Skip to main content

– Empresa líder no sector do bacalhau inicia na Volvo Ocean Race Lisboa programa de actividades que se estende ao longo do ano de 2015 e propõe uma reinvenção no consumo do “Fiel Amigo”.

Torres Vedras, 4 de Junho de 2015

A história começou com a venda de bacalhau, porta a porta, pelas ruas da baixa de Lisboa. João Alves, ainda adolescente, saía com o pai desde a pequena mercearia em São Pedro da Cadeira, Torres Vedras, para ajudar à distribuição dos fardos do “fiel amigo”, ainda sem saber que um dia mais tarde, em 1985, e já inspirado no nome dos dois filhos, Ricardo e Bernardo Alves, constituiria ele próprio uma empresa que viria a tornar-se referência no sector do bacalhau. A Riberalves.

Agora, no ano em que comemora o 30º aniversário, a Riberalves celebra todo um percurso, mas acima de tudo, também, toda a relação de confiança estabelecida com os portugueses, relação essa que ajudou a construir as bases daquela que é hoje a empresa líder no sector em Portugal, presente em mais de 20 países, nomeadamente junto das comunidades lusófonas. E, para isso, a Riberalves lança um programa de actividades subordinado ao conceito “Bacalhau com Todos”, uma iniciativa de partilha que tem início na Volvo Ocean Race Lisboa e que irá estender-se a todo país, num programa de actividades até final do ano.

“Os portugueses têm vindo a ser os nossos fiéis amigos. Queremos agradecer-lhes, queremos surpreendê-los e, por isso, vamos ao seu encontro, homenageando a nossa história comum, mas também propondo uma reinvenção no consumo do bacalhau. Através de parcerias com chef’s, em diversos eventos, vamos abrir aos portugueses um Bar do Bacalhau e mostrar como este peixe, que tem uma extraordinária tradição na cozinha portuguesa, é também um produto de referência na nossa nova gastronomia”, afirma Ricardo Alves, administrador da Riberalves.

Ceviche, sushi e saladas frias, com combinações de rebentos de coentros ou milho torrado… Estes são apenas alguns dos sabores da autoria do Chef António Amorim, propostos por estes dias em plena Volvo Ocean Race Lisboa, onde a Riberalves, pela ligação ao mar, não podia deixar de estar presente. Segue-se um calendário de eventos, a Norte, Centro e Sul do país, onde o conceito “Bacalhau com Todos” se aproxima de cada português propondo esta reinvenção.

Paralelamente, a Riberalves irá apresentar uma série de acções de comunicação, no digital e nas redes sociais, junto da Imprensa, e ainda uma grande acção de activação de marca que envolverá os próprios colaboradores. Em 2015 será ainda lançada uma inovadora referência de produto e, tal como tem vindo a ser prática, o ano será fechado com a campanha de solidariedade social “Ser um Fiel Amigo”.

Sobre a Riberalves

A Riberalves é uma empresa 100% nacional, referência mundial na transformação de bacalhau, produzindo 29 mil toneladas/ano. Fundada em 1985, focou-se exclusivamente no sector do bacalhau a partir de 1990, com a inauguração da primeira fábrica, em Torres Vedras. A partir de 2003, com o investimento efectuado numa nova unidade industrial, na Moita, a Riberalves aumentou a capacidade produtiva em 60% e tornou-se referência no desenvolvimento de um novo produto, que veio responder às novas tendências de consumo: o Bacalhau Pronto a Cozinhar. Com uma facturação a rondar os 150 milhões de euros e exportações que valem 40% das vendas, a Riberalves é referência num grupo que integra ainda as empresas NovoDia Cafés, AdegaMãe (investimento de 5 milhões de euros na produção de vinhos e no enoturismo) e Urban Office (sector imobiliário).