Termas Centro oferece grande espetáculo de jazz nas Caldas da Rainha

Termas Centro oferece grande espetáculo de jazz nas Caldas da Rainha

• Iniciativa é de entrada livre e vai recriar magia dos anos 20 em Nova Orleães.
• Evento está inserido no ciclo de animação “Viva Termas Centro”.

Data: 15/01/2019

Quem é apreciador de música, e em particular de jazz, tem um excelente motivo para visitar as Caldas da Rainha no próximo dia 1 de fevereiro. Nesse sábado, pelas 21h30, a rede Termas Centro oferece um fantástico espetáculo jazzístico no Grande Auditório do Centro Cultural e Congressos, principal sala da cidade termal. A entrada é livre.

O espetáculo, intitulado “Amazing Termas Centro Vintage Jazz Show”, é da autoria da banda Cottas Club Jazz Band. Em palco estarão 10 artistas, que recriarão a alegria do espírito Dixieland e a magia dos anos 20 em Nova Orleães.

Os Cottas Club Jazz Band surgiram em 2003 e estão focados no Jazz Dixieland, aquele que surgiu nos anos 20 do século passado, na cidade-berço do jazz, Nova Orleães, nos Estados Unidos. O conceito reflete-se no instrumental da banda, que vai desde o cornetim, o trombone e o clarinete, ao saxofone, banjo, sousafone e washboard. A animação que complementa as interpretações musicais é um dos traços distintivos da banda.

No caso específico do “Amazing Termas Centro Vintage Jazz Show”, a banda propõe uma viagem com 100 anos. O imaginário é a de uma companhia artística que parte para o mundo a partir de Nova Orleães dos anos 20. De passagem por Portugal, decide experimentar as Termas Centro, deixando-se encantar pela cidade termal das Caldas da Rainha. Está prometido um espetáculo memorável, único e bem-disposto.

Embora a entrada seja gratuita, é aconselhável fazer reserva prévia para o endereço de e-mail animacao@termascentro.pt ou para o telefone 913 981 387.

Muitos espetáculos em agenda nas Termas Centro

Esta iniciativa marca o início de uma série de espetáculos de jazz nas várias estâncias termais da rede Termas Centro. O espetáculo de abertura e o de encerramento, que acontecerá em 2021, serão os maiores. Os restantes, designados de “Termas Centro Vintage Jazz Tour”, irão ser realizados num contexto de rua, com 5 a 7 músicos.

O “Termas Centro Vintage Jazz Tour” está inserido no ciclo de eventos de animação “Viva Termas Centro”, iniciativa que irá levar ações e eventos diversificados às estâncias termais durante os anos de 2020 e 2021.

As ações do “Viva Termas Centro” programadas para os próximos dois anos são variadas, indo ao encontro dos interesses e gostos de diferentes gerações de aquistas. “Dança com as Termas”, um circuito de dança nas estâncias termais; “O Teatro nas Termas”, espetáculos de teatro distribuídos pelas estâncias, em colaboração com várias companhias de teatro sediadas na região; “Poesia com Melodia”, musicalização de poemas de poetas portugueses contemporâneos; e “Story Telling nas Termas”, atividade dirigida aos mais novos, com ateliês que sensibilizam os participantes para a salvaguarda da água termal, são os destaques a nível cultural.

Mas há mais. O “Viva Termas Centro” propõe igualmente a descoberta do território e do património, através das ações “Atividades ao Ar Livre”, de valorização dos circuitos pedestres, com exercício físico acompanhado por um animador; “Rede de Geocaching”, caças ao tesouro que irão permitir a exploração do património natural e cultural envolvente das termas; “Concurso de Fotografia: Vida nas Termas”, em que se pretende estimular visitantes e locais a fotografarem as localidades termais; e “Termas Centro Classic Cars”, passeios de carros clássicos nos territórios das termas.

São também sugeridas novas experiências, através das ações “Showcooking”, com a direção de chefs de cozinha reconhecidos; “Funny Cook”, que tem como objetivo sensibilizar as famílias para a importância de uma alimentação saudável, desafiando as crianças a preparar snacks saudáveis de forma divertida, com produtos naturais e endógenos; “Arte Para a Infância”, conjunto de workshops e experiências culturais para famílias; “Termas em Movimento”, ação que visa estimular o físico e o cognitivo entre públicos intergeracionais; “Torneios nas Termas”, torneios desportivos não federados nos territórios das Termas; e o “Banho Santo”, iniciativa que tenciona renovar uma tradição antiga em cada uma das estâncias termais, aliando‐a a um conjunto de atividades culturais e visitas aos balneários.

Sobre as Termas Centro:

A rede Termas Centro, cujo promotor líder é a Associação das Termas de Portugal – Delegação Centro – é um projeto cofinanciado pelos programas operacionais Centro 2020, Portugal 2020 e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE (Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos).

As estâncias termais que integram o projeto são: Termas de Alcafache, Termas de Almeida – Fonte Santa, Termas de Águas – Penamacor, Caldas da Felgueira, Caldas da Rainha, Termas do Carvalhal, Termas da Curia, Termas do Cró, Termas da Ladeira de Envendos, Termas de Longroiva, Termas de Luso, Termas de Manteigas, Termas de Monfortinho, Termas da Piedade, Termas de Sangemil, Termas de S. Pedro do Sul, Termas de Unhais da Serra, Termas de Vale da Mó e Termas do Vimeiro.