Riberalves presente no maior e mais prestigiado evento de vinhos de Portugal

  • Encontro com o Vinho e Sabores 2016 arranca no próximo fim-de-semana com o apoio da Riberalves e a estreia de um dia – Domingo – dedicado à temática do “Fiel Amigo”.

 

Torres Vedras, 7 de Novembro de 2016

Bacalhau e vinho. Provavelmente nunca haverá uma discussão definitiva em torno do néctar que deve acompanhar o “fiel amigo”. Aliás, o que esta discussão pode ter de mais apaixonante é mesmo o facto de ser interminável. Vamos, portanto, prolongar o debate. Vamos demorar a degustação! Esse é precisamente um dos grandes aliciantes do maior e mais prestigiado evento de vinhos realizado em Portugal, o Encontro com o Vinho e Sabores, que está de regresso na edição 2016 com um dia especial dedicado ao bacalhau. O apoio, como não podia deixar de ser, é da Riberalves.

Com a organização da Revista de Vinhos, o Encontro com o Vinho e Sabores 2016 arranca já na próxima sexta-feira, na antiga FIL, em Lisboa, reunindo cerca de 450 produtores e parceiros de referência no sector do vinho. Nos últimos anos o evento tem vindo a desenvolver uma dimensão gastronómica cada vez mais relevante, pelo que em 2016 estreia temáticas específicas em torno do azeite, do arroz e do bacalhau. O “fiel amigo” tem o seu dia específico reservado para domingo, 13 de Novembro, destacando-se o seguinte programa:

15h00: Demonstração Culinária com o Chef Paulo Morais e harmonização com vinhos AdegaMãe (com a presença do enólogo Diogo Lopes; degustação limitada).

16h15: Bacalhau, diferentes curas e utilizações (por Bernardo Alves, administrador da Riberalves).

17h15: Bacalhau, o Fiel Amigo (por Fernando Melo, crítico gastronómico; Álvaro Garrido, director do Museu Marítimo levitra online us mg de Ílhavo; e Júlio Fernandes, director geral do Restaurante D. Bacalhau e vice-presidente da AHRESP).

18h30: “Histórias com Vinho e Outros Condimentos” (com o crítico de vinhos e autor do livro com o mesmo título João Paulo Martins).

19h30: Vinhos para Bacalhau (apresentação pelo jornalista Luís Lopes; degustação limitada).

Paralelamente a este programa, a Riberalves vai desenvolver acções de activação de marca ao longo dos quatro dias de evento (há ainda a segunda-feira, reservada para profissionais), com enfoque especial no “Pavilhão dos Sabores”, onde estará concentrada a oferta gastronómica do Encontro com o Vinho e Sabores 2016. Recorde-se que a AdegaMãe, projecto de enoturismo do Grupo Riberalves, eleita nos prémios da Revista de Vinhos como “Empresa do Ano 2015” no sector do vinho em Portugal, estará igualmente representada, antecipando as mais recentes colheitas a parceiros e consumidores.

 

Sobre a Riberalves

A Riberalves é uma empresa 100% nacional, referência Mundial na transformação de bacalhau, produzindo 30 mil toneladas/ano. Fundada em 1985, a Riberalves focou a actividade exclusivamente no sector do bacalhau a partir de 1990, com a inauguração da primeira fábrica, em Torres Vedras. A partir de 2003, graças ao investimento numa nova unidade industrial na Moita, hoje a maior fábrica mundial de transformação de bacalhau, a Riberalves estendeu a capacidade produtiva em 60% e tornou-se referência no desenvolvimento de um novo produto, capaz de responder às novas tendências de consumo: o Bacalhau Pronto a Cozinhar. Com uma facturação a rondar os 150 milhões de euros e exportações que valem 40% das vendas, a Riberalves é referência num grupo que integra ainda as empresas AdegaMãe e Riberalves Imobiliária.