Skip to main content
  • Os gestores da carteira logística da Montepino adquiriram o maior terreno em Lisboa com uma área de quase meio milhão de metros quadrados.
  • O primeiro projeto da Montepino fora das fronteiras de Espanha está estrategicamente localizado na autoestrada A1 que liga Lisboa ao Porto.
  • O terreno está totalmente licenciado e espera-se que a construção comece ainda este ano.

O Bankinter Investment e a Valfondo, gestores da carteira logística da Montepino, alcançaram um novo marco histórico ao assinar o primeiro projeto internacional da Montepino, um dos maiores proprietários de imóveis logísticos em Espanha. 

A empresa chega a Portugal, como planeado, com a compra do maior terreno em Lisboa, naquela que já se tornou a operação logística mais importante da última década no país. Trata-se de um terreno com uma superfície de 414.000 m2 e uma área arrendável de 147.000 m2 que passará a fazer parte da carteira logística da Montepino.

O projeto tem uma localização estratégica junto da autoestrada A1 que liga Lisboa ao Porto, em Castanheira do Ribatejo, e onde esta se cruza com a A10, a autoestrada que liga Lisboa a Espanha e ao Algarve. Uma área que concentra mais de 60% do parque logístico de Lisboa, distrito que aglomera mais de 80% do parque logístico português.

O lote já dispõe de todas as licenças e as obras de urbanização estão atualmente em curso, com um progresso de mais de 60%, pelo que a Valfondo planeia poder iniciar as obras ainda durante o ano em curso.

Estão atualmente em curso negociações com potenciais inquilinos que já demonstraram grande interesse neste projeto.

Expansão internacional em tempo recorde

Este projeto em Portugal constitui o salto definitivo da Montepino para o panorama imobiliário logístico internacional, depois de se ter tornado um dos principais promotores e gestores de ativos especializados em logística em Espanha. “Representa a materialização da estratégia de internacionalização que lançámos no início deste ano para diversificar as nossas operações, tanto em termos de localizações como de potenciais clientes”, assegurou Juan José Vera, diretor da Montepino e CEO da Valfondo.

Para o diretor de expansão internacional da Valfondo, Ben Alogo, “esta compra representa uma entrada sólida em Portugal que nos permitirá utilizar as nossas capacidades num grande projeto gerador de valor no país. Temos planos de implementação a longo prazo em Portugal com um modelo testado com sucesso em Espanha”.

Sobre a Valfondo:

A Valfondo Investment Management é a gestora dos ativos logísticos da Montepino. Com mais de 20 anos de história, o grupo Valfondo funcionou originalmente como promotor imobiliário até 2017, quando transformou o seu modelo de negócio numa gestora de ativos independente. A equipa da Valfondo IM tem uma forte capacidade de execução, tendo conseguido investimentos superiores a 1,11 mil milhões de euros e gerindo um total de 36 ativos distribuídos nas zonas geográficas mais importantes de Espanha em termos de logística.  Mais informações em: www.valfondo.com/

Acerca da Montepino

A Montepino Logística, gerida pela Valfondo Gestión, tornou-se, após quase duas décadas, um dos maiores proprietários de imóveis logísticos em Espanha, promovendo soluções nacionais e internacionais para os principais prestadores de serviços de logística que operam em Espanha, bem como para algumas das principais empresas do setor terciário e industrial. Em maio de 2021, o Bankinter Investment, juntamente com a Valfondo e outros investidores (banca privada e clientes institucionais do Bankinter), organizou a compra da plataforma logística da Montepino, a fim de reforçar e promover o plano de crescimento da Montepino Logística, tornando-se assim parceiros estratégicos. Nos últimos anos, a Montepino tem conseguido absorver 50% da procura imobiliária no sector logístico na zona central da Península e desenvolver um milhão de metros quadrados de espaço logístico, tornando-se a empresa líder no desenvolvimento de projetos “chave-na-mão” em Espanha. Mais informações em/www.montepino.net

Sobre o Bankinter

A Bankinter Investment, a subsidiária do Bankinter Investment Banking, lançou com sucesso um total de 19 veículos de investimento alternativos desde 2016, sob a gestão de parceiros gestores especializados, com um capital comprometido superior a 3,7 mil milhões de euros, o que constitui uma carteira de ativos sob gestão de mais de 6,5 mil milhões de euros, que ultrapassará os 9,15 mil milhões de euros quando os veículos estejam investidos a 100% .  Os setores em que se concentram os investimentos são diversos: energias renováveis, setor hoteleiro, setor imobiliário, residências estudantis, infraestruturas, espaços comerciais, capital de risco, ambiente e venture capital, entre outros.

Contacto para a imprensa da Montepino
Eolo Comunicación
Alicia de la Fuente (alicia@eolocomunicacion.com)
Teresa Ampudia (teresa@eolocomunicacion.com)
Karen Pereira (karen@eolocomunicacion.com)
Sara J. Rodríguez (sara@eolocomunicacion.com)
Tel.: 91 241 69 96 / 669 825 278