O maior grupo português do sector avícola assinalou o 150º aniversário reunindo 2.000 colaboradores em evento de celebração. José António e António José dos Santos, acionistas e os rostos do Grupo, evocaram os princípios da empresa fundada em 1875: “Agradecemos a todos os colaboradores, parceiros e amigos que têm ajudado a construir o Grupo Valouro; e renovamos o nosso compromisso com a visão e valores dos nossos fundadores”

O Grupo Valouro, o maior grupo avícola português e um dos maiores da Europa, comemora em 2025 os 150 anos de atividade. O grupo assinalou a efeméride reunindo cerca de 2000 colaboradores, demais parceiros e representantes institucionais num evento de celebração, sob o mote “Somos Todos Grupo Valouro”, que teve lugar no último sábado, dia 12 de abril, no CNEMA, em Santarém.
A importância dos valores fundadores do Grupo Valouro foi sinalizada pelos acionistas, enquanto inspiração e visão que se renova para o futuro. “Celebrar 150 anos de atividade é um privilégio reservado a muito poucas empresas. Os valores que estão na nossa génese e nos trouxeram até aqui – trabalho árduo, inovação, integridade e ligação à comunidade – continuarão a ser a nossa inspiração”. “Em nome dos acionistas, agradecemos a todos os colaboradores, parceiros e amigos que têm ajudado a construir este Grupo; e renovamos hoje e para o futuro o nosso compromisso com a visão e os valores dos nossos fundadores”, afirmaram os gémeos José António e António José dos Santos.
A celebração dos 150 anos do Grupo Valouro, um evento realizado com o objetivo de congregar todas as 35 empresas do grupo, reuniu, além de colaboradores, 15 autarcas de municípios onde o Grupo Valouro tem atividade, bem como demais representantes de parceiros e entidades. O programa, que incluiu a estreia de um novo vídeo institucional e atribuição de distinções diversas, surgiu como uma viagem no tempo, celebrando o percurso começado há 150 anos numa pequena loja da cidade de Lisboa. Entre as diversas intervenções, destaque para o discurso do Professor Manuel Chaveiro Soares, administrador da empresa Pinto Valouro, que destacou o percurso e trabalho realizado pelos familiares que lideram o grupo. Fernando Pereira, administrador da Avibur, fez-lhes depois uma oferta simbólica, um quadro da autoria de António Bessa, em nome de todos os gestores e administradores das diversas empresas.
Uma jornada familiar através de gerações
Um dos pontos altos da comemoração dos 150 anos foi a estreia de um novo vídeo institucional, que narra a notável jornada do Grupo Valouro desde as origens modestas até à posição atual de referência internacional. O filme destaca o percurso inspirador da Família Santos, que iniciou a atividade em 1875, com a venda de aves na baixa lisboeta, e que, em virtude de dedicação diária, construiu o reputado conjunto de empresas no setor agroalimentar.
De notar que o grupo mantém ainda hoje o seu carácter familiar, com o capital a ser detido pelos irmãos gémeos José António e António José dos Santos, a sua irmã Maria Júlia Santos Ferreira e o sobrinho Dinis Santos.
Dimensão e alcance
A dimensão atual do grupo contrasta de forma evidente com as origens humildes. Hoje, 150 anos depois, o Grupo Valouro SGPS, SA integra 35 empresas, emprega diretamente e indiretamente cerca de 3.000 colaboradores, fornece mais de 4.000 clientes, vende anualmente 650 mil toneladas de produtos e exporta para mais de 45 países em todo o mundo.
A operação, integrada de forma vertical, abrange todas as etapas da cadeia de valor: desde a produção agrícola, fabrico de rações, incubação, multiplicação e engorda de aves, abate e transformação, até à distribuição alimentar, transportes, produção de energia, seguros e turismo. Marcas como Avibom, Kilom, Solara e Rações Valouro tornaram-se presença constante na vida de milhões de consumidores nacionais e internacionais.
O percurso do Grupo Valouro tem sido marcado por decisões visionárias e sustentadas. A criação da Granja Avícola do Oeste, em 1966, a fundação da emblemática Avibom, em 1974, a inauguração das primeiras fábricas de rações, em 1978, ou o desenvolvimento de um dos maiores complexos agropecuários da União Europeia, na Herdade da Daroeira, na década de 1990, são alguns dos exemplos mais paradigmáticos desta visão.
Compromisso verde: líder na sustentabilidade energética
Em permanente sintonia com a evolução da sociedade, o Grupo Valouro assumiu um forte compromisso com a sustentabilidade ambiental, que se tornou uma prioridade estratégica.
Este compromisso é evidenciado pelos investimentos significativos em unidades de tratamento de subprodutos e energias renováveis, incluindo solar e eólica. Atualmente, o grupo produz o dobro da energia que consome, posicionando-se como agente ativo na transição energética e na preservação dos recursos naturais.
150 Anos do Grupo Valouro – Cronologia
1. As origens: O nascer de uma visão (séc. XIX)
· 1875 – Início da atividade pela Família Santos, com a venda de aves ao público na antiga Rua dos Álamos (na atual Praça Martim Moniz), em Lisboa.
· Durante quase meio século, a Família Santos adquiria os animais vivos a pequenos produtores particulares, nas quintas dos arredores da capital, e transportava-os para o centro da cidade, onde eram abatidos e depenados antes de serem colocados à disposição do público.
· Pouco tempo depois, a atividade muda para instalações na Praça da Figueira.
2. Era da modernização (1950-1970)
Décadas de 1950-60
· Os irmãos gémeos José António e António José dos Santos vão estudar para Lisboa e começam a coadjuvar o tio-avô Manuel no negócio familiar.
· 1966 – Início da modernização e expansão do grupo, com a fundação da Sociedade Granja Avícola do Oeste.
Década de 1970
· 1974 – Criação da empresa Persuínos, mais tarde rebatizada como Avibom, uma das marcas mais emblemáticas do grupo.
· 1978 – Inauguração da primeira fábrica das Rações Valouro, na Lourinhã.
3. Expansão e diversificação (1980-1990)
Década de 1980
· 1986 – Criação da Sociedade Agrícola Quinta da Freiria, origem da marca Pinto Valouro.
· 1988 – Construção de uma segunda unidade das Rações Valouro, no Ramalhal.
· Reforço da produção integrada e controlo da cadeia de valor.
Década de 1990
· Implementação do complexo agroindustrial da Herdade da Daroeira, uma das maiores unidades avícolas, agrícolas e industriais da União Europeia.
· Lançamento de unidades especializadas, como a Interaves, em Alenquer (incubação, abate e engorda de codornizes e frangos do campo).
· Desenvolvimento de centros de incubação em Portugal e Espanha.
· Início da produção de fertilizantes orgânicos e rações especializadas.
· Aquisição dos matadouros Avibur, Savibel e Crizaves, ampliando a capacidade de abate.
· Lançamento de novas marcas: Solara (pastelaria salgada) e Kilom (charcutaria, pré-cozinhados e pronto-a-comer).
4. Século XXI: Inovação e sustentabilidade
· 2006 – Aquisição de um conjunto de empresas na região centro, em Santa Cita, centro de incubação e centro de abate que foi convertido em novo entreposto da Avibom.
· Investimento em energias renováveis: solar e eólica.
· Desenvolvimento de unidades de tratamento de subprodutos.
· Consolidação como maior grupo agroalimentar português na fileira avícola.
O Grupo Valouro em números
· 35 empresas
· Cerca de 3.000 colaboradores diretos e indiretos
· 4.000 clientes
· Exportações para mais de 45 países
· 650 mil toneladas de produto vendidas por ano
Sobre o Grupo Valouro SGPS, SA
Fundado em 1875, o Grupo Valouro SGPS, SA é uma referência nacional e internacional no setor avícola. Detém uma operação verticalmente integrada, que abrange agricultura, rações, incubação, multiplicação e engorda de aves, abate, transformação, distribuição, logística, produção de energia, seguros e turismo. Com presença em mais de 45 mercados e cerca de 3.000 colaboradores diretos e indiretos, é o maior grupo económico português na fileira avícola e um dos maiores da Europa.