O jovem piloto faz a estreia do novíssimo Lancia Ypsilon HF Racing Rally6 em Portugal.
Três décadas depois, a Lancia está de regresso aos ralis e o mais novo membro de uma das famílias com mais peso na história do automobilismo nacional está determinado em honrar o legado do pai José Pedro Fontes e do avô Rufino Fontes. Com apenas 18 anos e escassas sete semanas de carta de condução, Francisco Fontes vai disputar a primeira prova da sua vida: o Rallye Constálica Viseu Dão Lafões. Entre os próximos dias 5 a 7 de setembro, o jovem portuense vai estar ao volante do novíssimo Lancia Ypsilon HF Racing Rally6, um carro que também faz a sua estreia em Portugal.

“Este rali marca o início de uma aventura com que sempre sonhei. Cresci a ouvir as proezas do meu avô, a acompanhar a carreira do meu pai e o trabalho da equipa Sports & You. Agora poder alinhar numa prova com o meu nome nos vidros do carro é uma emoção muito especial. Sei que tenho tudo para aprender: é a minha estreia absoluta, ainda só tirei a carta há poucos meses, e o objetivo é simples — fazer quilómetros, ganhar experiência e evoluir passo a passo. Não vou lutar por nenhum resultado, mas claro que vou dar o meu melhor. Nesta fase tudo é novidade e o mais importante é aproveitar para crescer como piloto e iniciar o meu percurso de forma sólida”, afirma Francisco Fontes.
Nascido a 9 de maio de 2007 e recém-chegado à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) para o curso de engenharia mecânica, Francisco Fontes é o mais novo representante de uma dinastia de sucesso no desporto motorizado. O avô, Rufino Fontes, foi um dos nomes mais marcantes do automobilismo nacional nas décadas de 70 e 80, enquanto o pai, José Pedro Fontes, nas últimas três décadas, soma títulos e vitórias na velocidade e nos ralis.
Apesar de ser adepto de simuladores automóvel e de, desde tenra idade, acompanhar de perto a carreira do pai e a atividade equipa Sports & You, o jovem Francisco Fontes nunca participou em qualquer prova, nem sequer em karting. A sua única experiência resume-se à participação, no primeiro semestre deste ano, na seleção da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting para o programa FPAK Júnior Team.
No Rallye Constálica Viseu Dão Lafões, Francisco Fontes vai fazer dupla com o experiente navegador Carlos Magalhães, ao volante do Lancia Ypsilon HF Racing Rally6.
Depois de um hiato de cerca de três décadas, esta será a primeira participação de um Lancia – da nova geração! – numa prova disputada na Península Ibérica. Equipado com um motor de 1.2 litros, com 145 cavalos de potência, trata-se de um carro desenvolvido segundo os regulamentos Rally6, a categoria de iniciação para os ralis, pensada para jovens pilotos, com custos controlados, regulamentação simplificada e um elevado nível de segurança e performance.
Em 2025, para além do Rallye Constálica Viseu Dão Lafões, Francisco Fontes vai disputar, pelo menos, as duas últimas provas do Campeonato de Portugal de Ralis.