A temporada do automobilismo nacional terminou, este fim de semana, com a realização da 28ª edição das 6 Horas Ralicross “Paulo Sérgio”. A corrida foi vivida de forma intensa por pilotos e público ou não fosse Lousada a capital do ralicross. Muita disputa, várias trocas de posições e inúmeros incidentes animaram esta longa corrida, que teve como vencedor o Team Kartódromo Baltar, liderado pelo campeão europeu da Categoria RX3, o português João Ribeiro.
Após um interregno de dois anos, esta prova de resistência regressou ao calendário nacional e foi um sucesso desportivo. Além de fazer parte da história do desporto motorizado é também uma forma de homenagear Paulo Sérgio, um ilustre lousadense que marcou o ralicross pela sua paixão e dedicação.
A prova organizada pelo Clube Automóvel de Lousada contou com 34 equipas, num total de 133 pilotos, incluindo campeões europeus e campeões nacionais de ralicross. Entre os participantes, destaque para a participação de João Ribeiro, campeão europeu da categoria RX3, no Team Kartódromo Baltar, de Andreas Bakkerud, piloto do mundial de ralicross, na equipa Inersel, juntamente com José Oliveira, campeão nacional de Supercars, de Jorge Machado, campeão português de S1600 e de André Marinho, campeão nacional de duas rodas motrizes. Todos eles tripularam carros de tração dianteira e motor atmosférico até 2.050 cc – essa é uma das condições para as corridas de resistência de ralicross.
Em condições climatéricas bastante adversas, com muita chuva, lama e frio, os pilotos foram os grandes protagonistas desta maratona, que teve muita adrenalina, incidentes e até penalizações que mudaram o pódio. A equipa DM Motorsport, constituída por Mário Barbosa/Luís Ferreira/Rafael Rocha/Afonso Santos (Citroën Saxo), surpreendeu ao realizar o melhor tempo nos treinos cronometrados, com um carro da Divisão 2, superiorizando-se aos carros de maior cilindrada da Divisão 1.
Na partida, a equipa que saía da pole position foi ultrapassada pelo Team Kartódromo Baltar, formado por João Ribeiro/Hélder Ribeiro/Nuno Araújo (Peugeot 208), mas a luta pelo primeiro lugar acabou ainda na primeira volta, com as duas equipas a perderem algum tempo. A Fersport, formada por Nuno Magalhães/João Barros/ Sérgio Monteiro/Abel Marques (Citroën Saxo) passou para o comando e, no final da primeira hora, tinha 3,7 segundos de vantagem sobre a Kaxa & Motor, constituída por Joaquim Machado/Leonel Sampaio/Jorge Machado/Jorge Areal (Ford Fiesta). A boa prova da Fersport ficou comprometida devido a vários problemas que a relegaram para a última posição.
Numa prova de resistência não basta ser rápido, é importante ser consistente, fazer uma boa leitura das condições traiçoeiras da pista e sentir a mecânica, já que as surpresas surgem a qualquer momento. Foi precisamente isso que aconteceu. A meio da corrida, a Kaxa & Motor liderava com uma vantagem apreciável sobre o Team Kartódromo Baltar, que tinha recuperado até ao segundo lugar. A equipa de João Ribeiro continuou a forçar o andamento, foi ganhando tempo e, a duas horas do fim, chegou ao primeiro lugar, beneficiando dos problemas da equipa que esteve quatro horas na frente da corrida. O interesse competitivo terminou nesse momento, uma vez que os adversários mais próximos estavam a seis voltas!
Depois de ter andado pelos últimos lugares, o Team Kartódromo Baltar foi o primeiro a ver a bandeira de xadrez, depois de percorridas 280 voltas aos 910 metros do traçado do Circuito Internacional de Lousada. “Foi fantástico vencer com esta equipa. Tivemos todas as condições de tempo e foi divertido. No meu turno de condução não apanhei tanta lama”, disse João Ribeiro, ao que o seu irmão Hélder Ribeiro acrescentou: “Foi uma prova muito gira e bem organizada. A meio da corrida conseguimos andar muito bem e a parte final foi mais tranquila”. Esta equipa venceu também a Divisão 1.
Na última hora houve uma interessante luta pelos lugares secundários. A RJ Racing Team, composta por João Leite/José Morais/Rui Ribeiro (Peugeot 206) terminou no segundo posto, com apenas 24,8 segundo de avanço sobre a AJM Motorsport, formada por Pedro Marques/Diogo Mendes/Daniel Teixeira/Micael Moura (Peugeot 106). Contudo, já depois de terminada a prova, a RJ Racing Team e a Filauto Racing foram penalizadas em cinco voltas por não cumprirem o regulamento no que diz respeito à troca de pilotos.
Desse modo, a AJM Motorsport subiu ao segundo lugar e ganhou a Divisão 2. “A vitória na categoria sabe muito bem. Na quinta-feira, partimos o motor e foi um grande esforço para estar aqui. Gerimos bem a prova e fizemos um bom trabalho nas boxes. O carro estava afinado para piso seco e, nessas condições, conseguimos ter um bom andamento. Ficámos perto do segundo lugar, o que é bom para a primeira vez”, disse Pedro Marques, um especialista de kartcross. O Team SJMB subiu duas posições e garantiu um lugar no pódio. “Estou honrado com a nossa posição. Merecemos este lugar. Temos grande mística e estamos sempre a melhorar o carro”, afirmou Miguel Carneiro.
Classificação final
1º Team Kartódromo Baltar (Peugeot 208), em 6h.00:33.624s
2º AJM Motorsport (Peugeot 106), a 6 vl (1º Divisão 2)
3º Team SJMB (Toyota Corolla), a 10 vl
4º RJ Racing Team (Peugeot 206), a 11 vl
5º Filauto Racing (Fiat Punto), a 12 vl
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7º GS Racing Team (Fiat Punto), a 14 vl (1º Divisão 3)
