Skip to main content

Os Emiratos Árabes Unidos foram hoje palco de uma conquista inédita para Portugal. Pela primeira vez na história das 24 Horas do Dubai, um português subiu ao lugar mais alto do pódio! Cinco meses depois da vitória no programa GT Academy, Miguel Faísca foi um dos pilotos que conduziu o Nissan 370Z, com o número 123, à vitória na classe SP2. Um feito notável, até tendo em conta que, há seis meses, o lisboeta de 24 anos limitava-se a participar em corridas virtuais na PlayStation®.

Instantes depois de subir ao pódio para comemorar a vitória – e logo na estreia internacional como piloto oficial da Nissan! – Miguel Faísca teve dificuldade em conter as emoções: “É verdadeiramente espectacular! Vencer na estreia internacional é incrível e nunca imaginei que isso fosse possível. Todos fizeram um excelente trabalho, dos pilotos, aos mecânicos, a todos os elementos da equipa. E o Nissan 370Z resistiu a tudo. Um automóvel com uma preparação limitada, que praticamente não teve problemas e que deixou o mais directo adversário (um Mosler MT900 GT3) a 25 voltas. No fundo, era difícil ter corrido melhor…”

O português integrou um dos dois Nissan 370Z inscritos pelo Nissan GT Academy Team RJN. A formação vitoriosa foi constituída por Miguel Faísca, pelo espanhol Lucas Ordoñez (o vencedor da edição de estreia do GT Academy), mas também o alemão Florian Strauss, o americano Nickolas McMillen e o russo Stanislav Aksenov (os pilotos que, em 2013, venceram o GT Academy reservado aos seus territórios). A equipa terminou no 25º lugar da classificação geral (um total de 77 formações iniciaram a prova), enquanto o outro Nissan 370Z terminou no derradeiro lugar do pódio da classe.

Como admite Miguel Faísca, o segredo do sucesso residiu em vários factores: “A consistência de todos os pilotos, a experiência e os conselhos do Lucas Ordoñez, o profissionalismo de todos os elementos da equipa e, claro, o Nissan 370Z, que não sendo o mais rápido em pista, foi claramente o mais fiável. Mas julgo que a estratégia escolhida pela equipa, de só fazer a mudança dos pneus depois de dois turnos de condução, também foi determinante para o resultado alcançado, pois perdemos muito menos tempo do que os adversários nas boxes”.

Uma vez que a sua experiência se resumia à participação no GT Academy (em Setembro) e à participação em algumas provas regionais, em Inglaterra, no final de 2013, Miguel Faísca admite que não tinha expectativas de resultado para as 24 Horas do Dubai: “É óbvio que as aspirações passavam, unicamente, por aprender o mais possível e chegar ao fim. A prova é uma das mais importantes do calendário internacional de GT, com alguns dos melhores pilotos do mundo (alguns ex-Fórmula 1) e, só este ano, a grelha de partida foi composta por 77 automóveis! Este é um mundo completamente novo para mim e confesso que ainda ando meio deslumbrado, pois acho que nem sequer assimilei totalmente que estou a concretizar o meu maior sonho de criança: ser piloto de automóveis!”

O jovem lisboeta considera que “a experiência acumulada nas 24 Horas do Dubai vai ser importante no futuro. Mas tenho perfeita consciência que ainda tenho muito para aprender. Este fim-de-semana foi importante rodar com tanto tráfego em pista. Aprendi a ultrapassar, a ser ultrapassado e a gerir o andamento em turnos de quase duas horas. Mas agora tenho de preparar-me para uma realidade bastante diferente: o Nissan GT-R GT3. Um automóvel mais potente, mas também muito mais exigente do que o 370Z. Vai ser uma época difícil, mas não vejo a hora de voltar a entrar em pista”.

Presente nas 24 Horas do Dubai, António Pereira-Joaquim, director de comunicação da Nissan Iberia – Sucursal Portugal assume “o orgulho pela vitória conquistada pelo Miguel Faísca. Foi a primeira vez que um português subiu ao lugar mais alto do pódio e, só por isso, ele tem de estar orgulhoso pelo seu feito. O Miguel e os colegas de equipa fizeram um excelente trabalho e o futuro é promissor… Mas este resultado também prova a excelência do GT Academy como programa de formação de pilotos. Ou seja, há muita gente que está de parabéns, Nissan incluída, que alinhou com duas viaturas e as ambas chegaram ao fim, uma em 1º e outra em 3º lugar”.

###

Sobre a Nissan na Europa 

A Nissan tem uma das presenças mais abrangentes na Europa entre todos os fabricantes de raiz não europeia, empregando mais de 14.500 pessoas distribuídas pelas operações locais de desenho, pesquisa e desenvolvimento, fabrico, logística, vendas e marketing. No ano passado, as instalações da Nissan no Reino Unido, Espanha e Rússia produziram 695 mil veículos incluindo automóveis compactos, crossovers premiados, SUV’s e veículos comerciais. A Nissan disponibiliza actualmente aos seus clientes na Europa 24 gamas de produtos diversos e inovadores e está posicionada para se tornar na marca asiática número um neste continente.

Sobre a Nissan em Portugal

Com 19 concessionários em todo o território nacional, a Nissan propõe uma linha completa de produtos, que inclui veículos de passageiros, crossovers, 4X4’s e pickup’s e automóveis de alta performance, para além de veículos comerciais ligeiros e pesados. Disponibiliza ainda um alargado conjunto de serviços de apoio aos seus Clientes, Parceiros e Concessionários.

A Nissan vendeu em Portugal, no seu ano fiscal de 2012 (1 de Abril de 2012 a 31 de Março de 2013), um total de 4.323 veículos ligeiros, a que corresponde uma quota de mercado recorde de 3.9%. Nesse período, a Nissan reafirmou a sua liderança no segmento Crossover em Portugal, com o Qashqai e o Juke a ocuparem as duas primeiras posições do segmento, conquistando 65% do mercado crossover.

Sobre a GT Academy

A GT Academy é uma colaboração entre a PlayStation® e a Nissan que usa o mundo virtual do jogo Gran Turismo® para descobrir talentos de corridas no mundo real. A quinta edição do programa (a nível europeu) ficou marcada pela vitória do português Miguel Faísca, um lisboeta de 24 anos que, agora, é piloto oficial da Nissan em competições internacionais, seguindo as pisadas dos anteriores vencedores da GT Academy: em 2013, Lucas Ordoñez (Espanha, vencedor em 2008) e Jann Mardenborough (Reino Unido, vencedor em 2011) competiram nas 24 Horas de Le Mans pela equipa Greaves Motorsport Zytek- Nissan LMP2. Os vencedores de 2012, Mark Schulzhitskiy (Rússia), Wolfgang Reip (Europa), Steve Doherty (EUA) e Peter Pyzera (Alemanha) estão a competir na Blancpain Endurance Series pela equipa Nissan GT Academy RJN.

Leave a Reply