Skip to main content
  • Localizado estrategicamente no Seixal, o novo espaço permite formar, simultaneamente, até 70 profissionais da Rede de Concessionários.
  • Infraestrutura inclui oficina técnica de última geração e um estúdio de gravação para conteúdos digitais e webinars.
  • Investimento de 500 mil euros foca-se na qualificação de mais de 1.500 profissionais da Rede de Concessionários Renault, Dacia e Alpine.

O Grupo Renault reforça o seu compromisso com a excelência operacional e a inovação, em Portugal, com a inauguração do seu novo Centro de Formação, localizado no Seixal. Com um investimento de meio milhão de euros, esta nova unidade foi concebida para acelerar a qualificação das equipas e garantir que a Rede de Concessionários está preparada para a profunda transformação tecnológica e digital do setor automóvel.

Uma infraestrutura versátil e tecnológica

O novo centro no Seixal foi projetado para acolher formações multidisciplinares, desde a mecânica avançada à gestão e vendas. A infraestrutura destaca-se pela sua versatilidade, integrando:

  • 5 salas de formação: Equipadas para sessões teóricas e práticas, com capacidade para mais de 70 formandos em simultâneo (vertente comercial).
  • Oficina técnica especializada: Equipada com 4 elevadores (capacidade para 5), permitindo realizar até três ações de formação técnica em simultâneo.
  • Estúdio de gravação: Uma aposta na digitalização, permitindo a produção e emissão de webinars e conteúdos formativos digitais de alta qualidade.

Foco no capital humano e na certificação

Atualmente, a rede de concessionários Renault e Dacia em Portugal conta com 4.164 colaboradores, dos quais 1.578 são profissionais elegíveis para formação contínua (conselheiros comerciais de viaturas novas e usadas, electromecânicos, conselheiros de serviço e gestores).

Anualmente, o plano formativo é intensivo: são realizadas, em média, 57 sessões de formação técnica e 40 sessões de formação comercial e gestão, além dos rigorosos processos de certificação das equipas de gestão e de contacto directo com os clientes. Em 2025, o centro registou a passagem de mais de 1.145 formandos, um número que não considera ainda os formandos participantes nas formções de modelos estratégicos, como o novo Renault 4 e o Dacia Bigster, uma vez que estas ações foram deslocalizadas pelo país e ilhas.

Edgar Santos, diretor de recursos humanos e de formação rede do Grupo Renault, sublinha a importância estratégica deste investimento:

“O investimento realizado no novo Centro de Formação do Grupo Renault, em Portugal, representa um passo estratégico fundamental para o desenvolvimento de competências das nossas equipas e para o reforço da competitividade da Rede de Concessionários Renault, Dacia e Alpine. Este espaço permitirá acelerar a qualificação técnica e comercial, garantir uma resposta formativa alinhada com os desafios da mobilidade do futuro e consolidar o nosso compromisso com a inovação, a excelência operacional e o crescimento sustentável no mercado português.”

Com esta nova unidade no Seixal, o Grupo Renault assegura que a sua Rede de Concessionários permanece na vanguarda da assistência e do aconselhamento ao cliente, unindo a competência técnica tradicional às novas exigências da eletrificação e conectividade.