TRÊS PAINÉIS PARA DEBATER A MOBILIDADE INTELIGENTE . PORQUE AS DECISÕES DE HOJE VÃO INFLUENCIAR AS NOSSAS VIDAS DE AMANHÃ

 

  • A “Mobilidade Inteligente” da Nissan foi concebida para orientar as decisões da empresa sobre como os automóveis serão alimentados, conduzidos e integrados na sociedade de amanhã;
  • Os maiores especialistas europeus e os líderes nacionais na Mobilidade e Sustentabilidade reúnem-se, no Pavilhão do Conhecimento, no próximo dia 27 de outubro, para falar desse Futuro.

A Nissan Portugal promove, no próximo dia 27 de outubro, o Fórum para a Mobilidade Inteligente 2016, iniciativa inédita no nosso país. A visão de “Mobilidade Inteligente” da Nissan foi concebida para orientar os futuros projetos da marca a nível de produtos e tecnologia, influenciando decisões cruciais da empresa sobre como os automóveis serão alimentados, como os automóveis serão conduzidos e como os automóveis serão integrados na sociedade.

O Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa, vai receber um estimulante painel de oradores nacionais e internacionais, especialistas numa multitude de disciplinas que irão influenciar – e ser influenciadas – por esta Mobilidade Inteligente.

A sessão de abertura contará com as intervenções de José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, e de Guillaume Masurel, Diretor-geral da Nissan Portugal, para quem “a indústria automóvel vai passar por mais mudanças nos próximos dez anos do que aquelas a que assistimos nos últimos cem. Estamos a entrar numa década de rutura que irá pôr em causa as formas tradicionais de fazer as coisas, e no culminar dessa rutura iremos encontrar um novo espaço de oportunidades para a indústria, para o consumidor e para o mundo à nossa volta”.

O primeiro painel do Fórum Nissan para a Mobilidade Inteligente abordará aquilo que a Nissan designa por Energia Inteligente, ou seja a forma como a Nissan concebe os seus Veículos Elétricos enquanto unidades móveis de energia limpa que se enquadram e interligam com as infraestruturas e as redes para transformar positivamente as cidades, tornando-se assim uma parte intrínseca da forma como vivemos.

Nesta sessão, Gareth Dunsmore, Diretor de Veículos Elétricos da Nissan Europa, terá como convidados José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, Filipe Araújo, Vereador do Pelouro da Inovação e Ambiente na Câmara Municipal do Porto, Alexandre Videira, Presidente da MOBI.e e Carlos Martins Andrade, Responsável pela Investigação e Desenvolvimento do Grupo Galp.

Ainda de manhã, estará em destaque a sessão “Integração Inteligente”, na qual Eduardo Mascarell, especialista em V2G e Stationary Storage da Nissan Europe irá animar o debate com António Sá da Costa, Presidente da Associação de Energias Renováveis (APREN), a especialista em armazenamento e gestão de energia Stephanie Ordan da EATON, José Henriques, CEO da portuguesa MagnumCap – parceira da Nissan para certificação para toda a Europa dos dispositivos V2G para os Nissan LEAF e e-NV200 – e Jorge Sanchéz Cifuentes, Diretor de I+D da ENEL.

A Nissan não é apenas uma empresa que foi pioneira e fabrica veículos elétricos em massa há mais tempo que todas as outras marcas, e que lidera globalmente e em Portugal – onde detém uma quota de mercado de 44% – as vendas de VEs; a Nissan é acima de tudo uma empresa inovadora que se orgulha de utilizar a sua experiência para criar um futuro mais sustentável.

Para falar desse futuro e de como os atuais utilizadores de VEs estão já a construi-lo, Gareth Dunsmore desafia os mais importantes clientes de veículos elétricos da Nissan em Portugal, para a derradeira sessão, subordinada ao terceiro pilar do conceito de Mobilidade Inteligente da Nissan: Condução Inteligente. Com a participação de Luís Natal Marques, Presidente da EMEL, do Presidente da UVE (Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos), Henrique Sanchez e do Comissário Sérgio Barata, da PSP, esta sessão falará de Produtos, Condução Autónoma e Experiência do Cliente.

Após uma conclusão dos trabalhos por Guillaume Masurel, o Fórum Nissan para a Mobilidade Inteligente encerrará com uma intervenção do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.

A Nissan sabe que as decisões que tomar hoje vão influenciar a forma como vamos viver as nossas vidas amanhã, seja permitindo aos consumidores poupar dinheiro nas faturas de eletricidade ou devolvendo espaços verdes a zonas urbanas onde a paisagem atual é dominada por estações de serviço e parques de estacionamento.

Até 2050 o número de automóveis na estrada vai duplicar para uns assombrosos 2,4 mil milhões de automóveis. Gerir um crescimento da indústria desta dimensão de forma sustentável para o planeta requer ideias inteligentes. Por isso estas são decisões importantes. E que têm de ser analisadas, discutidas e tomadas em conjunto por todos os atores da Mobilidade do futuro, de forma Inteligente.

Para dinamizar e demonstrar os conceitos em debate no fórum, a Nissan traz ainda a Lisboa a “Estação de Serviço do Futuro”, conceito inovador que pretende antecipar o nosso estilo de vida nessa era da Mobilidade Inteligente, o “Half LEAF”, literalmente um Nissan LEAF “cortado ao meio” para revelar a sua tecnologia, o sistema “V2G (veículo para a rede)” desenvolvido em parceria com a ENEL, com o qual os proprietários de veículos elétricos podem contribuir para a rede elétrica e assim aumentar os seus ganhos e o “xStorage”, um avançado sistema de armazenamento doméstico de energia desenvolvido em colaboração com a EATON.

Estarão ainda disponíveis para teste o líder dos Veículos Elétricos Nissan LEAF e o comercial 100% elétrico da Nissan, a e-NV200.

###

 

Sobre a Nissan na Europa

A Nissan tem uma das presenças mais abrangentes na Europa entre todos os fabricantes de raiz não europeia, empregando mais de 17.000 pessoas distribuídas pelas operações de conceção, pesquisa e desenvolvimento, produção, logística, vendas e marketing. Em 2015 as instalações fabris da Nissan no Reino Unido, Espanha e Rússia produziram mais de 635.000 veículos, desde automóveis compactos, a crossovers premiados, SUV’s, veículos comerciais e veículos elétricos; incluindo o Nissan LEAF, o veículo elétrico mais popular do mundo. Com o objetivo de alcançar zero emissões e zero mortes na estrada, a Nissan anunciou recentemente a sua visão de Mobilidade Inteligente. Concebida para orientar o desenvolvimento de produtos e tecnologias da Nissan, esta abordagem de 360 graus ao futuro da mobilidade guiará as decisões da companhia sobre como os automóveis se moverão, como serão conduzidos e como se integrarão na sociedade. A Nissan está posicionada para se tornar a marca asiática mais desejável na Europa.

 

Sobre a Nissan em Portugal

Com uma rede de concessionários que possui em todo o território nacional 37 pontos de venda e 42 oficinas de assistência após-venda, a Nissan propõe uma linha completa de produtos, que inclui veículos de passageiros, crossovers, 4X4’s e pickup’s e automóveis de alta performance, para além de veículos comerciais ligeiros e pesados. Disponibiliza ainda um alargado conjunto de serviços de apoio aos seus Clientes, Parceiros e Concessionários.

A Nissan vendeu em Portugal no seu Ano Fiscal de 2015, 11.262 veículos, a que corresponde uma quota recorde no mercado de 5,1% e um crescimento de 26% em relação ao ano anterior.

Nesse período, a Nissan reafirmou a sua liderança no segmento Crossover e cimentou a sua posição de marca líder de vendas de veículos 100% elétricos em Portugal.

 

 

Para mais informações

António Pereira Joaquim                                                 www.newsroom.nissan-europe.com/pt

Director de Comunicação                                                http://www.facebook.com/NissanPortugal/

Nissan Iberia SA – Portugal                                             http://twitter.com/NissanPortugal

pereira-joaquim.antonio@nissan.pt                                  http://www.youtube.com/user/NissanPortugal

+351 962 062 633