Skip to main content
  • Evento anual do Turismo Centro de Portugal vai realizar-se este ano na Guarda, depois de edições em Viseu, Aveiro, Coimbra e Leiria.

10/04/18 – A Guarda vai receber, nos dias 7 e 8 de maio, a quinta edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”. Esta é uma iniciativa anual do Turismo Centro de Portugal, que junta especialistas de várias áreas para conversarem e debaterem sobre o presente e o futuro do turismo interno. A cidade mais alta do país sucede a Viseu, Aveiro, Coimbra e Leiria, capitais de distrito que acolheram as edições anteriores, sempre com grande sucesso.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, sublinhou a importância do turismo interno para a economia nacional, durante a apresentação do programa, que aconteceu em dois locais: Guarda e Lisboa. “O mercado interno está cá o ano inteiro. Representa mais de dois milhões de dormidas, está 365 dias disponível para vir à região Centro de Portugal e é muito diverso, uma vez que procura produtos tão variados como a gastronomia e o enoturismo, o turismo ativo, a natureza, o património e a cultura”, disse.

Ao longo dos dois dias do Fórum Vê Portugal, especialistas nacionais e internacionais abordarão no Teatro Municipal da Guarda a situação atual do turismo interno e lançarão pistas para o futuro, integrados em seis painéis. A sustentabilidade das regiões mais afastadas dos centros de decisão, assunto muito em foco na sociedade portuguesa, é um dos vértices do programa do encontro, que oferece temas tão aliciantes como: “Turismo de Natureza: Que Desafios Para a Sustentabilidade?“; “Turismo de Interior – Desafios e Tendências”; “Inovação, Competitividade e Coesão”; “Novas Tendências na Promoção dos Destinos”; “Novas Tendências da Procura Turística”; e “Património e Turismo, uma Relação Estratégica?”. O programa completo pode ser descarregado em https://bit.ly/2H6DGST

Entre os vários oradores, destacam-se Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural; Francisco Martín Simón, Diretor-Geral de Turismo da Junta da Extremadura (Espanha); Domingos Xavier Viegas, coordenador do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra; João Paulo Catarino, coordenador da Unidade de Missão para a Valorização do Interior; Paula Araújo da Silva, Diretora-Geral do Património Cultural; Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro; os bloggers Carlos Bernardo e Nelson Carvalheiro; ou o cineasta Ruben Alves, entre muitos outros.

Turismo homenageia personalidades em Jantar de Gala

À semelhança da edição anterior, o Jantar de Gala “Vê Portugal” será um dos momentos altos do programa. Pelo segundo ano consecutivo, o Turismo Centro de Portugal irá homenagear personalidades que se destacaram no setor turístico nacional e regional. No Jantar de Gala serão também entregues os Prémios de Concurso de Empreendedorismo Turístico “José Manuel Alves”, instituídos pelo Turismo Centro de Portugal, e que visam apoiar projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região, assim como os Prémios de Teses Académicas que incidam sobre o Centro de Portugal.

A participação no Jantar Gala “Vê Portugal”, tal como no Fórum, é gratuita e limitada, com obrigatoriedade de inscrição e sujeita a confirmação, através do link https://bit.ly/2JuBWkG

 

Sobre o Turismo Centro de Portugal:
O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Leave a Reply