Vasco Vilaça arranca triunfo emocionante na Taça da Europa de Juniores em Quarteira

DEPOIS DA PRATA DE PEDRO PALMA NA ELITE, PROMESSA NACIONAL CONQUISTA OURO

 

Vasco Vilaça mostrou hoje em Quarteira que o futuro do triatlo nacional está assegurado ao conquistar o ouro na Taça da Europa de Juniores de Quarteira, prova integrada no 15º Triatlo Professor Carlos Gravata Cidade de Quarteira e que neste escalão foi disputada na distância “sprint” (750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida).

Vilaça terminou a sua prova em 56 minutos e 18 segundos, batendo em cima da meta o britânico Samuel Dickinson. O terceiro lugar pertenceu a outro britânico, Alex Yee (56m e 39 segundos)

Uma medalha a que se juntou um excelente quinto posto de Gabriela Ribeiro (58m 29), numa prova ganha pela francesa Cassandre Beaugrand (57m05). A segunda classificada foi a britânica Kate Waugh (57m15) e o bronze coube a Alberte Pedersen (57m 33), da Dinamarca.

Imediatamente após da cerimónia de medalhas, Vasco não escondia a felicidade pelo resultado que lhe dá legítimas aspirações a estar presente, para o mês que vem (26 a 29 de Maio) no Europeu de Lisboa – Médis 2016 Lisbon ETU Triathlon European Championship.

“Tinha expectativas muito altas para esta prova mas, ao mesmo tempo, alguma cautela pois terminei muito mal o ano passado, entre os últimos. Mas acreditava que podia classificar-me no ‘top 5’, pelo que esta vitória superou em muito as minhas expectativas! E agora espero estar no Europeu, se o Seleccionador Nacional considerar que mereço.”

Presidente congratula-se pelo “sucesso a toda linha”

No balanço desta Taça da Europa de Quarteira, o presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Fernando Feijão, considerou que o evento foi um “sucesso no plano organizativo e no plano desportivo” :

“Correu tudo dentro das minhas expectativas, a nível organizativo, com a organização a conseguir um excelente evento. Desportivamente, conseguiu até exceder as minhas expectativas, que eram muito altas. Conseguimos dois pódios aqui é excelente, numa prova com um nível altíssimo, em que estiveram presentes atletas olímpicos e outros que, seguramente, estarão nos Jogos Olímpicos do Rio.”

O líder da Direcção da Federação de Triatlo de Portugal elaborou:

“O Pedro Palma só foi batido por um atleta que, em cinco presenças na Taça da Europa de Quarteira, venceu três e foi medalha de prata em outras duas, e que faz parte da elite do Mundial WTS. E hoje tivemos, penso que pela primeira vez, um vencedor nos juniores masculinos, com o Vasco Vilaça, que é um talento incrível da nossa modalidade, a mostrar a qualidade dos nossos jovens triatletas.”

Talentos cuja existência o presidente da Federação atribui ao “excelente trabalho dos técnicos e dos clubes portugueses. Um trabalho que a Federação se limita a apoiar no máximo das suas possibilidades.”

Rio Maior e Alhandra vencem na Taça de Portugal

Bruno Pais (GD Estoril Praia) e Ana Ruz foram os vencedores individuais da segunda etapa da Taça de Portugal, com o Rio Maior Triatlo a sagrar-se vencedor na geral de equipas masculinas e o Alhandra Sporting Clube a subir ao lugar mais alto do pódio na competição por equipas femininas.

A segunda etapa da Taça de Portugal encerra o 15º Triatlo Professor Carlos Gravata Cidade de Quarteira.

 

Resultados Individuais

Masculinos

1º Bruno Pais (GD Estoril Praia) – 01h06:33

2º Vasco Pessoa (Rio Maior Triatlo) 01h07:54

3º João Mansos Ass. Naval Amorense) 01h08:15

 

Femininos

1ª Ana Ruz (Individual) 01h09:51

2ª Ana Filipa Ferreira (Alhandra SC) 01h10:28

3ª Bárbara Santos (Rio Maior Triatlo) 01h11:18