. O sentido prático e modularidade são dois importantes trunfos, sobretudo para as famílias.
O sistema “Easy Break” distingue-se por ser simples e intuitivo. Com recurso aos manípulos situados no porta-bagagens, é possível desbloquear e rebater, de forma automática, o banco traseiro na configuração 1/3-2/3. Adicionalmente, o banco do passageiro pode ser colocado na posição de mesa, graças a um manípulo situado sob o assento, de forma a permitir o transporte de objetos até 2.563 mm.

Já as duas posições do piso do porta-bagagens permitem escolher entre uma posição alta de piso plano completo, para facilitar o transporte de objetos volumosos, ou uma posição baixa para um volume de carga máximo de 472 dm3.

Ainda no interior, destaque para o facto do Renault Kadjar disponibilizar 30 litros de volume útil em diferentes locais de arrumação.

 

KADJAR, UM CARÁCTER FORTE

Quando se estabelece contacto visual com o Kadjar, o convite à evasão é imediato. A elevada distância ao solo de 200 mm, bem como os ângulos de ataque e de saída de 18 e 25°, não deixam dúvidas quanto aos desempenhos em fora de estrada do crossover da Renault.

E isso ainda é mais evidente na versão XMOD, que é equipada com o Grip Control. Um sistema avançado de controlo de tração, que proporciona uma maior aderência em condições de circulação mais difíceis (neve, lama, areia…), também graças aos pneus «Mud and Snow» de 17″.

O sistema Grip Control, sempre associado aos pneus Mud & Snow, reforça a tração e a gestão da patinagem em 2 rodas motrizes.

Em estradas de asfalto, secas ou molhadas, deve ser selecionado o modo “Estrada” no Grip Control.
Neste modo, o sistema oferece uma configuração de tração convencional controlada pelo ESC/ASR. Este modo ativa-se automaticamente acima dos 40 km/h.

Já em estradas de gravilha ou pedras soltas, estradas com lama ou folhas, ou com neve fresca, deve ser selecionado o modo “Fora de estrada”. Nesta configuração, o sistema controla as rodas, em vez do condutor. Neste modo, o binário do motor e a distribuição da força de travagem são modificados automaticamente, para permitir maior rotação das rodas dianteiras. Isto permite aos pneus Mud & Snow retirar lama ou areia da superfície da roda de uma forma mais eficiente e assim melhorar a tração.

Por sua vez, no modo “Expert” o condutor fica com total controlo da gestão do binário produzido pelo motor, que permite ajustar a aceleração do carro e o controlo da rotação das rodas dianteiras é feito automaticamente através do sistema de travagem.

 

RENAULT KADJAR UMA REFERÊNCIA TAMBÉM EM SEGURANÇA

Para além de proporcionar o prazer de condução e o conforto de uma berlina, o Renault Kadjar beneficia de todas as tecnologias úteis e intuitivas para proporcionar uma condução eficaz e tranquila.

Graças ao diâmetro de viragem de 10,72 m, o Kadjar não só é fácil de manobrar, como dispõe de todas as tecnologias de ajuda à condução úteis para o quotidiano, tais como o estacionamento “mãos livres” e a câmara de marcha atrás.

Uma condução personalizada e ligada ao mundo

O Kadjar dispõe do sistema multimédia Renault R-Link 2, com uma conectividade intuitiva e personalizável.
O interface gráfico, cuidado e intuitivo, imerge o condutor no familiar universo dos tablets: deslocação dos ícones e dos menus com um simples arrastar, zoom.

A página inicial é configurável e permite aceder diretamente às funções mais utilizadas e personalizar o interface.
A possibilidade de registar até seis perfis diferentes permite guardar as preferências de cada um: interface R-Link 2, ar condicionado e preferência em termos de ajudas à condução.

O R-Link 2 é o verdadeiro centro de controlo das funcionalidades e oferece uma utilização adaptada ao automóvel. O R-Link 2 está equipado com comando de voz para a navegação, telefone e aplicações, para um acesso fácil e seguro às funcionalidades.

A oferta multimédia do R-Link 2 inclui doze meses gratuitos do TomTom Traffic, informações de trânsito em tempo real da TomTom, atualizações do mapa da Europa e acesso à R-Link Store para transferir aplicações (gratuitas ou pagas).

Escapadela com toda a segurança

Os blocos óticos do Kadjar integram dois módulos Full LED «Pure Vision» que cumprem a função de médios e máximos e que possuem um feixe de luz intenso e preciso e 20% mais potente do que um feixe de halogéneo.

Adicionalmente, os faróis de nevoeiro dispõem da função de adaptação em curva, para favorecer a melhor visibilidade lateral. A função é ativada ao acionar os piscas ou ao rodar o volante a uma velocidade inferior a 40 km/h.

O Kadjar integra todas as mais recentes tecnologias úteis de ajuda à condução, acessíveis e ativáveis diretamente a partir do menu R-Link 2 do Kadjar e que permitem:
Prevenir os riscos de acidente:
–      Sistema Avançado de Travagem de Urgência (AEBS): este sistema avisa o condutor em caso de risco de colisão com o automóvel que o precede. Na ausência de reação do condutor, os travões são automaticamente ativados para evitar uma colisão.

–      Alerta de saída de via: esta função, ativa a partir dos 70 km/h, avisa o condutor em caso de transposição involuntária de uma linha contínua ou descontínua prevenindo o condutor de que a trajetória seguida pode levar a uma saída de estrada.

–      Aviso de ângulo morto: para garantir a segurança das manobras de ultrapassagem, este sistema alerta o condutor, através de um sinal visual, se algum veículo se encontrar no ângulo morto.

Assistir o condutor nas manobras realizadas a baixa velocidade:
–      Easy Park Assist  (estacionamento «mãos livres»): depois de ajudar o condutor a identificar um lugar de estacionamento, medindo o espaço disponível com o auxílio de sensores, o sistema assume logo depois o controlo total da direção para realizar a manobra de estacionamento. O sistema de estacionamento «mãos livres» (Easy Park Assist) está apto a realizar as operações necessárias para estacionar em 3 posições diferentes: em paralelo, em espinha e na perpendicular.
O visor central exibe o conjunto das informações inerentes à manobra (representação gráfica da manobra, câmara de marcha-atrás e sensores).
Em qualquer dos casos, o condutor tem sempre a possibilidade de interferir na travagem e na aceleração durante as manobras.

–      Sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral: auxilia o condutor na realização das manobras, sem interferir nas operações de condução. O dispositivo dispõe de sensores que alertam o condutor para o risco de colisão, de modo a proteger o automóvel, num ângulo de 360°.

–      Câmara de marcha-atrás: logo que a marcha-atrás é engrenada, a câmara transmite uma imagem do espaço na traseira do automóvel que é exibida no ecrã táctil. A imagem é acompanhada por uma baliza móvel e uma baliza fixa que indicam as extremidades do automóvel para facilitar a manobra.

–      Sistema de ajuda ao arranque em declive: este dispositivo ativa-se automaticamente durante três segundos quando é detetada uma inclinação do piso superior a 3%. Impede que o automóvel recue, mantendo acionados os travões e dando ao condutor o tempo necessário para avançar.

Acompanhar o condutor numa condução serena e responsável:
–      Reconhecimento da sinalização rodoviária com alerta dos limites de velocidade: este sistema alerta o condutor para a velocidade máxima permitida na zona em que circula e propõe registá-la como valor para o limitador de velocidade.

–      Regulador e limitador de velocidade: o regulador ajuda a manter a velocidade de circulação num valor constante, enquanto o limitador é responsável pela não ultrapassagem de uma velocidade de circulação predefinida.
O COMPROVADO MOTOR 1.5 dCi 110

O Renault Kadjar está disponível com o comprovado motor 1.5 dCi 110, associado a uma caixa manual de seis velocidades. Com o sistema Stop & Start, o motor «best-seller» da Aliança Renault-Nissan posiciona o crossover da Renault ao melhor nível do segmento em termos de emissões e consumos, com destaque para o valor de 3,9 l/100 km de consumo no ciclo NEDC.

O motor Energy dCi 110 integra pistões em aço que reduzem os atritos, com um ganho estimado de 3% nas emissões de CO2, no ciclo de homologação NEDC

Adicionalmente, o Kadjar propõe as funcionalidades de eco-condução «Renault Driving eco2», que ajudam o condutor a adoptar um comportamento mais ecológico e económico.

O Renault Kadjar chega a Portugal em Janeiro.

O Renault Kadjar chega à rede de concessionários ainda este mês (janeiro) e já com as alterações técnicas que permitem que seja taxado como Classe 1 nas portagens nacionais, desde que equipado com Via Verde.
Quanto a preços, o Renault Kadjar está disponível a partir de 29.710€ (versão XMOD). Já a versão Exclusive fica por 31.600€.